multi funçoes
Moderador: Staff
multi funçoes
boas
vou meter uma TV que da para ligar ao multi funçoes para controlar o volume etc ...
ag a minha pergunta é , o que tenho que comprar para ficar com o multi funções a trabalhar ??? visto o meu volante nao ter nada.
esqueçam a TV que vou comprar , podia ser com o radio de origem ...
tenho que comprar o multi funções e tb uma ficha qualquer para o radio certo ?
e talvez passar fio do multi funções para la ...
alguém me pode ajudar ?
vou meter uma TV que da para ligar ao multi funçoes para controlar o volume etc ...
ag a minha pergunta é , o que tenho que comprar para ficar com o multi funções a trabalhar ??? visto o meu volante nao ter nada.
esqueçam a TV que vou comprar , podia ser com o radio de origem ...
tenho que comprar o multi funções e tb uma ficha qualquer para o radio certo ?
e talvez passar fio do multi funções para la ...
alguém me pode ajudar ?
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***
- Crow
- Membro Gold
- Mensagens: 1574
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
- Localização: Sintra
Re: multi funçoes
Compras o MF e o compras o cabo de retrofit.
Por baixo do volante vais encontrar uma ficha para poderes ligar esse cabo de retrofit. O cabo apenas tem os pinos e tens que ligar os pinos na ficha já existente.
Tens que ligar dois fios ao modulo de luzes e um outro fio é para ligar à centralina, este ultimo para o cruise control.
Como teu carro é de acelerador por cabo não vais conseguir ficar com o cruise control a funcionar a não ser que modifiques o acelerador...
Se quiseres manda mail por pm que envio-te o esquema.
EDIT:
Em relação ao radio deves ter que precisar de uma ficha especifica para esse rádio poder reconhecer o MF.
Por baixo do volante vais encontrar uma ficha para poderes ligar esse cabo de retrofit. O cabo apenas tem os pinos e tens que ligar os pinos na ficha já existente.
Tens que ligar dois fios ao modulo de luzes e um outro fio é para ligar à centralina, este ultimo para o cruise control.
Como teu carro é de acelerador por cabo não vais conseguir ficar com o cruise control a funcionar a não ser que modifiques o acelerador...
Se quiseres manda mail por pm que envio-te o esquema.
EDIT:
Em relação ao radio deves ter que precisar de uma ficha especifica para esse rádio poder reconhecer o MF.
Re: multi funçoes
devo ter que comprar este cabo ne?Crow Escreveu:Compras o MF e o compras o cabo de retrofit.
Por baixo do volante vais encontrar uma ficha para poderes ligar esse cabo de retrofit. O cabo apenas tem os pinos e tens que ligar os pinos na ficha já existente.
Tens que ligar dois fios ao modulo de luzes e um outro fio é para ligar à centralina, este ultimo para o cruise control.
Como teu carro é de acelerador por cabo não vais conseguir ficar com o cruise control a funcionar a não ser que modifiques o acelerador...
Se quiseres manda mail por pm que envio-te o esquema.
EDIT:
Em relação ao radio deves ter que precisar de uma ficha especifica para esse rádio poder reconhecer o MF.
http://www.ebay.ie/itm/BMW-3-series-E46 ... 589f72b5dc
mas nao tou a perceber uma coisa , se tivesse o radio de origem , tb nao tinha la a ligaçao a mesma para os comandos ...
nao consigo perceber bem ...
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***
- Crow
- Membro Gold
- Mensagens: 1574
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
- Localização: Sintra
Re: multi funçoes
Como não tens multifunções, precisas de ligar o mesmo ao modulo de luzes. A cablagem não está feita e precisas de um cabo de retrofit. Cabo este composto por 3 fios. Dois para o modulo de luzes e um para a centralina.
Com essa ligação, se tivesses o radio de origem já conseguias controlar o radio com os comandos do volante.
Como tens um radio aftermarket provavelmente precisas de um cabo especifico. Alem do cabo de conversão para sistema ISO, deve ser necessário um interface porque os comandos do volante são multiplexados, sem esse interface o teu rádio (aftermarket) não deve reconhecer os comandos do volante.
Com essa ligação, se tivesses o radio de origem já conseguias controlar o radio com os comandos do volante.
Como tens um radio aftermarket provavelmente precisas de um cabo especifico. Alem do cabo de conversão para sistema ISO, deve ser necessário um interface porque os comandos do volante são multiplexados, sem esse interface o teu rádio (aftermarket) não deve reconhecer os comandos do volante.
- ode_joy
- Membro Gold
- Mensagens: 11462
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
- Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
Re: multi funçoes
Lion, o que mostraste é um cabo para fazer a ligação de um radio aftermarket (ver lista) para funcionar com o MF do volante.
CHOOSE FROM THE FOLLOWING
Alpine
Beat
Blaupunkt
Clarion
JVC (please tell us if you require the 3.5mm jack socket or a single wire connection lead)
Kenwood
LG
Panasonic
Panasonic Multimedia
Pioneer
Sony
Zenec
For 2011 JVC KW-AVX Series Stereos please note there is a special patch lead which costs an extra £16.95.
Aqui:
http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 9&start=30
Retira-se esta info:
CHOOSE FROM THE FOLLOWING
Alpine
Beat
Blaupunkt
Clarion
JVC (please tell us if you require the 3.5mm jack socket or a single wire connection lead)
Kenwood
LG
Panasonic
Panasonic Multimedia
Pioneer
Sony
Zenec
For 2011 JVC KW-AVX Series Stereos please note there is a special patch lead which costs an extra £16.95.
Aqui:
http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 9&start=30
Retira-se esta info:
BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui
Still&Motion - Sunday Funday
"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
Re: multi funçoes
entao mas vamos la ver ... dizes que é preciso um cabo com 3 fios , um dele para a centralina que para ja nao interessa pk o meu pra ja nao vai ficar com o cruise control ...Crow Escreveu:Como não tens multifunções, precisas de ligar o mesmo ao modulo de luzes. A cablagem não está feita e precisas de um cabo de retrofit. Cabo este composto por 3 fios. Dois para o modulo de luzes e um para a centralina.
Com essa ligação, se tivesses o radio de origem já conseguias controlar o radio com os comandos do volante.
Como tens um radio aftermarket provavelmente precisas de um cabo especifico. Alem do cabo de conversão para sistema ISO, deve ser necessário um interface porque os comandos do volante são multiplexados, sem esse interface o teu rádio (aftermarket) não deve reconhecer os comandos do volante.
os outros 2 é para ligar no modulo de luzes ... possivelmente para a iluminação do MF ...
entao e as ligações para o radio ???
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***
- ode_joy
- Membro Gold
- Mensagens: 11462
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
- Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
Re: multi funçoes
LOL. O cabo para a centralina é para tudo.
É um cabo de BUS.
É um cabo de BUS.
BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui
Still&Motion - Sunday Funday
"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
Re: multi funçoes
o Crow referiu que esse era para o cruise ... por isso é que fiquei na duvida ...ode_joy Escreveu:LOL. O cabo para a centralina é para tudo.
É um cabo de BUS.
entao "mandando" esse para a centralina , depois a ficha para o radio ja tem la tudo ?
basta meter o MF passar esse cabo , e se meter o radio de origem ja funciona ?
so quero meter akilo a funcionar com o radio de origem , depois de saber que esta a funcionar entao trato que ligar ao kenwood visto que diz que tem ligação para comandos de volante ... depois logo vejo se tenho que comprar a outra ficha ou nao ...
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***
Re: multi funçoes
o cabo que falam sera este ?
mes este tem 4 fios
mes este tem 4 fios
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***
-
- Membro Gold
- Mensagens: 3811
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
- Localização: lx & arredores
Re: multi funçoes
Do MF para o cubo do volante (connect ring) ligas o cabo retrofit que o Crow referiu.. Do "outro lado do cubo" é que saem as ligações para o módulo de luzes e ecu.
Re: multi funçoes
sim , ja tinha imaginado que fosse assimcap Escreveu:Do MF para o cubo do volante (connect ring) ligas o cabo retrofit que o Crow referiu.. Do "outro lado do cubo" é que saem as ligações para o módulo de luzes e ecu.
mas preciso de ver fotos do que é preciso para me origentar ...
esse pequeno sera para ligar o MF ao cubo ... depois sai as ligaçoes por de traz ... ok
e estes fios todos é do que ? sera para o airbag nao ?
Última edição por Lion em 06 set 2013, 15:33, editado 1 vez no total.
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***
Re: multi funçoes
entao tenho que comprar o MF e esse cabo pequeno que liga ao cubo ,
e depois fazer eu as ligaçoes e passar os 3 fios e ja esta certo ?
e depois fazer eu as ligaçoes e passar os 3 fios e ja esta certo ?
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***
-
- Membro Gold
- Mensagens: 3811
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
- Localização: lx & arredores
Re: multi funçoes
Sim. Espera pelo esquema que o Crow irá passar. O airbag já está ligado. As ligações que vais fazer na parte de trás do connect ring são para a comunicação do MF com o BUS, que é onde "viajam" as mensagens para o rádio, CC, telefone.
Tá aqui: http://forum.e46fanatics.com/showthread.php?t=544160
Tá aqui: http://forum.e46fanatics.com/showthread.php?t=544160
Re: multi funçoes
ja tinha visto este videeo , baziacamente é fazer isso tudo que ai esta ...
nao sei é como vou arranjar os terminais para encaixar na parte de traz da ficha do cubo ...
http://www.youtube.com/watch?v=_A9BppTKAkY
nao sei é como vou arranjar os terminais para encaixar na parte de traz da ficha do cubo ...
http://www.youtube.com/watch?v=_A9BppTKAkY
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***
-
- Membro Gold
- Mensagens: 3811
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
- Localização: lx & arredores
Re: multi funçoes
Acho que por exemplo os cabos antigos de ligar os CD-ROMs nas motherboards dos computadores têm disso: http://www.cnctech.us/images/productslg ... -00050.jpg