Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
Moderador: Staff
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
viva,
a tua 525d tem a mesma configuração do motor que a minha 530d, básicamente o motor é o mesmo com um downgrade na centralina para debitar menos cv que os 530d, e tambem na cilindrada.
o turbo que eu meti não é de encaixe directo, teve que ser feita uma pequena adaptação num torneiro para que fosse possivel montar o turbo, turbos com aplicação directa só mesmo iguais ao original, de qualquer forma a adaptação é simples e não é isso que impede que se meta o 2260v igual ao que tenho.
eu meti na hpturbo e eles trataram de tudo, levaram o carro ao torneiro que trabalha para eles para fazer essa adaptação e depois foi só montar, nada de grande importancia.
o turbo funciona a vacuo.
o turbo de origem do teu carro é o GT2052V, o dos 530d é o GT2556V que é um turbo um pouco maior, portanto mesmo se quiseres meter um turbo igual ao do 530d penso (é que não tenho a certeza) que mesmo assim não é plug and play, tem que ser feita uma adaptação.
o intercooler no meu caso não o alterei, é o mesmo de origem, mas claro que se o alterares consegues mais ganhos, mas não é obrigatório alterar.
na minha opinião ficavas bem servido com um turbo igual ao do 530d, sempre é um turbo maior e que te dá mais ganhos de potencia, no caso de um 2260v então esse ainda é maior, mas como a tua carrinha é 2.5 ficavas com uma maior perda em baixas por o motor não ter tanta capacidade para encher um turbo assim tão grande, mesmo com uma repro adaptada ao novo turbo em baixas irias notar alguma perda, mas em altas ias ter ganhos fantásticos.
sinceramente a solução mais equilibrada para ti seria um GT2556V que é o mesmo que vem de origem nos 530d, não perdias nada em baixas e ficavas com outra alma no carro.
contudo e se optares pelo GT2260V igual ao que eu tenho tambem ficas bem servido, sendo que aqui irias perder em baixas mas em médios e altos regimes irias notar uma diferença abismal.
quanto a ganhos:
turbo do 530d (GT2556V) + repro = entre 200 a 210cv
turbo igual ao meu (GT2260V) + repro = entre 225 a 230cv.
a tua 525d tem a mesma configuração do motor que a minha 530d, básicamente o motor é o mesmo com um downgrade na centralina para debitar menos cv que os 530d, e tambem na cilindrada.
o turbo que eu meti não é de encaixe directo, teve que ser feita uma pequena adaptação num torneiro para que fosse possivel montar o turbo, turbos com aplicação directa só mesmo iguais ao original, de qualquer forma a adaptação é simples e não é isso que impede que se meta o 2260v igual ao que tenho.
eu meti na hpturbo e eles trataram de tudo, levaram o carro ao torneiro que trabalha para eles para fazer essa adaptação e depois foi só montar, nada de grande importancia.
o turbo funciona a vacuo.
o turbo de origem do teu carro é o GT2052V, o dos 530d é o GT2556V que é um turbo um pouco maior, portanto mesmo se quiseres meter um turbo igual ao do 530d penso (é que não tenho a certeza) que mesmo assim não é plug and play, tem que ser feita uma adaptação.
o intercooler no meu caso não o alterei, é o mesmo de origem, mas claro que se o alterares consegues mais ganhos, mas não é obrigatório alterar.
na minha opinião ficavas bem servido com um turbo igual ao do 530d, sempre é um turbo maior e que te dá mais ganhos de potencia, no caso de um 2260v então esse ainda é maior, mas como a tua carrinha é 2.5 ficavas com uma maior perda em baixas por o motor não ter tanta capacidade para encher um turbo assim tão grande, mesmo com uma repro adaptada ao novo turbo em baixas irias notar alguma perda, mas em altas ias ter ganhos fantásticos.
sinceramente a solução mais equilibrada para ti seria um GT2556V que é o mesmo que vem de origem nos 530d, não perdias nada em baixas e ficavas com outra alma no carro.
contudo e se optares pelo GT2260V igual ao que eu tenho tambem ficas bem servido, sendo que aqui irias perder em baixas mas em médios e altos regimes irias notar uma diferença abismal.
quanto a ganhos:
turbo do 530d (GT2556V) + repro = entre 200 a 210cv
turbo igual ao meu (GT2260V) + repro = entre 225 a 230cv.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
Viva Marco,
Eu já tive em tempos um 530D carro e a diferença em relação á 525D é grande. O 530 tem outra alma. Então em altas nota-se bem. Como o 530 que tive estava stock e este tem repro as coisas ficaram mais equilibradas. A ideia que tenho é que as diferenças são,além da cilindrada,o turbo os injectores e o intercooler. Acho que vou optar pelo gt2256. Como já tenho repro sabes se tenho que ir modifica-la para o novo turbo?
Obrigado
Eu já tive em tempos um 530D carro e a diferença em relação á 525D é grande. O 530 tem outra alma. Então em altas nota-se bem. Como o 530 que tive estava stock e este tem repro as coisas ficaram mais equilibradas. A ideia que tenho é que as diferenças são,além da cilindrada,o turbo os injectores e o intercooler. Acho que vou optar pelo gt2256. Como já tenho repro sabes se tenho que ir modifica-la para o novo turbo?
Obrigado
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Mensagens: 1901
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
- Localização: Alentejo
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
rodrigo24 Escreveu:Viva Marco,
Eu já tive em tempos um 530D carro e a diferença em relação á 525D é grande. O 530 tem outra alma. Então em altas nota-se bem. Como o 530 que tive estava stock e este tem repro as coisas ficaram mais equilibradas. A ideia que tenho é que as diferenças são,além da cilindrada,o turbo os injectores e o intercooler. Acho que vou optar pelo gt2256. Como já tenho repro sabes se tenho que ir modifica-la para o novo turbo?
Obrigado
Sim tens de modificar a repro, para adaptar.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
sim, o andamento do 530d é bem superior ao do 525d, quando eu disse que o motor era basicamente o mesmo, estava-me a referir ao bloco, que viu a cilindrada baixar, mas depois existem algumas (muitas) coisas que tambem são diferentes.
quanto ao turbo, o que queres meter (gt2256), esse é o que equipa as mercedes sprinter, não sei se será a melhor escolha já que esse funciona a vacuo enquanto os que equipam os nossos carros são todos pneumáticos.
penso que para meteres esse turbo terás que fazer alterações mais profundas, mas de qualquer forma alguem entendido em mecanica mais a fundo que esclareça melhor esta questão.
em relação à repro é como disse o jmcdpereira, tens que ajustar a mesma ao novo turbo, não é obrigatório porque o carro anda e puxa na mesma, mas visto haver alterações na dimensão do turbo em relação ao original, o ajuste na repro serve para colocar o motor a responder de forma mais correcta.
quanto ao turbo, o que queres meter (gt2256), esse é o que equipa as mercedes sprinter, não sei se será a melhor escolha já que esse funciona a vacuo enquanto os que equipam os nossos carros são todos pneumáticos.
penso que para meteres esse turbo terás que fazer alterações mais profundas, mas de qualquer forma alguem entendido em mecanica mais a fundo que esclareça melhor esta questão.
em relação à repro é como disse o jmcdpereira, tens que ajustar a mesma ao novo turbo, não é obrigatório porque o carro anda e puxa na mesma, mas visto haver alterações na dimensão do turbo em relação ao original, o ajuste na repro serve para colocar o motor a responder de forma mais correcta.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
Enganei-me. O que queria dizer é que vou optar pelo GT2556V. Tenho visto alguns recondicionados no ebay por +-350€. Vou tb passar pela turbocenter para saber o custo em novo.marco pires Escreveu:sim, o andamento do 530d é bem superior ao do 525d, quando eu disse que o motor era basicamente o mesmo, estava-me a referir ao bloco, que viu a cilindrada baixar, mas depois existem algumas (muitas) coisas que tambem são diferentes.
quanto ao turbo, o que queres meter (gt2256), esse é o que equipa as mercedes sprinter, não sei se será a melhor escolha já que esse funciona a vacuo enquanto os que equipam os nossos carros são todos pneumáticos.
penso que para meteres esse turbo terás que fazer alterações mais profundas, mas de qualquer forma alguem entendido em mecanica mais a fundo que esclareça melhor esta questão.
em relação à repro é como disse o jmcdpereira, tens que ajustar a mesma ao novo turbo, não é obrigatório porque o carro anda e puxa na mesma, mas visto haver alterações na dimensão do turbo em relação ao original, o ajuste na repro serve para colocar o motor a responder de forma mais correcta.
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
Mas primeiro vou tirar o miolo dos cats.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
novo custa na ordem dos 800€
quanto a recondicionados certifica-te que o serviço está em condições, senão podes vir a ter problemas.
quanto a recondicionados certifica-te que o serviço está em condições, senão podes vir a ter problemas.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
A malta do E39 o que fez exactamente?!?!?!?!?!?
Retira algum conjunto dos dois conjuntos e limpa o outro que la fica na linha?
Retira algum conjunto dos dois conjuntos e limpa o outro que la fica na linha?
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
noosphere Escreveu:A malta do E39 o que fez exactamente?!?!?!?!?!?
Retira algum conjunto dos dois conjuntos e limpa o outro que la fica na linha?
Limpa os pre-cats e os cats. O resto fica igual.
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
Fui ontem á inspeção. Eles espreitaram tantos os pres como os cats.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
rodrigo24 Escreveu:Fui ontem á inspeção. Eles espreitaram tantos os pres como os cats.
sim tá bem, mas os cats continuam lá, o miolo é que não e isso eles não sabem a menos que fossem lá dentro ver:wink1
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
marco pires Escreveu:rodrigo24 Escreveu:Fui ontem á inspeção. Eles espreitaram tantos os pres como os cats.
sim tá bem, mas os cats continuam lá, o miolo é que não e isso eles não sabem a menos que fossem lá dentro ver:wink1
Boas,
É isso mesmo. A informação é. só para quem possa pensar em tirar mesmo os cats e nao apenas tirar o miolo.
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
Boas pessoal,
Tirei hoje o miolo dos catalisadores e pre catalisadores. Realmente o carro fica muito mais "soltinho". Parece mais leve. O barulho ficou o mesmo que tinha. Nem aquele silvo do turbo é perceptível.
Fiz na interescape em vila do conde. Paguei 60€ e fiquei muito satisfeito com o serviço.
Tirei hoje o miolo dos catalisadores e pre catalisadores. Realmente o carro fica muito mais "soltinho". Parece mais leve. O barulho ficou o mesmo que tinha. Nem aquele silvo do turbo é perceptível.
Fiz na interescape em vila do conde. Paguei 60€ e fiquei muito satisfeito com o serviço.
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
Boas Marco,marco pires Escreveu:sim, o andamento do 530d é bem superior ao do 525d, quando eu disse que o motor era basicamente o mesmo, estava-me a referir ao bloco, que viu a cilindrada baixar, mas depois existem algumas (muitas) coisas que tambem são diferentes.
quanto ao turbo, o que queres meter (gt2256), esse é o que equipa as mercedes sprinter, não sei se será a melhor escolha já que esse funciona a vacuo enquanto os que equipam os nossos carros são todos pneumáticos.
penso que para meteres esse turbo terás que fazer alterações mais profundas, mas de qualquer forma alguem entendido em mecanica mais a fundo que esclareça melhor esta questão.
em relação à repro é como disse o jmcdpereira, tens que ajustar a mesma ao novo turbo, não é obrigatório porque o carro anda e puxa na mesma, mas visto haver alterações na dimensão do turbo em relação ao original, o ajuste na repro serve para colocar o motor a responder de forma mais correcta.
Estive a pesquisar e houve alguns modelos bmw 30d em que foi utilizado o modelo gt2256v. Foram o série 3 e o X5. Em alguns sítios referem que também o série 5 chegou a utilizar este modelo de turbo.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Duvidas: Catalizador & FAP 530d / E39
viva,
engraçado que nunca achei qualquer informação a esse respeito :think
não estou obviamente a duvidar de ti, mas ainda tens os links onde viste isso?
engraçado que nunca achei qualquer informação a esse respeito :think
não estou obviamente a duvidar de ti, mas ainda tens os links onde viste isso?
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)