barra anti-aproximaçao traseira
Moderador: Staff
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
Eram formulas, a grande diferença é que nos formulas tudo o que acontece é maximizado devido ao desenho do chassis e suspensão!
No entanto os principios são na mesma válidos, até te digo mais cheguei a interrogar o dono da equipa sobre meter uma barra dessas nos MX5 CUP e ele disse-me logo isto da chuva...
No entanto os principios são na mesma válidos, até te digo mais cheguei a interrogar o dono da equipa sobre meter uma barra dessas nos MX5 CUP e ele disse-me logo isto da chuva...
- pedrosousa
- Membro Gold
Não, é diferente têm uma zona na parte de trás do chassis em que se unires essa zona aumentas consideravelmente a rigidez do mesmo, o efeito é em tudo igual.metale Escreveu:Os formulas têm torres de suspensão?
Não é uma pergunta irónica, simplesmente não sei.
Quanto às torres não existem pois a suspensão trabalha noutro plano, na generalidade uma deslocação vertical da roda origina uma deslocação horizontal no amortecedor coisa que não se verifica nos carros de turismo.
Dependedo da utilização à chuva ele pode vir a ter ou não problemas, penso que será notória uma maior facilidade para o carro patinar as rodas de trás no arranque mas que em circulação normal (dita calma) não se note nada de especial. O maior problema é se o carro fugir (devido a mudanças de direcção bruscas) há que ter mãos para o agarrar e como isso não acontece com toda a gente é melhor ter cuidado com certas modificações.
Outra coisa importante é andar com a barra de trás em AE a alta velocidade e a chover, o carro vai ser muito menos tolerante aos erros...
- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Bem me parecia que era horizontais, como os F1 e o enzo, por exemplo. Não sei até que ponto é que podes comparar geometrias de suspensão tão diferentes... A única coisa é comum é terem quatro rodas e pouco mais
Além de que como já foi dito, nestes carros atrás as molas não apoiam nas torres, são independentes dos amortecedores. Ou seja, o peso do carro não apoia nas torres traseiras, e as mesmas não sofrem absolutamente nenhuma força horizontal. O apoio das molas e os apoios dos braços (subframe, etc) é que suportam todo esse trabalho, lá bem mais abaixo.
edit: este artigo exprime bem a minha opinião acerca dos benificios da rigidez de um chassis:
"Production vehicle chassis vary substantially in the degree to which they maximize the variables previously mentioned. Higher performance vehicles are often designed with maximum stiffness and lightweight in mind. A lighter weight chassis promotes an overall lower vehicle weight and better performance. Chassis stiffness though is also important for vehicle performance.
As a vehicle is driven, various forces are applied by the suspension on the chassis. This occurs under braking, cornering, driving surface variations, or any other vehicle movement. In higher these loads are, the more is demanded of a chassis. The chassis obviously has to be strong enough not to fail under these loads, but beyond that it must not deflect appreciably. Suspensions are carefully designed to position the wheels and tires of the vehicle for optimum performance under all conditions of vehicle use. If the chassis deflects when the forces are high, it causes suspension mounts and attachment points to temporarily shift, which destroys the careful suspension design when it is needed most. Chassis stiffness is most important in high performance or racing cars, where suspension loads are at their highest and suspension adjustment is most critical.
To combat chassis flex, many people desiring improved performance out of their unibody cars fit chassis stiffening devices onto their vehicles. The belief is that these bars, often fitted between the strut towers of the vehicle, and/or across the engine bay or connecting the front cross member with the floor pan, improve chassis rigidity and reduce flex under high load driving."
Porque seja com barras ou simplesmente com os materiais dos chassis, todos os fabricantes tentam sempre aumentar a rigidez dos seus chassis tanto quanto puderem e qui$erem.

Além de que como já foi dito, nestes carros atrás as molas não apoiam nas torres, são independentes dos amortecedores. Ou seja, o peso do carro não apoia nas torres traseiras, e as mesmas não sofrem absolutamente nenhuma força horizontal. O apoio das molas e os apoios dos braços (subframe, etc) é que suportam todo esse trabalho, lá bem mais abaixo.
edit: este artigo exprime bem a minha opinião acerca dos benificios da rigidez de um chassis:
"Production vehicle chassis vary substantially in the degree to which they maximize the variables previously mentioned. Higher performance vehicles are often designed with maximum stiffness and lightweight in mind. A lighter weight chassis promotes an overall lower vehicle weight and better performance. Chassis stiffness though is also important for vehicle performance.
As a vehicle is driven, various forces are applied by the suspension on the chassis. This occurs under braking, cornering, driving surface variations, or any other vehicle movement. In higher these loads are, the more is demanded of a chassis. The chassis obviously has to be strong enough not to fail under these loads, but beyond that it must not deflect appreciably. Suspensions are carefully designed to position the wheels and tires of the vehicle for optimum performance under all conditions of vehicle use. If the chassis deflects when the forces are high, it causes suspension mounts and attachment points to temporarily shift, which destroys the careful suspension design when it is needed most. Chassis stiffness is most important in high performance or racing cars, where suspension loads are at their highest and suspension adjustment is most critical.
To combat chassis flex, many people desiring improved performance out of their unibody cars fit chassis stiffening devices onto their vehicles. The belief is that these bars, often fitted between the strut towers of the vehicle, and/or across the engine bay or connecting the front cross member with the floor pan, improve chassis rigidity and reduce flex under high load driving."
Porque seja com barras ou simplesmente com os materiais dos chassis, todos os fabricantes tentam sempre aumentar a rigidez dos seus chassis tanto quanto puderem e qui$erem.
- 320d
- Membro Gold
- Registado: 26 nov 2004, 14:44
- O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08
entao resumindo e concluindo... nao perco nada de meter barra atras? nem o carro de torma mais perigoso!
Bruno Linhares

clique na imagem para ver projeto
FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

HondaCBF125.blogspot.com
- pedrosousa
- Membro Gold
Eu mantenho a minha opinião.
Pelo simples facto de que exisem muitas variaveis quando afinas o comportamento do carro, os construtores têm vindo a aumetnar a rigidez e a desenvolver ao mesmo tempo as suspensões...
Se a rigidez do chassis é assim tão boa (que é sem duvida muito importante) porque é que a reduziamos nos formulas quando estava a chover? As equipas e os pilotos não sabiam o que estavam a fazer?
Porque é que quando o tempo está de chuva se mudam as molas e não se usam as molas do tempo seco? Isto falando em Formluas, porque nos de turismo é impraticavel e só por esse motivo é que não se faz isso...
320d, tu tens coils e barra à frente certo?
Achas que o carro à chuva continua tão premissivo como antes de teres esse material todo?
É mais fail agora do que antes soltar a traseira nas rotndas com tempo molhado? Tens que conduzir com mais cuidado agora do que com o carro tipo jipe...??
Tu é que o conduzes por isso tu é que sabes...
No ento mete a barra a trás que não te lixas na primeira curva mas tens que ter em atenção certas situações...
Pelo simples facto de que exisem muitas variaveis quando afinas o comportamento do carro, os construtores têm vindo a aumetnar a rigidez e a desenvolver ao mesmo tempo as suspensões...
Se a rigidez do chassis é assim tão boa (que é sem duvida muito importante) porque é que a reduziamos nos formulas quando estava a chover? As equipas e os pilotos não sabiam o que estavam a fazer?
Porque é que quando o tempo está de chuva se mudam as molas e não se usam as molas do tempo seco? Isto falando em Formluas, porque nos de turismo é impraticavel e só por esse motivo é que não se faz isso...
Achas que o carro à chuva continua tão premissivo como antes de teres esse material todo?
É mais fail agora do que antes soltar a traseira nas rotndas com tempo molhado? Tens que conduzir com mais cuidado agora do que com o carro tipo jipe...??
No ento mete a barra a trás que não te lixas na primeira curva mas tens que ter em atenção certas situações...
- metale
- Membro Gold
Porque as molas suportam o peso do carro e o amortecimento. Quanto mais duras as molas / amortecedor, menos "desculpável" e progressivo é o comportamento. Daí que quem não muda molas ponha os amortecedores / coilovers mais moles para chuva.pedrosousa Escreveu:Porque é que quando o tempo está de chuva se mudam as molas e não se usam as molas do tempo seco? Isto falando em Formluas, porque nos de turismo é impraticavel e só por esse motivo é que não se faz isso...
Barra estabilizadora sim, muito dura é um perigo à chuva.
Quanto a se podes por, podes sem problemas na minha opinião, mas não vais sentir nada neste carro.
- tiagoghost
- Membro Gold
- Registado: 27 jan 2008, 19:41
- O meu Carro:: E36 Coupe S50
- metale
- Membro Gold
Não, estava-me a referir à barra estabilizadora muito dura atrás, que faz como que levantar do chão a roda de dentro da curva e perder aderência atrás. Mas estamos a falar de barras traseiras de 20mm ou mais (de origem no E36 é nenhuma ou então de 15mm, 18mm no pack sport).tiagoghost Escreveu:Achas que isso pode ter influenciado o meu acidente?metale Escreveu:
Barra estabilizadora sim, muito dura é um perigo à chuva.
visto so ter uma barra a frente mais grossa, nada atras, e suspenção de origem.
Ainda me hás-de contar como é que fizeste isso

- tiagoghost
- Membro Gold
- metale
- Membro Gold
Ter barra mais grossa na frente em relação à traseira faz, no limite, subviragem.
As rodas traseiras estão independentes, e por isso conseguem "procurar o chão" independentemente. O facto da suspensão de fora encolher não obriga a roda de dentro a "subir".
O que acontece quando muito, por haver uma diferença de rigidez entre a frente e a traseira, é aquele efeito que viste nas fotos de levantar a roda dianteira de dentro da curva.
O meu tem barra atrás (está equilibrado) e mesmo assim o que tem é subviragem.
Isto faz com que a frente só tenha uma roda no chão, e causa subviragem. Se o teu acidente foi com subviragem (sair de frente), pode ter tido algo a ver com isso.
Se por outro lado o teu acidente foi com a traseira a soltar-se, sobreviragem, teve pura e simplesmente a ver com a chuva (e naquele dia as estradas ainda tinham muitos óleos e resinas), e possívelmente com pneus mais gastos do que deviam atrás (isto já não sei, saberás melhor que eu
As rodas traseiras estão independentes, e por isso conseguem "procurar o chão" independentemente. O facto da suspensão de fora encolher não obriga a roda de dentro a "subir".
O que acontece quando muito, por haver uma diferença de rigidez entre a frente e a traseira, é aquele efeito que viste nas fotos de levantar a roda dianteira de dentro da curva.
O meu tem barra atrás (está equilibrado) e mesmo assim o que tem é subviragem.
Isto faz com que a frente só tenha uma roda no chão, e causa subviragem. Se o teu acidente foi com subviragem (sair de frente), pode ter tido algo a ver com isso.
Se por outro lado o teu acidente foi com a traseira a soltar-se, sobreviragem, teve pura e simplesmente a ver com a chuva (e naquele dia as estradas ainda tinham muitos óleos e resinas), e possívelmente com pneus mais gastos do que deviam atrás (isto já não sei, saberás melhor que eu

- tiagoghost
- Membro Gold
O acidente foi com a traseira a soltar-se, ele começou a fuigr, mas nd de mais, não o endireitei logo porque era cedo de mais, e não havia necessidade, depois de reppente, um peão e subiu o passeio.
Os pneus estão bons, mas estava de chuva, e como foi num parque industrial, há probabilidade de haver oleo na estrada.
Os pneus estão bons, mas estava de chuva, e como foi num parque industrial, há probabilidade de haver oleo na estrada.
E36 S50 Coupe
- tiagoghost
- Membro Gold
- 320d
- Membro Gold
- Registado: 26 nov 2004, 14:44
- O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08
sim, tenho coils e barra frontal...pedrosousa Escreveu:
eu nao costumo abusar á chuva(a nao ser po drift)... já tive uns despistes com outro carro, e com este depois de rebaixado nao convem abusar. a pequenas velocidades axo k o carro agarra bem em chuva. Em auto-estrada o ASC é activado algumas vezes.. por isso nao abuso mesmo.
por isso se a barra traseira tiver bons efeitos em piso seco, fico satisfeito.
só tenho medo se a alta velocidade, a traseira fica mais solta.. tipo aos pinchos.. e isso em curva nao é bom...
Bruno Linhares

HondaCBF125.blogspot.com

HondaCBF125.blogspot.com