Codificar/Instalar Sensor de Chuva/Luz
Moderador: Staff
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando
Tendo em conta esses valores e tendo que mudar o módulo de luzes, acho que fico por aqui. Agora queria mesmo pelo menos programasr o sensor de chuva mas para isso tenho que resolver o problema do DSP...
-- Sexta Abr 23, 2010 1:50 pm --
Tendo em conta esses valores e tendo que mudar o módulo de luzes, acho que fico por aqui. Agora queria mesmo pelo menos programasr o sensor de chuva mas para isso tenho que resolver o problema do DSP...
-- Sexta Abr 23, 2010 1:50 pm --
Pois, mas por favor responde-me só a isto, o sensor de chuva que tens sofreu alguma modificação? trocaste-o? ou trocaste o pára brisas?L.Sousa Escreveu:Tendo em conta esses valores e tendo que mudar o módulo de luzes, acho que fico por aqui. Agora queria mesmo pelo menos programasr o sensor de chuva mas para isso tenho que resolver o problema do DSP...
É que se n trocaste nada, apenas precisas de fazer uma inicialização e para isso podes saltar, pelo menos para já, a resolução da parte do DSP!
Faz a inicialização através do INPA como já expliquei anteriormente!
É mesmo mt simples!
Abres o INPA e:
Botão E39 (Se não tiver tenta com o do E53, que poderá servir) > Body > Rain and light RLS > Init > Ok > Desliga o carro e tira a chave da ignição > Espera um minuto > mete a chave e liga a ignição > Espera 20 segundos > experimenta agora ligar a manete dos limpa párabrisas nos intermitentes e vê se o sensor de chuva está a fucionar
Cumprimentos
Ex-Audi A3 1.6i 102cv Manual 2001-2002
Ex-AlfaRomeo 156 1.8 TwinSpark Manual 140cv 2002-2003
Ex-Mercedes 300SE W140 Auto 231cv 2003-2003
Ex-VW Golf IV TDI Manual 130cv 2003-2006
Ex-Audi TT Manual 225cv 2006-2008
Ex-BMW X5 3.0i E53 Manual 231cv 2008-2010
BMW 525i E60 Auto 192cv 2010 - ...
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Boas AntMad sim senhor o post está a ficar interessante e é pena hoje não ter tempo para trocar impressões sobre o "meu" assunto e outros só no domingo estarei disponível, já me apercebi que gostas de "explorar" os temas, assim que tiver tempo volto à carga e explico aqui outras situações, ainda bem que existem pessoas como tu que te vens juntar aos que disponibilzam informação e conhecimentos no fórum (todos os intervenientes sem esquecer mesmo ninguém), se tiver tempo domingo envio-te uma mp se estiveres de acordo.
Cumps.
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
Tenho todo o gosto em ajudar no que puder, até porque sei o que é andar á procura das informações e não encontrar nenhuma, por isso, no que vou aprendendo, tenho todo o gosto em partilhar, para que outros n passem por essa frustração que é gastar horas á procura sem encontrar quase nada!JOFIMO Escreveu:Boas AntMad sim senhor o post está a ficar interessante e é pena hoje não ter tempo para trocar impressões sobre o "meu" assunto e outros só no domingo estarei disponível, já me apercebi que gostas de "explorar" os temas, assim que tiver tempo volto à carga e explico aqui outras situações, ainda bem que existem pessoas como tu que te vens juntar aos que disponibilzam informação e conhecimentos no fórum (todos os intervenientes sem esquecer mesmo ninguém), se tiver tempo domingo envio-te uma mp se estiveres de acordo.
Cumps.
De acordo! Quando puderes diz qualquer coisa, que também eu mal possa responderei

Cumprimentos
- gt1progman
- Membro Senior
- Registado: 18 jan 2007, 21:29
Correcto... tal como o software deve ser tratado pelo nome correcto também as ecus devemAntMad Escreveu: E mais uma vez tb eu agradeço pelos Parabéns
É bom saber que estão a gostar do que vou partilhando, e que vos estou a ser útil!
Agora respondendo,
Para começar, no caso do E46, não existe LCM, existe sim, o LSZ, que é o interruptor das luzes onde é também localizado o módulo de luzes.

Esta parte julgo que já não esteja correcta, pois apesar do painel de instrumentos ser o modulo principal (master) e onde são guardadas as infos importantes como a chave de codificação central, o modulo secundário vária com a série. E enquanto no E39 e E53 o ZCS esta guardado no painel e imobilizador no E46 esta no painel e modulo de luzes.AntMad Escreveu: Á partida, todos os LSZ entre os E46 serão cambiáveis entre si, principalmente quando se troca por um mais moderno, simplesmente uns teem mais funções que outros, quanto á SA, n deve precisar de ser guardada na LCM, pois como disse num post anterior, a SA e posteriormente a FA, são guardadas apenas nos modulos principais, sendo eles 2 ou 3, o EWS, o KMB e penso que, nos casos em que também tém no IKE! E daí, é que serão comunicados para todos os outros módulos!
Podes consultar aqui:
viewtopic.php?f=96&t=37088
Quanto ao facto de poderes trocar qualquer módulo penso que também não possa ser bem assim porque existem modulos especificos para cada série e dentro de determinado critério de tempo, ou seja para determinado ano de construção. A cada ref da peça esta associado um indice de codificação e tanto no DIS como no NCS irá aparecer um erro se o indice de codificação não for o esperado para determinado chassis e determinado critério de tempo. No entanto isto é apenas o que tenho vindo a deduzir e observar com os erros que tenho vindo a ter durante codificações, nada garante que isto que diga não possa ter algumas incorrecções, pois não li isto em nenhum documento oficial da BMW.
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
AntMad Escreveu:Pois, mas por favor responde-me só a isto, o sensor de chuva que tens sofreu alguma modificação? trocaste-o? ou trocaste o pára brisas?L.Sousa Escreveu:Tendo em conta esses valores e tendo que mudar o módulo de luzes, acho que fico por aqui. Agora queria mesmo pelo menos programasr o sensor de chuva mas para isso tenho que resolver o problema do DSP...
É que se n trocaste nada, apenas precisas de fazer uma inicialização e para isso podes saltar, pelo menos para já, a resolução da parte do DSP!
Faz a inicialização através do INPA como já expliquei anteriormente!
É mesmo mt simples!
Abres o INPA e:
Botão E39 (Se não tiver tenta com o do E53, que poderá servir) > Body > Rain and light RLS > Init > Ok > Desliga o carro e tira a chave da ignição > Espera um minuto > mete a chave e liga a ignição > Espera 20 segundos > experimenta agora ligar a manete dos limpa párabrisas nos intermitentes e vê se o sensor de chuva está a fucionar
Cumprimentos
Amigo tudo de origem o vidro nunca foi mudado mas como o carro tem muitas horas de estrada 340.000 kms já está um pouco picado, talvez seja disso, não sei penso que por vezes deveria funcionar mais depressa ou com menos água no mesmo.
Outra pergunta, o INPA tb dá para programar o fecho automático das portas, o ligar dos piscas ao destrancar e as outras coisas como no DIS?
Obrigado mais uma vez pela tua paciência, se pudesses tb colocar um DYI de como trabalhar com o dis isto é um exemplo de diagnostico e limpeza dos erros passo a passo seria espetacular.
Não leves a mal, não estava a corrigir-te, mas sim a explicar, pois podias n ter conhecimento, apesar que duvido de talgt1progman Escreveu:Correcto... tal como o software deve ser tratado pelo nome correcto também as ecus devemAntMad Escreveu: E mais uma vez tb eu agradeço pelos Parabéns
É bom saber que estão a gostar do que vou partilhando, e que vos estou a ser útil!
Agora respondendo,
Para começar, no caso do E46, não existe LCM, existe sim, o LSZ, que é o interruptor das luzes onde é também localizado o módulo de luzes.
Esta parte julgo que já não esteja correcta, pois apesar do painel de instrumentos ser o modulo principal (master) e onde são guardadas as infos importantes como a chave de codificação central, o modulo secundário vária com a série. E enquanto no E39 e E53 o ZCS esta guardado no painel e imobilizador no E46 esta no painel e modulo de luzes.AntMad Escreveu: Á partida, todos os LSZ entre os E46 serão cambiáveis entre si, principalmente quando se troca por um mais moderno, simplesmente uns teem mais funções que outros, quanto á SA, n deve precisar de ser guardada na LCM, pois como disse num post anterior, a SA e posteriormente a FA, são guardadas apenas nos modulos principais, sendo eles 2 ou 3, o EWS, o KMB e penso que, nos casos em que também tém no IKE! E daí, é que serão comunicados para todos os outros módulos!
Podes consultar aqui:
viewtopic.php?f=96&t=37088
Quanto ao facto de poderes trocar qualquer módulo penso que também não possa ser bem assim porque existem modulos especificos para cada série e dentro de determinado critério de tempo, ou seja para determinado ano de construção. A cada ref da peça esta associado um indice de codificação e tanto no DIS como no NCS irá aparecer um erro se o indice de codificação não for o esperado para determinado chassis e determinado critério de tempo. No entanto isto é apenas o que tenho vindo a deduzir e observar com os erros que tenho vindo a ter durante codificações, nada garante que isto que diga não possa ter algumas incorrecções, pois não li isto em nenhum documento oficial da BMW.

Enganei-me quando estava a falar do LSZ do E46 e pelo meio falei em LCM, deve ter sido isso que deu origem á tua confusão, pois não disse nem queria dizer que alguma vez na vida um módulo do E46 seria cambiável com um módulo de outra serie, muito menos com um de categoria diferente, como é o caso da LCM! São coisas muito distintas!
a correcção do que disse, antes de mais nada:
Repetindo, o modulo de luzes, varia de series, não disse que eram cambiaveis entre series diferentes! Muito menos disse, que se poderia trocar um de um E46 que é um módulo de luzes incorporado no interruptor, ou seja uma LSZ, por um módulo de luzes independente do interruptor, ou seja uma LCM! Serão apenas cambiáveis entre si, módulos que sejam da mesma categoria, género e com as mesmas características! Como é o caso de alguns modulos de luzes LCM da ultima geracao dos E38 e E39, que são os mesmos usados nos E53, e que por acaso são cambiáveis entre si, tendo apenas de ser codificados com o VIN, a quilometragem, e as opções que estão activadas dentro dos modulos, que isso é que define se os LCM's vão ter erros ou não, se por acaso tiver lá ajustes activados que não existem na ZCS da serie especifica, isso poderá dar para o torto!Á partida, todos os LSZ entre os E46 serão cambiáveis entre si, principalmente quando se troca por um mais moderno, simplesmente uns teem mais funções que outros, quanto á SA e posteriormente a FA, n deve precisar de ser guardada na LSZ, pois como disse num post anterior, a SA e posteriormente a FA, são guardadas apenas nos modulos principais, sendo eles 2 ou 3, o EWS, o KMB e penso que, nos casos em que também tém no IKE! E daí, é que serão comunicados para todos os outros módulos!
Agora voltando ao LSZ do E46.. Trocar um módulo por um mais antigo poderá não funcionar, ou ficar a funcionar apenas parcialmente e incorrectamente, mas quando se troca por um módulo mais recente, desde que correctamente codificado com o VIN, quilometragem, e as opções activadas apenas existentes no carro, em princípio, terá sempre de funcionar, isto funciona por uma regra/politica que a bmw tem, na qual especifica que a electrónica deverá ser sempre compativel com futuras actualizações, por isso todas as centralinas têm de ter as mesmas bases de ligações sendo que o ZCS poderá sempre vir a ser substituido por um módulo mais actual, agora, já se permite codificar um módulo mais antigo isso não tenho a certeza. Claro que n devo ter que explicar que á partida o módulo de luzes terá no mínimo que ser compativel com todas as opções já presentes no carro, como por exemplo: não se pode estar á espera, de montar um módulo que não é compatível com sensor de luzes num carro que o tenha, e estar á espera que fique tudo a funcionar como deve ser e que não vai dar erros!
E outra coisa, só para entendermos melhor o que é o ZCS, senão isto fica práki uma complicação dos diabos! O que está guardado de 1999 a 2001 no E46, na LSZ, é a quilometragem, que a partir de 2001 passou a ser guardada na EWS junto com o VIN!
O ZCS não está guardado nos modulos de luzes, mas sim no imobilizador(EWS) e nos instrumentos combinados(KMB ou KOMBI), e em certos casos também na IKE quando existente!
Cumprimentos
-- Sábado Abr 24, 2010 2:54 am --
Pois, então está sem dúvida a precisar de uma inicialização! Sabes que com a idade, e com o sol, o vidro coze, envelhece, e muda ligeiramente de tom de cor, mudo o tipo de reflexo que tem, e modifica-se também o grau de visibilidade, não de forma vísivel a olho nú, mas temos que reparar que um sensor de chuva usa todas estas variáveis para se adaptar ao vidro, e se depois de todo este tempo ele está ainda a funcionar com o conhecimento que teve desse vidro quando ele era novo á 12 anos atrás, já muito bom é isso! Faz uma inicialização, e o funcionamento fica novo, vais ver! Vai ser como da noite para o dia!L.Sousa Escreveu: Amigo tudo de origem o vidro nunca foi mudado mas como o carro tem muitas horas de estrada 340.000 kms já está um pouco picado, talvez seja disso, não sei penso que por vezes deveria funcionar mais depressa ou com menos água no mesmo.
Outra pergunta, o INPA tb dá para programar o fecho automático das portas, o ligar dos piscas ao destrancar e as outras coisas como no DIS?
Obrigado mais uma vez pela tua paciência, se pudesses tb colocar um DYI de como trabalhar com o dis isto é um exemplo de diagnostico e limpeza dos erros passo a passo seria espetacular.
Se com 340.000 Kms está tudo de origem e tudo ainda a funcionar perfeitamente ou quase perfeitamente sem nunca ter sido tocado vou-te dizer! Espetáculo! Só espero que o meu aí chegue!

Ás vezes tb é de sorte! Além do ser bem estimado claro! porque tb já ouvi terrores de muitos series 3 e mesmo dos 7, e outros a dizerem so maravilhas e que nunca lhes deu problemas! O teu parece que tá dentro desse grupo, por isso estima-o e não te desfaças dele!
O INPA não consegue fazer codificações, para isso usa-se o NCS Expert, um desses dias vou abrir um tópico para ele, para todos trocarmos algumas ideias, conhecimentos e ajudar quem ainda n o conhece a ficar a conhecer!
Vou-te fazer o manual n te preocupes que não está esquecido! O que se passa é que entra o fim de semana e não tenho nem tanto tempo, nem internet! A ver se amnha te faço isso, é que ontem e hj n tive mesmo tempo nenhum para ligar o computador ao carro!
Cumprimentos
-- Quarta Jun 30, 2010 5:37 pm --
Boa tarde,
Uma actualização caros amigos!
Ultimamente não tenho andado com muito tempo livre por isso não tenho conseguido andar tanto á volta destes assuntos quanto gostaria, mas vou expor a mais recente adição que fiz ao meu carro, que so tinha sensor de chuva, tem agora sensor de chuva, e de luz.
Componentes que teve que levar:
- Sensor de Chuva/Luz e respectiva lente (40€ o sensor no ebay + 10€ de lente tirada de um pára-brisas na sucata )
- Cola tipo silicone T-REX Cristal Transparente da Soudal (encontrado no AKI por cerca de 8/9 euros para colar a lente ao pára brisas)
- Interruptor de Luzes automáticas (30€ no ebay)
- Centralina de luzes com suporte para luzes automáticas (70€ numa sucata)
Após ligar tudo, nada funcionava quanto ao sensor, e devido á nova LCM dava erros de luzes por tudo quanto era sitio.. para começar, tive de modificar os KM's na LCM e o VIN através de uma interface BMW Scanner e do respectivo software para ser possivel codificar e retirar a bolinha de modificação dos KM's da LCM, depois tive de proceder ás programações do sensor no NCS Expert e activar o interruptor na programação da LCM, e só depois me foi possivel proceder á codificação do sensor de luzes e a adaptação deste através do PROGMAN SSS, ficando assim a funcionar a parte de luzes e depois procedi á inicialização do sensor de chuva através do EDIABAS INPA.
Ha! E recomendo que façam uma nova codificação do sensor de luzes no PROGMAN SSS e uma nova inicialização do sensor de chuva passado uma ou duas semanas, pois a cola sofre transformações á medida que seca, e visto que ainda demora uns dias para o interior da cola secar completamente, o ideal para um perfeito funcionamente e adaptação ao pára-brisas, recomendo mesmo que o façam, eu notei grandes diferenças no comportamento do sensor depois de uma nova adaptação de ambos os sensores umas semanas depois.
Agora tenho tudo a funcionar como deve.
Decidi explicar aqui o que tive que fazer para ajudar de alguma forma quem esteja a fazer esta modificação, ou simplesmente a pensar em fazê-la, para ficarem a saber o que a mesma implica!
Com os melhores cumprimentos
-
- Membro Iniciado
- Registado: 19 jun 2009, 13:59
- O meu Carro:: BMW 320D E 90 - 2005/6
Re: Codificar/Instalar Sensor de Chuva/Luz
Boas. Alguém me pode explicar como pôr os piscas a ligar quando se abre e fecha o carro ?
Já li por aí que temos que enganar o sistema dizendo que o carro tem alarme.
Pois o meu nao tem alarme. Estou confuso.
Se alguem me puder dizer todos os passos qe devo tomar, agradecia...
Cumprimentos a todos
Obrigado
Já li por aí que temos que enganar o sistema dizendo que o carro tem alarme.
Pois o meu nao tem alarme. Estou confuso.
Se alguem me puder dizer todos os passos qe devo tomar, agradecia...
Cumprimentos a todos
Obrigado
-
- Membro Gold
Boas acho que já cheguei a uma conclusão e solução sobre o tema para a semana explico o que aconteceu e como solucionar. cumps. :lovebmw
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Gold
Boas pois é já o sensore de chuva a funcionar e a solução foi ter de comprar outro LSZ que a refª tenha a opção de sensor de luz/chuva e auto (obviamente) , senão nunca fica a a funcionar o de chuva apesar de o carro tazer já a opção de série como já foi referido, agora para tudo ficar perfeito só me falta alterar os dados módulo LSZ (VIN/KM/e codificação ZCS-SA) mas isso penso que só com o Pasoft pois com o Progman 32 e não sei se o NCS faz isso, não deixa fica com erros devido ao dados diferentes entre a Kombi e LSZ (não sei se os dados estarão guardados também na EWS) e aparece o ponto de manipulação na BE e não só, existem outros erros de software que vou tentar resolver com a ajuda de um expert, (depois digo quem é) e que já me ajudou bastante neste tema. Cumps. :lovebmw
-
- Membro Iniciado
- Registado: 15 jan 2011, 13:54
- O meu Carro:: BMW 320d E90 - 2006/03
ola amigos eu tenho uma BMW 320da pack m de 2006 a carrinha não tem sensores de luz e chuva queria aplicar será que me podem ajudar já comprei o interruptor de luz com a posição automática
-
- Membro Gold
Viva já vi que te meteste numa "alhada" não leste os posts de certeza! já agora compraste novo ou usado, se for novo vem virgem e dá para codificar, se for usado tem de ser "limpo" com o software próprio para poder funcionar no teu carro, agora falta-te o sensor de luz/chuva o vidro da frente tem de ser trocado, e a cablagem tem de ser feita (pois não existe kit) e passada do retrovisor ao módulo respectivo, e depois disto tudo codificar a viatura para que tudo funcione.....
-
- Membro Iniciado
olha amigo o interruptor de luz funciona bem na minha carrinha já esta colocado no sitio por mim agora isso que tu disses-te da cablagem do vidro e as respectivas peças eu já sei só não sei quem é capaz de as instalar e configurar conheces alguém ?
-
- Membro Iniciado
-
- Membro Gold
Sinceramente não conheço ninguém pois é necessário conhecer o esquema eléctrico do carro, a ficha do sensor a BMW vende, agora os cabos não, já agora o interruptor funciona "bem" como? (ficam as luzes sempre acesas se tiver em auto, verdade?) o sensor de luzes funciona sempre depois de instalado e ligado agora o de chuva é preciso indicar (codificar) à viatura que tem esse equipamento
Cumps.
Cumps.