não concordo e passo a explicar porquê:
na minha 530d e no 525tds sempre foi assim tambem, exemplo:
venho com o carro a marcar uns 180km ou 200km de autonomia, estaciono e fica lá durante umas horas ou um dia.
quando volto e meto a trabalhar, o ponteiro do depósito começa a baixar (e vê-se mesmo ele a baixar), juntamente com isso os valores no ecran do OBC baixam tambem para uma autonomia proximo dos 130km e claro, acende a luz da reserva.
começo a andar e aos poucos a autonomia aumenta no OBC e o ponteiro tambem vão subindo para valores próximos aos que tinha quando parei o carro, e a luz da reserva apaga.
isto sempre foi assim em ambos os carros que tenho, no caso da 530d comprada nova, bem como em todos os bmw que já tive e com que andei, por isso é perfeitamente normal essa situação, é mesmo assim.
quando paro o carro e ele está com uma autonomia para valores perto dos 180km, já sei que passadas uma horas quando o ligo ele vai acender a luz e baixar a autonomia para algo na ordem dos 125/130 km, mas depois com o andamento vai subindo no ponteiro, apagar a luz e aumentar aos poucos a autonomia para valores perto dos registados anteriormente.
só não é assim se ao arrancar começar com uma condução agressiva, nesse caso então a luz não apaga e a autonomia não vai subir quase nada.
tambem reparei que tudo isto está dependente da condução que se teve antes de parar o carro, se por exemplo eu vier com uma condução "empenhada" e depois parar o carro e tiver uma autonomia de uns 200 e tal kms, ao ligar o carro depois de umas horas ele vai baixar o ponteiro drasticamente bem como a autonomia, e invariavelmente acender a luz, mas depois acontece o que descrevi em cima, não aumentado neste caso tanto a autonomia, mas mesma assim apaga a luz, estou em crer que a centralina memoriza os parametros de condução e adapta a autonomia para esse valores quando passadas uma horas se liga o carro, fazendo depois os ajustes consoante a condução que se pratica.
quero ainda dizer que tudo isto que descrevi é em plano direito, como não tenho qualquer plano inclinado nos meus percursos não posso aferir se acontece o mesmo no caso de planos inclinados.
Problema quadrante ou deposito
Moderador: Staff
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Re: Problema quadrante ou deposito
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Marco não digo que não tenhas razão em relação aos carros que tens, mas afirmo-te que nos E46 isso não acontece essa variação de indicação de nível.....o meu quando acende a iuz da reserva fica com autonomia para +/- 130 kms e nunca mais apaga e acende a direito, a subir; a descer é pena não encher sózinho :lol1marco pires Escreveu:não concordo e passo a explicar porquê:
na minha 530d e no 525tds sempre foi assim tambem, exemplo:
venho com o carro a marcar uns 180km ou 200km de autonomia, estaciono e fica lá durante umas horas ou um dia.
quando volto e meto a trabalhar, o ponteiro do depósito começa a baixar (e vê-se mesmo ele a baixar), juntamente com isso os valores no ecran do OBC baixam tambem para uma autonomia proximo dos 130km e claro, acende a luz da reserva.
começo a andar e aos poucos a autonomia aumenta no OBC e o ponteiro tambem vão subindo para valores próximos aos que tinha quando parei o carro, e a luz da reserva apaga.
isto sempre foi assim em ambos os carros que tenho, no caso da 530d comprada nova, bem como em todos os bmw que já tive e com que andei, por isso é perfeitamente normal essa situação, é mesmo assim.
quando paro o carro e ele está com uma autonomia para valores perto dos 180km, já sei que passadas uma horas quando o ligo ele vai acender a luz e baixar a autonomia para algo na ordem dos 125/130 km, mas depois com o andamento vai subindo no ponteiro, apagar a luz e aumentar aos poucos a autonomia para valores perto dos registados anteriormente.
só não é assim se ao arrancar começar com uma condução agressiva, nesse caso então a luz não apaga e a autonomia não vai subir quase nada.
tambem reparei que tudo isto está dependente da condução que se teve antes de parar o carro, se por exemplo eu vier com uma condução "empenhada" e depois parar o carro e tiver uma autonomia de uns 200 e tal kms, ao ligar o carro depois de umas horas ele vai baixar o ponteiro drasticamente bem como a autonomia, e invariavelmente acender a luz, mas depois acontece o que descrevi em cima, não aumentado neste caso tanto a autonomia, mas mesma assim apaga a luz, estou em crer que a centralina memoriza os parametros de condução e adapta a autonomia para esse valores quando passadas uma horas se liga o carro, fazendo depois os ajustes consoante a condução que se pratica.
quero ainda dizer que tudo isto que descrevi é em plano direito, como não tenho qualquer plano inclinado nos meus percursos não posso aferir se acontece o mesmo no caso de planos inclinados.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- marco pires
- Moderador do Fórum
pois, nos E46 acredito que seja diferente.
mas pensava que o material era igual (bomba no depósito, gestão electronica dos consumos, etc.)
mas pensava que o material era igual (bomba no depósito, gestão electronica dos consumos, etc.)
[email protected]
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Permitam que me meta ao barulho e posso afirmar uma coisa a luz da reserva pode sim ligar e depois desligar comigo já aconteceu imensas vezes. Isso serve porque li algures que o carro avalia o combustivel real bem como os quilometros que dá para fazer com esses litros logo se quando a luz acender se andar uns quilómetros com o pé levezinho e os quilómetros restantes devido a uma diminuição da média aumentarem a luz volta a apagar. Agora não sei precisar quantos quilómetros são.JOFIMO Escreveu:Boas amigo madbeetle, algo não estará bem pois os indicadores de nivel no BE dos nossos carros costuma ser fiáveis e quando a luze reserva acende não apaga mais, eu tive um Citroen Xsara quando sairam (1997) e sim conforme a inclinação assim maracava o nível do depósito de combustível, ( e memorizava) após várias reprogramações e trocas de boias nunca resolveram o problema e nunca se sabia qual os litros que tinha dentro.....eu sei que tem os meios e aptidão para ver se algo está mal :fixemadbeetle Escreveu:Não sei se será a mesma coisa ou não, mas vou contar o meu caso:
Parei o carro num plano inclinado durante um fim de semana.
Sabia que tinha meio deposito.
No domingo quando foi para vir embora ele marcava quase vazio, e tinha aluz da reserva acesa.
Andei quase uns 100km até voltar ao normal, foi subindo muito lentamente, apagou a luz e voltou a marcar meio deposito.
O carro não tem qualquer problema e marca sempre bem.
Penso que se deve a ter algum sistema para que não dê falsos alarmes de reserva, no meu caso deu por estar muito tempo inclinado.
Eu já li algures que estes carros tem 2 depositos e duas sondas mas só uma delas é que "lê" a outra serve para indicar ao carro quanto tem no deposito para fazer uma transfega dum deposito para outro , os depositos não têm ligação interna entre eles embora pareça pelo lado de fora.
É possivel com o DIS ou NCS ler as duas sondas e ficar a saber se estam a ler bem ou não.
-
- Membro Gold
Ainda ontem acendeu a luz a direito ficou a marcar 138km (range) e não voltou a apagar , apagou hoje de manhã quando chupou 90,25 € Galp GForce
nfire

INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Mas tentaste que o range subisse novamente acima dos 138km? Eu reparei que se passar determinado valor novamente ele desliga.
-
- Membro Gold
não vai descendo gradualmente conforme o "peso" do pé.....L.Sousa Escreveu:Mas tentaste que o range subisse novamente acima dos 138km? Eu reparei que se passar determinado valor novamente ele desliga.
- marco pires
- Moderador do Fórum
deve ter a ver com o facto de os nossos serem E39, está provado que nos E39 é assim que acontece.
nos E46 pelos visto é diferente.
nos E46 pelos visto é diferente.
[email protected]