E46 320d não pega possivelmente imobilizador

Secção para modelos Série 3

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JOFIMO
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Re: E46 320d não pega possivelmente imobilizador

Mensagem por JOFIMO »

vivas soares Escreveu:Boas Jofimo,

ao contrario do que me disse o mecânico acabou por não passar para ver o carro, preciso do carro na segunda decidi meter mãos à obra...
Comecei por verificar no canhão da chave com um busca pólos 12v se quando rodava passava corrente, e sim havia um dos fios que só tinha corrente quando rodava a chave, ou seja, o interruptor da ignição não era.
Contudo caso não reconhecesse a chave o ews não deixaria passar corrente para a bobine de chamada, precisava de eliminar esta possibilidade...
Então desmontei os resguardos superiores, e com a ajuda de um amigo que me rodava a chave verifiquei que chegava corrente à bobine de chamada (fio preto fino). Ainda assim, antes de empurrar o carro para fora da garagem decidi experimentar a chave sem o chip para ver se chegava corrente na mesma, o que em condições normais de funcionamento não pode acontecer, então só com a lamina da chave, sem o miolo, pedi ao meu amigo para rodar e assim nada, não chegava corrente à bobine!

Problema resolvido só podia ser a bobine de chamada avariada, foi então que levantei o carro e tirei o resguardo inferior, e reparei que existia outro fio preto fino igual ao que fica pela parte superior, que me parece fazer exactamente o mesmo que o outro que fica pela parte superior, ou seja, chave com chip chegava corrente, chave sem chip, nada!

Experimentei então então dar umas pancadas no motor de arranque e nada, tudo na mesma, tiramos o carro da garagem e deixeio descer pela rua e pegou de engate normalmente.

Deixei-o trabalhar um pouco e desliguei-o, tentei ligar e nada, nem sinal...

Tinha que ser a bobine, voltei a ligar e deixei-o na entrada de minha casa por forma a poder ligá-lo de engate no final do almoço...
depois de almoçar em vez de desligar a bateria desliguei apenas o cabo na caixa que existe no capot para ligar os cabos, fui experimentar se tinha corrente dentro do carro, e vi que tinha em tudo e que apenas não ligava a luz da bateria quando ligava a chave...voltei a ligar esse cabo e a luz da bateria já ligava o que é normal, mas não experimentei se ele ligava com o motro de arranque.

Como tinha que o voltar a por na garagem que é a subir, liguei-o novamente de engate e pus-lo no sitio para desmontar a bobine de chamada para ir comprar uma...desliguei-o e experimentei ligar com a chave e pegou!!!

Desde aí já tentei vezes sem conta e pega sempre, será que teve a ver com o facto de desligar a corrente que vai da bateria para a bobine de chamada...só pode ter sido isso!!!

Isto poderia acontecer se fossem as escovas do motor de arranque gastas, e que tivesse ficado numa posição em que não tocassem, agora com a bobine não tem lógica!!!

Vou esperar que ele me deixe ficar mal novamente para tirar o motor de arranque e verificar as escovas e substituir a bobine de chamada...

Cumprimentos
Boas pelo que li ou são escovas ou bobine de chamada na sucata, se o imibilizador cortar o motor de arranque roda e o motor também só que não pega, pois corta a alimentação electrica da DDE à bomba injectora, quanto a teres desligado o cabo de "chucha" que sai da caixa preta do compartimento do motor para o motor de arranque, não vem da bateria esse junta-se é com ele no perno do motor de arranque e serve para se ligar os cabos para dar arranque auxiliar, atenção que não é fácil trocar o motor de arranque debaixo do carro sem elevador, e desliga a bateria senão podes furar o intercooler àgua/óleo, evita andares a meter o motor a pegar de empurrão.
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

vivas soares
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Re: E46 320d não pega possivelmente imobilizador

Mensagem por vivas soares »

JOFIMO Escreveu:
vivas soares Escreveu:Boas Jofimo,

ao contrario do que me disse o mecânico acabou por não passar para ver o carro, preciso do carro na segunda decidi meter mãos à obra...
Comecei por verificar no canhão da chave com um busca pólos 12v se quando rodava passava corrente, e sim havia um dos fios que só tinha corrente quando rodava a chave, ou seja, o interruptor da ignição não era.
Contudo caso não reconhecesse a chave o ews não deixaria passar corrente para a bobine de chamada, precisava de eliminar esta possibilidade...
Então desmontei os resguardos superiores, e com a ajuda de um amigo que me rodava a chave verifiquei que chegava corrente à bobine de chamada (fio preto fino). Ainda assim, antes de empurrar o carro para fora da garagem decidi experimentar a chave sem o chip para ver se chegava corrente na mesma, o que em condições normais de funcionamento não pode acontecer, então só com a lamina da chave, sem o miolo, pedi ao meu amigo para rodar e assim nada, não chegava corrente à bobine!

Problema resolvido só podia ser a bobine de chamada avariada, foi então que levantei o carro e tirei o resguardo inferior, e reparei que existia outro fio preto fino igual ao que fica pela parte superior, que me parece fazer exactamente o mesmo que o outro que fica pela parte superior, ou seja, chave com chip chegava corrente, chave sem chip, nada!

Experimentei então então dar umas pancadas no motor de arranque e nada, tudo na mesma, tiramos o carro da garagem e deixeio descer pela rua e pegou de engate normalmente.

Deixei-o trabalhar um pouco e desliguei-o, tentei ligar e nada, nem sinal...

Tinha que ser a bobine, voltei a ligar e deixei-o na entrada de minha casa por forma a poder ligá-lo de engate no final do almoço...
depois de almoçar em vez de desligar a bateria desliguei apenas o cabo na caixa que existe no capot para ligar os cabos, fui experimentar se tinha corrente dentro do carro, e vi que tinha em tudo e que apenas não ligava a luz da bateria quando ligava a chave...voltei a ligar esse cabo e a luz da bateria já ligava o que é normal, mas não experimentei se ele ligava com o motro de arranque.

Como tinha que o voltar a por na garagem que é a subir, liguei-o novamente de engate e pus-lo no sitio para desmontar a bobine de chamada para ir comprar uma...desliguei-o e experimentei ligar com a chave e pegou!!!

Desde aí já tentei vezes sem conta e pega sempre, será que teve a ver com o facto de desligar a corrente que vai da bateria para a bobine de chamada...só pode ter sido isso!!!

Isto poderia acontecer se fossem as escovas do motor de arranque gastas, e que tivesse ficado numa posição em que não tocassem, agora com a bobine não tem lógica!!!

Vou esperar que ele me deixe ficar mal novamente para tirar o motor de arranque e verificar as escovas e substituir a bobine de chamada...

Cumprimentos
Boas pelo que li ou são escovas ou bobine de chamada na sucata, se o imibilizador cortar o motor de arranque roda e o motor também só que não pega, pois corta a alimentação electrica da DDE à bomba injectora, quanto a teres desligado o cabo de "chucha" que sai da caixa preta do compartimento do motor para o motor de arranque, não vem da bateria esse junta-se é com ele no perno do motor de arranque e serve para se ligar os cabos para dar arranque auxiliar, atenção que não é fácil trocar o motor de arranque debaixo do carro sem elevador, e desliga a bateria senão podes furar o intercooler àgua/óleo, evita andares a meter o motor a pegar de empurrão.
Cumps.
Boas,
relativamente à questão do imobilizador pelo menos no meu carro corta a corrente que vai para a bobine de chamada, uma das minhas chaves foi aberta talvez o antigo dono, e anda com um bocado de fita cola à volta para não abrir, e foi com essa que experimentei tirar a placa electronica do interior e posso garantir que agora depois de ter começado a pegar experimentei e não carro não faz nada...nem sinal, basta meter a placa e fechar a chave que o motor de arranque e claro o motor rodam logo!

Quanto ao tal cabo de "chucha" eu estive a segui-lo, o que ví é que no perdo da bobine de chamada ligam dois cabos realmente, um que vem do alternador e outro que segue para cima que é o que vai ter à caixa preta, nessa caixa preta por trás entre um cabo vermelho da com o mesmo diâmetro do que vem da bobine de chamada!

Como a bateria é na mala o cabo de alimentação tem que vir de trás, e vem pelo lado direito do carro, depois sobe até à caixa preta de de lá é que vai para a bobine de chamada, onde liga depois o cabo do alternador!

Não sei se é assim em todos os modelos mas o meu é assim, por isso quando desliguei o cabo na caixa preta deixou de existir corrente na bobine de chamada...

Sim o motor de arranque é do caraças para tirar pelo que me parece, quantos parafusos é que o seguram são dois ou três?

Obrigado pelas dicas!

Cumprimentos.

JOFIMO
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Localização: Perto da Capital

Re: E46 320d não pega possivelmente imobilizador

Mensagem por JOFIMO »

vivas soares Escreveu:
JOFIMO Escreveu:
vivas soares Escreveu:Boas Jofimo,

ao contrario do que me disse o mecânico acabou por não passar para ver o carro, preciso do carro na segunda decidi meter mãos à obra...
Comecei por verificar no canhão da chave com um busca pólos 12v se quando rodava passava corrente, e sim havia um dos fios que só tinha corrente quando rodava a chave, ou seja, o interruptor da ignição não era.
Contudo caso não reconhecesse a chave o ews não deixaria passar corrente para a bobine de chamada, precisava de eliminar esta possibilidade...
Então desmontei os resguardos superiores, e com a ajuda de um amigo que me rodava a chave verifiquei que chegava corrente à bobine de chamada (fio preto fino). Ainda assim, antes de empurrar o carro para fora da garagem decidi experimentar a chave sem o chip para ver se chegava corrente na mesma, o que em condições normais de funcionamento não pode acontecer, então só com a lamina da chave, sem o miolo, pedi ao meu amigo para rodar e assim nada, não chegava corrente à bobine!

Problema resolvido só podia ser a bobine de chamada avariada, foi então que levantei o carro e tirei o resguardo inferior, e reparei que existia outro fio preto fino igual ao que fica pela parte superior, que me parece fazer exactamente o mesmo que o outro que fica pela parte superior, ou seja, chave com chip chegava corrente, chave sem chip, nada!

Experimentei então então dar umas pancadas no motor de arranque e nada, tudo na mesma, tiramos o carro da garagem e deixeio descer pela rua e pegou de engate normalmente.

Deixei-o trabalhar um pouco e desliguei-o, tentei ligar e nada, nem sinal...

Tinha que ser a bobine, voltei a ligar e deixei-o na entrada de minha casa por forma a poder ligá-lo de engate no final do almoço...
depois de almoçar em vez de desligar a bateria desliguei apenas o cabo na caixa que existe no capot para ligar os cabos, fui experimentar se tinha corrente dentro do carro, e vi que tinha em tudo e que apenas não ligava a luz da bateria quando ligava a chave...voltei a ligar esse cabo e a luz da bateria já ligava o que é normal, mas não experimentei se ele ligava com o motro de arranque.

Como tinha que o voltar a por na garagem que é a subir, liguei-o novamente de engate e pus-lo no sitio para desmontar a bobine de chamada para ir comprar uma...desliguei-o e experimentei ligar com a chave e pegou!!!

Desde aí já tentei vezes sem conta e pega sempre, será que teve a ver com o facto de desligar a corrente que vai da bateria para a bobine de chamada...só pode ter sido isso!!!

Isto poderia acontecer se fossem as escovas do motor de arranque gastas, e que tivesse ficado numa posição em que não tocassem, agora com a bobine não tem lógica!!!

Vou esperar que ele me deixe ficar mal novamente para tirar o motor de arranque e verificar as escovas e substituir a bobine de chamada...

Cumprimentos
Boas pelo que li ou são escovas ou bobine de chamada na sucata, se o imibilizador cortar o motor de arranque roda e o motor também só que não pega, pois corta a alimentação electrica da DDE à bomba injectora, quanto a teres desligado o cabo de "chucha" que sai da caixa preta do compartimento do motor para o motor de arranque, não vem da bateria esse junta-se é com ele no perno do motor de arranque e serve para se ligar os cabos para dar arranque auxiliar, atenção que não é fácil trocar o motor de arranque debaixo do carro sem elevador, e desliga a bateria senão podes furar o intercooler àgua/óleo, evita andares a meter o motor a pegar de empurrão.
Cumps.
Boas,
relativamente à questão do imobilizador pelo menos no meu carro corta a corrente que vai para a bobine de chamada, uma das minhas chaves foi aberta talvez o antigo dono, e anda com um bocado de fita cola à volta para não abrir, e foi com essa que experimentei tirar a placa electronica do interior e posso garantir que agora depois de ter começado a pegar experimentei e não carro não faz nada...nem sinal, basta meter a placa e fechar a chave que o motor de arranque e claro o motor rodam logo!

Quanto ao tal cabo de "chucha" eu estive a segui-lo, o que ví é que no perdo da bobine de chamada ligam dois cabos realmente, um que vem do alternador motor de arranque e outro que segue para cima que é o que vai ter à caixa preta, nessa caixa preta por trás entre um cabo vermelho da com o mesmo diâmetro do que vem da bobine de chamada!o que vem da bateria

Como a bateria é na mala o cabo de alimentação tem que vir de trás, e vem pelo lado direito do carro, depois sobe até à caixa preta de de lá é que vai para a bobine de chamada, onde liga depois o cabo do alternador!

Não sei se é assim em todos os modelos mas o meu é assim, por isso quando desliguei o cabo na caixa preta deixou de existir corrente na bobine de chamada... são todos iguais

Sim o motor de arranque é do caraças para tirar pelo que me parece, quantos parafusos é que o seguram são dois ou três? dois parafusos torx apertados pelo lado da caixa

Obrigado pelas dicas!

Cumprimentos.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

vivas soares
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O meu Carro:: BMW 320d e46 2001/03

Re: E46 320d não pega possivelmente imobilizador

Mensagem por vivas soares »

Ok, foram esses dois parafusos que eu vi... pensei é que tivesse mais algum que não conseguisse ver!

para já continua a pegar sempre bem e já o desliguei e voltei a ligar ao longo do dia seguramente 10 ou 12 vezes e sempre sem problema!

Quando me deixar mal novamente vou fazer uma revisão ao motor de arranque!

Obrigado pelas dicas!

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