Oleo na admissao (motor atmosferico)

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

osalvador
Membro Juvenil
Registado: 04 nov 2013, 19:32
O meu Carro:: BMW 320i e36 1996

Re: Oleo na admissao (motor atmosferico)

Mensagem por osalvador »

JM318is Escreveu:Melhora o ar que entra no motor mas és capaz de nao notar nada,

assim sendo normal deixo estar xD
Visitem o projecto :) viewtopic.php?f=101&t=65040

Pessoal de Vila Real a Bragança, estou a tentar criar encontros por estes lados mas por enquanto so somos 3 carros. Uma ajudinha seria bem vinda :D

casaleiro_fml
Membro Juvenil
Registado: 17 dez 2011, 11:54
O meu Carro:: bmw E36 318IS

Mensagem por casaleiro_fml »

vé daqui a uns kms se nao notas nada de anormal... desde que o óleo não desapareça exageradamente no cárter e tenhas inundações de óleo na admissão deixa estar, que até lubrifica as válvulas.... hehehhe
my BMW Imagem

osalvador
Membro Juvenil

Mensagem por osalvador »

casaleiro_fml Escreveu:vé daqui a uns kms se nao notas nada de anormal... desde que o óleo não desapareça exageradamente no cárter e tenhas inundações de óleo na admissão deixa estar, que até lubrifica as válvulas.... hehehhe
vou limpar esse oleo todo e ver se se suja assim muito rapidamente xD lubrifica?? ahah so é pena nao dar muito uso que sou do tipo a arrastar o carro em vez de pisar o acelerador xD mas é claro que por vezes sem transito à noite umas retundas de lado ou uma autoestrada convida o acelerador a baixar-se ahah

Pessoal de Vila Real a Bragança, estou a tentar criar encontros por estes lados mas por enquanto so somos 3 carros. Uma ajudinha seria bem vinda :D

tiago blanquet
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30

Mensagem por tiago blanquet »

Amigo isso e simples e apenas o respiro da cabeca do motor que ta ligado a tubagem da icv que por sua vez acaba no colector de admissao.

O sistema e meramente uma questao de emissoes. O movimento do oleo na cabeca liberta vapores de oleo que sao depois aspirados para a admissao para serem queimados. E perfeitamente normal nesse motor com essa idade gerar um pouco mais de vapor e o mesmo acaba a condensar nas paredes do colector de admissao.

Eu aconselhava-te a fazeres um bypass para um oil catch can.

Vantagens disto sao:
Deixas de acumular crude na icv ( se a tirares vais ver que esta preta)
Acabas com o oleo no colector de admissao
Evitas depositos de carvao por nao tares a queimar vapores de oleo ao inves de uma mistura limpa de ar gasolina.
Marginal melhoria de peerformance devido a entrada de ar limpo e fresco.

E uma mod basica de se fazer e nao tem implicacoes no ipo.

osalvador
Membro Juvenil

Mensagem por osalvador »

tiago blanquet Escreveu:Amigo isso e simples e apenas o respiro da cabeca do motor que ta ligado a tubagem da icv que por sua vez acaba no colector de admissao.

O sistema e meramente uma questao de emissoes. O movimento do oleo na cabeca liberta vapores de oleo que sao depois aspirados para a admissao para serem queimados. E perfeitamente normal nesse motor com essa idade gerar um pouco mais de vapor e o mesmo acaba a condensar nas paredes do colector de admissao.

Eu aconselhava-te a fazeres um bypass para um oil catch can.

Vantagens disto sao:
Deixas de acumular crude na icv ( se a tirares vais ver que esta preta)
Acabas com o oleo no colector de admissao
Evitas depositos de carvao por nao tares a queimar vapores de oleo ao inves de uma mistura limpa de ar gasolina.
Marginal melhoria de peerformance devido a entrada de ar limpo e fresco.

E uma mod basica de se fazer e nao tem implicacoes no ipo.
Entao basicamente é tirar aquele tubinho e ligar a um deposito? E tapar o da admissao clarro .. é assim tao simples?
Sou capaz de ver isso

Obrigado pela resposta :)

casaleiro_fml
Membro Juvenil

é isso mesmo...
my BMW Imagem

osalvador
Membro Juvenil

Mensagem por osalvador »

casaleiro_fml Escreveu:é isso mesmo...
entao isso sao 15min lol carro mais limpo, melhor consumo pelos vistos...

e posso por a deitar o oleo para fora? tipo cm um filtro...?

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Melhor consumo? Não...isso não influencia o rendimento do motor, a não ser na potência máxima, no caso extremo do colector estar muito mau.
Imagem

casaleiro_fml
Membro Juvenil

poder podes, mas na IPO n passa e andas a por pras estradas, o que não é nada bom... usa um deposito...

a parte dos consumos e performance... é que coiso... é mais pro lado psicológico...
my BMW Imagem

tiago blanquet
Membro Juvenil

Imagem

Pelo que tou a ver se isto ta correcto o teu motor ja devera ter uma valvula com separador de oleo. No meu 25i funciomava directo. Esse sistema e um pouco mais complexo. Penso que essa valvula trabalha com vacuo da admissao abrindo e deixando passar os gases para ventilar a cabeca do motor. Tem depois na mesma valvula em baixo um separador de oleo para condensar esse oleo e depois manda de volta pro carter por isso ate esta bem feito. O problema e que esse separador de oleo nao e mais que um copo oco com um parede de plastico no meio isso e pouco eficaz e muito do vapor saturado passa para admissao.

O numero 3 deve ter uma mangueira que liga aquela curva de borracha entre a borboleta e o sensor de massa de ar. Tens que desligar essa mangueira daì e tapar o buraco na curva. Nao desligues é o outro que é o que liga a ICV.

Agora so terias que ligar essa mangueira que desligaste da curva e mandar pra dentro duma lata oil catch. Mas como tens essa valvula que deve funcionar com vacuo ao desligares ela vai ficar sempre fechada e nao vai ventilar nada. Por isso aconselho-te anular a valvula completamente. Tiras a valvula e ligas o tubo do 1 ao 4 com um "T" e depois outro tubo do T ao oil catch e fica despaxado.

tiago blanquet
Membro Juvenil

Nao ponhas a ventilar livre vais tar a mandar pro chao e ma onda. No ipo so se tiver mesmo obvio a mangueira a mandar pro chao e que poderao dizer algo senao nao chateiam. Foi das 1as coisas que fiz no 25i e nunca me chatearam no ipo e tinha a lata mesmo ali a frente com tubagens de silicone azuis. Desde que tenhas la o filtro de caixa original vale tudo

osalvador
Membro Juvenil

Mensagem por osalvador »

Tenho que procurar essa valvula quando tiver tempo...
Resumindo, ligo o 1 ao 4 (tiro essa tal valvula) e do 4 vai para um deposito. Tapo o buraco da admissao e esta a andar?
Sendo assim nem é muito complicado... aproveito e ponho a admissao a brilhar xD

Obrigado pela ajuda. Vou ver se encontro a tal valvula e mando foto xD

tiago blanquet
Membro Juvenil

E isso basicamente. Os m50 n tem essa valvula sequer. Poe ai umas fotos dps

osalvador
Membro Juvenil

Mensagem por osalvador »

Vi a tal valvula debaixo do sensor de posicao da borbeleta e dela propria. Nao tirei foos pk foi um dia intenso. Primeiro o motor de arranq colou. Fazia cliq e ia abaixo sem sequer dr uma volta. Depois eu e os vizinhos empurramos o carro para por a trabalhar de empurrao e nao vimos o cao da vizinha que se pos a frente do carro. Passeu por cima dele. Ficou com as costelas esmagadas e morreu passados poucos minutos :( la se pos o carro a trabalhar e o motor de arranq descolou e ficou a funcionar. Ja me tinha acontecido no peugeot, mas como o motor de arranque do peugeot fica mais à mao bastou dar-lhe duas marteladas para descolar e funcionar lol... pronto isto tudo para me desculpar de nao por fotos.
Amanha se tiver tempo de fazer a engenhoca eu faço e prometo tirar fotos ate paa se mais pessoal quiser fazer isto ja esta aqi tudo explicado xD
Abraços

Responder

Voltar para “Mecanica”