Problemas com o turbo

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Re: Problemas com o turbo

Mensagem por cap »

JPimpao01 Escreveu:n era suposto todo o circuito de vácuo perder vácuo? Inclusive a EGR? O que me faz confusão é o tubo da EGR ter vácuo.
É normal. Se reparares tanto o circuito do vácuo de actuação do turbo, como o da egr têm os seus tubos finos ligados a um grosso que vai do servo-ao-freio até ao depressor. Se o corte no tubo que alimenta o actuador do turbo for perto do mesmo, poderá muito bem não haver vácuo suficiente para mexer o actuador e haver no resto.
Imagem

agaspar
Membro Iniciado
Registado: 25 ago 2006, 12:05
O meu Carro:: BMW 730d E65 - 2006/03

Mensagem por agaspar »

JPimpao01 Escreveu: agaspar, sim realmente já via que o 9 está bastante ressequido... mas aquele é diferente dos outros tem um género de uma malha à volta.... isso qq casa vende isso.... na zona de LX alguma casa q esteja aberta sábado de manhã?....
Acho que deve haver em qualquer casa de peças. Eu não comprei directamente, o meu mecânico tinha lá ao rolo na oficina... Mas lembro-me que tive o mesmo problema à uns anos no meu Rover 418TD e comprei um bocado de tubo desse com malha numa casa de peças perto do cemitério de Benfica...
JPimpao01 Escreveu: Terá sido da lavagem que dei com máquina de pressão q tenha rebentado com algum tubo/danificado alguma elctrovalvula?

Uma última questão para não chatear mais, mas n era suposto todo o circuito de vácuo perder vácuo? Inclusive a EGR? O que me faz confusão é o tubo da EGR ter vácuo.....

Este carro está uma vergonha..... a sair da CREL para a A5 na subida não se mexe, parece um fugareiro..... por uma porcaria sem jeito nenhum..... espero ansiosamente que seja apenas um mísero tubo de vácuo....

Andar assim com o carro não coloca em risco a fiabilidade do turbo? Em principio não.... espero....
Logo à noite já devo ter mais novidades....
O meu na CREL na subida antes da saída para Belas, vindo de Alverca, não passava dos 140 :(
Acho que não deve fazer muito mal, mas não sei...

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Epá estou preocupado estive a falar com um mecânico amigo que me disse q pode ser o colector rachado..... :wall :wall :wall :wall :wall

Bem tenho q tirar a limpo a cena dos tubos de vácuo....

Alguem me pode dizer como detecto se é o colector rachado? Falou-me em à carga medir a pressão de entrada.....

-- Sexta Ago 21, 2009 10:10 pm --

Bem amigos axo que resolvi a charada:

Depois disto:

Imagem

Disto:

Imagem

e disto.....

Imagem

Afinal era este FDP que qdo lhe meti a boca numa das pontas deixava passar ar que eu sei lá.... se calhar já andava assim à muito, pois de vez em qdo n sentia o carro o mesmo e reparei que mexendo no tubo ele havia alturas que fazia vácuo, mas já está feito num 8..... "amanhã bem cedinho tu vais ver" (como no vitinho) vou procurar um tubo novo e espero que seja desta ;)

Imagem
Imagem

Escusado será dizer que o colector teve que saltar mais uma vez fora..... FDX
Dizem que n ha duas sem três, vamos ver se fica por aqui :ajuda :ajuda
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Tens esses tubos todos a precisarem de ser substituidos...espero que fique resolvido. Alguma ajuda que precises é só apitares.

agaspar
Membro Iniciado
Registado: 25 ago 2006, 12:05
O meu Carro:: BMW 730d E65 - 2006/03

Mensagem por agaspar »

Grande diagnostico :) Esses tubos são tramados porque começam a perder só às vezes, no meu nem consegui descobrir onde perdia com ele fora, como deixou de fazer curvas parecia bom. O mecanico disse que era nas ligações...
Troca já os tubos todos. Isso é barato e evitas problemas no futuro próximo.
Esperemos que fique tudo ok ;)

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Muitas das vezes o problema é dos tubos e acaba-se por substituir outras peças mais caras... está resolvido e a andar... :D
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

JPimpao01 Escreveu:Epá estou preocupado estive a falar com um mecânico amigo que me disse q pode ser o colector rachado..... :wall :wall :wall :wall :wall

Bem tenho q tirar a limpo a cena dos tubos de vácuo....

Alguem me pode dizer como detecto se é o colector rachado? Falou-me em à carga medir a pressão de entrada.....

-- Sexta Ago 21, 2009 10:10 pm --

Bem amigos axo que resolvi a charada:

Depois disto:

Imagem

Disto:

Imagem

e disto.....

Imagem

Afinal era este FDP que qdo lhe meti a boca numa das pontas deixava passar ar que eu sei lá.... se calhar já andava assim à muito, pois de vez em qdo n sentia o carro o mesmo e reparei que mexendo no tubo ele havia alturas que fazia vácuo, mas já está feito num 8..... "amanhã bem cedinho tu vais ver" (como no vitinho) vou procurar um tubo novo e espero que seja desta ;)

Imagem
Imagem

Escusado será dizer que o colector teve que saltar mais uma vez fora..... FDX
Dizem que n ha duas sem três, vamos ver se fica por aqui :ajuda :ajuda
Boas não me digas que ainda queres mais problemas :lol1 :lol1 mas estou a ver que estás feito um "mechanico" e pêras, assim é que é João, quando se tira fora o colector tem de se ter muito cuidado com os tubos pois estão sempre muito presos e ressequidos, mas vi que já te safaste e bem.Abraço
(N.B. Desculpa não ter ajudado antes mas só agora entrei e vi o teu post)
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Tudo resolvido ;)

Substitui todos os tubos de vácuo (com à excepcção de uns que iam para baixo do motor que ainda estavam erm mto bom estado) E só posso dizer uma coisa, foi das melhores mod's que fiz até hoje ;)

A embraiagem está nova, a direcção já não está pesada e para o pessoal anti-PKE, já não faz fumo!!!!

Só pecou por ter sido tão tardia.

Cumps a todos os que me ajudaram, mas só posso dizer, prova superada!!!!

JOFIMO, tranquilo ;) se estivesse atrapalhado sabia onde ir bater :D Obrigado.
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

AcesHigh
Membro Senior
Registado: 16 fev 2008, 19:09
O meu Carro:: BMW F10 520d - 07/2015

Mensagem por AcesHigh »

epa o meu tambem ta a fazer uma fumarada do caraças mas desenvolve bem!..... só noto mesmo que nao passa dos 230 e o fumo, claro....

poderá ser de algum desses tubos?
tambem tenho o tubo da EGR desligado mas notei que nao ta tapado.... será que me entro alguma cena marada la pra dentro?.... :shock:
actual: F10 520d '15 Auto M-Sport
520d:Imagem
...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:Imagem

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

AcesHigh, uma mosca morta.... No verão é só moscas e etc... tenho sempre a frente cheia de lixo...
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

AcesHigh Escreveu:epa o meu tambem ta a fazer uma fumarada do caraças mas desenvolve bem!..... só noto mesmo que nao passa dos 230 e o fumo, claro....

tambem tenho o tubo da EGR desligado mas notei que nao ta tapado.... será que me entro alguma cena marada la pra dentro?.... :shock:
Nao... se faz fumo é porque le ar e se le ar é porque o turbo está a trabalhar decentemente. Pode é haver alguma fuga nas tubagens entre o turbo-intercooler-colector de admissão e nao é saudável! Tambem as temperaturas nao ajudam, mas o teu é suposto ser o anti-fumo!
Trata de examinar os tubos.

Helder_85
Membro Juvenil
Registado: 05 nov 2008, 00:17
O meu Carro:: 320D Touring E91

Mensagem por Helder_85 »

E eu ainda me considero azarado.... bem... nem comento....
Boa sorte com isso.
Abraço João
E91 320D Silver - IDrive
A minha menina: viewtopic.php?f=1&t=32473
Imagem

AcesHigh
Membro Senior
Registado: 16 fev 2008, 19:09
O meu Carro:: BMW F10 520d - 07/2015

Mensagem por AcesHigh »

TdiSportR Escreveu:
AcesHigh Escreveu:epa o meu tambem ta a fazer uma fumarada do caraças mas desenvolve bem!..... só noto mesmo que nao passa dos 230 e o fumo, claro....

tambem tenho o tubo da EGR desligado mas notei que nao ta tapado.... será que me entrou alguma cena marada la pra dentro?.... :shock:
Nao... se faz fumo é porque le ar e se le ar é porque o turbo está a trabalhar decentemente. Pode é haver alguma fuga nas tubagens entre o turbo-intercooler-colector de admissão e nao é saudável! Tambem as temperaturas nao ajudam, mas o teu é suposto ser o anti-fumo!
Trata de examinar os tubos.

pois... no 1º dia da repro estava perfeito. depois entrou em safe e começou a fazer isto...

eu ja notei que num dos tubos que liga ao IC está sempre sujo de oleo, na junção com o IC mais propriamente...
o Ricardo, aqui em Palhais, limpou os tubos quando tirei os Cats, passado uns dias estava novamente sujo de oleo apenas o esquerdo. o direito está sempre limpo. :roll:

tou desconfiado que seja nesse tubo alguma fuga mas nao ouço nada de ar a sair... deve ser mesmo ligeiro mas que me afecta os valores.
so vejo é carvao a sair lololol

tava a ver se o Gouveia montava o ICXL pra ficar com o tubo antigo dele, so pra tirar as teimas.... :wink1

p.s: no outro dia a subir, enchi de fumo negro um Focus 2.0 TDCI, nem o via pelo retrovisor :onfire :onfire
:lol1 :lol1 :lol1

JPimpao01 desculpa estar a usar o teu topico :fixe
actual: F10 520d '15 Auto M-Sport
520d:Imagem
...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:Imagem

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

AcesHigh, posso-te emprestar o meu intercooler original sem problemas, mas tens que ver de onde é a fuga. Mesmo que ligeira, escapa-se sempre ar!

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Boas é normal existir um pouco de óleo entre o turbo e a EGR (tubos,intercooler), mas nada de exageros, uma leve baba.Isso não é problema nenhum pois sai sempre um puco de óleo do turbo nem que seja num motro novo.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Responder

Voltar para “Mecanica”