Aqui fica uma citação de alguem que fez a explicação noutra página.
De tempos em tempos, temos de limpar os nossos filtros laváveis, uma vez que os mesmos ficam colmatados. Esse tempo é variável e depende também do uso que nós damos ao carro, se andarmos apenas em estrada, esse intervalo pode ser alargado, se fizermos off road, ou andarmos em zonas empoeiradas ele deve ser encurtado.
O material necessário para esta limpeza é:
* Um shampoo próprio para a limpeza do filtro.
* Óleo em spray que convém ser da própria marca do filtro, uma vez que as viscosidades variam consoante o fabricante e o tipo de elemento de que o filtro é feito.
* Um balde ou bacia e um pincel para escovar as zonas sujas do filtro.
Depois de removido o filtro da caixa de ar, realizam-se os seguintes passos:
Nesta imagem pode ver-se o filtro ainda sujo.
Com esta operação sai sempre muita sugidade do filtro. Com a ajuda de um pincel pode-se retirar ainda mais sugidade.
Nesta foto identificamos os dois principais produtos que são usados, o produto de limpeza e o óleo para o filtro. De preferência devem ser usados produtos da marca do filtro oou usados em filtros de tipo similar.
Agora devemos colocar um pouco de produto de limpeza no balde ou na bacia e encher com água, deixando o filtro de molho por um tempo sempre superior a 10 minutos, eu costumo deixar por volta de 30 minutos. Poderá ser usada água corrente mas com pouca pressão para ajudar a limpar. Ter em atenção que o sentido deve ser o contrario ao da passagem do ar.
Passado esse tempo de molho, devemos tirar o filtro e passa-lo por água corrente e depois deixar secar ao natural. Quando o filtro estiver absolutamente seco, devemos passar uma camada de óleo em spray adequado ao filtro em causa. Devemos aplicar à uma distância de mais ou menos 30 cms, uma camada uniforme em todo o filtro. Passado 10 minutos devemos repetir essa operação completando zonas que tenham ficado sem óleo.
Depois de feita todas essas operações, o filtro está pronto a entrar em serviço de novo, faltando apenas montar no carro.Na foto mostra-se um filtro de admissão directa. O método de limpeza é idêntico.
Cuidados a ter:
* Não devemos usar um compressor de ar para a limpeza do filtro, uma vez que a pressão excessiva pode romper o algodão delicado do interior dos filtros.
* Nunca usar óleos como o WD-40 ou outros óleos penetrantes, uma vez que são muito finos e podem degradar o algodão que faz parte do filtro
* Nos filtros de admissão directa com partes cromadas, devemos ter o cuidado de limpar as partes cromadas do óleo, uma vez que perdem o brilho ao estarem gordurosas.
* O excesso de óleo pode fazer com que a MAF (medidor de massa de ar) se danifique prematuramente devido ao acumular de óleo em redor do filamento. Não exagerar na colocação de óleo.
Muito obrigado! A explicação esta muito boa
