O meu PASSAT anda a comer PNEUS !!!

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

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tiagofidalgo
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O meu PASSAT anda a comer PNEUS !!!

Mensagem por tiagofidalgo »

Boas,


comprei o meu passat à 6 meses e desde inicio notei que os pneus de tras tinham um desgaste irregular na parte de dentro do pneu.

sempre pensei que esse desgaste se devesse ao facto de eles terem andado à frente com a direcção desalinhada.

a direcção foi alinhada.

o facto é que esses pneus tiveram de ser trocados pois um deles já estava nas lonas.

agora o comportamento continua a manisfestar-se.

O QUE SERÁ ???

:o

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Rui_318TDS
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Re: O meu PASSAT anda a comer PNEUS !!!

Mensagem por Rui_318TDS »

tiagofidalgo Escreveu:Boas,


comprei o meu passat à 6 meses e desde inicio notei que os pneus de tras tinham um desgaste irregular na parte de dentro do pneu.

sempre pensei que esse desgaste se devesse ao facto de eles terem andado à frente com a direcção desalinhada.

a direcção foi alinhada.

o facto é que esses pneus tiveram de ser trocados pois um deles já estava nas lonas.

agora o comportamento continua a manisfestar-se.

O QUE SERÁ ???

:o
Viva,

Qual o modelo do Passat? Se for o modelo anterior 1.9tdi de 130cv é um pouco normal, isto porque, eu no meu Cordoba com o mesmo motor e devido ao elevado binário e o facto dos casquilhos serem pouco rigidos faz com que tenha muita tendência a comer os pneus dianteiros por dentro.

Eu dei cabo de 4 Bridgestone Turanza Er30, que vinham de origem com essa brincadeira da Seat. A solução foi colocar uma barra Anti-Aproximação o que ajudou a estabilizar o consumo dos pneus. Verifica o estado dos cascilhos dos braços de suspensão dianteiros para veres senão têm folga. Se tiverem quase de certeza que é isso.

Cump
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tiagofidalgo
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Re: O meu PASSAT anda a comer PNEUS !!!

Mensagem por tiagofidalgo »

Rui_318TDS Escreveu:
tiagofidalgo Escreveu:Boas,


comprei o meu passat à 6 meses e desde inicio notei que os pneus de tras tinham um desgaste irregular na parte de dentro do pneu.

sempre pensei que esse desgaste se devesse ao facto de eles terem andado à frente com a direcção desalinhada.

a direcção foi alinhada.

o facto é que esses pneus tiveram de ser trocados pois um deles já estava nas lonas.

agora o comportamento continua a manisfestar-se.

O QUE SERÁ ???

:o
Viva,

Qual o modelo do Passat? Se for o modelo anterior 1.9tdi de 130cv é um pouco normal, isto porque, eu no meu Cordoba com o mesmo motor e devido ao elevado binário e o facto dos casquilhos serem pouco rigidos faz com que tenha muita tendência a comer os pneus dianteiros por dentro.

Eu dei cabo de 4 Bridgestone Turanza Er30, que vinham de origem com essa brincadeira da Seat. A solução foi colocar uma barra Anti-Aproximação o que ajudou a estabilizar o consumo dos pneus. Verifica o estado dos cascilhos dos braços de suspensão dianteiros para veres senão têm folga. Se tiverem quase de certeza que é isso.

Cump
Mas isto acontece é atrás, à frente foi alinhado e tá tudo bem!

É um VW Passat 1.6 de 2002 [3BG (B5.5)]

Independent
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Mensagem por Independent »

Ajuste de Camber se tiver, e verificar se os travões não estão a prender as rodas!


Cumps :)

tiagofidalgo
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Mensagem por tiagofidalgo »

Independent Escreveu:Ajuste de Camber se tiver, e verificar se os travões não estão a prender as rodas!


Cumps :)
A quando da instalação do deposito de GPL o lastro do carro aumentou cerca de 30 kg .... será que faz a diferença na afinação?

Independent
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Registado: 25 nov 2006, 17:53

Mensagem por Independent »

Eu quase que apostava no camber.... quase.
Neste momento o melhor concelho que posso dar é, levas o carro a um mecanico da tua confiança e explicas a situação, não sei até que ponto o aumento de 30 kg vai alterar a situação do camber, mas penso que não muito, a media de um passageiro deve rondar os 50kg...
Toma também atenção à pressão dos pneus, em exesso come por dentro (meio do pneu), em falta por fora!
Boa sorte



Cumps :)

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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

O meu pai tem um 1.9 TDI de 115cv de 2000 já conta com 200.000 e nunca teve problemas de pneus, o primeiro jogo fez 120.000 (pirelli P6000) e estes estão um bocado comidos por fora, com 80.000 mas porque ele não alinhou a direcção durante 60.000km's...
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

tiagofidalgo
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Mensagem por tiagofidalgo »

Independent Escreveu:Eu quase que apostava no camber.... quase.
Neste momento o melhor concelho que posso dar é, levas o carro a um mecanico da tua confiança e explicas a situação, não sei até que ponto o aumento de 30 kg vai alterar a situação do camber, mas penso que não muito, a media de um passageiro deve rondar os 50kg...
Toma também atenção à pressão dos pneus, em exesso come por dentro (meio do pneu), em falta por fora!
Boa sorte



Cumps :)
pois eu tb apostava nisso só não sei se dá para afinar isso no eixo de trás! :oops:

tiagofidalgo
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Mensagem por tiagofidalgo »

pedrosousa Escreveu:O meu pai tem um 1.9 TDI de 115cv de 2000 já conta com 200.000 e nunca teve problemas de pneus, o primeiro jogo fez 120.000 (pirelli P6000) e estes estão um bocado comidos por fora, com 80.000 mas porque ele não alinhou a direcção durante 60.000km's...
Pois eu tb tenho um Peugeot 206 com um par de pneus à 110.000 km e aind afazem mais o outro par fez-me 90.000 .... neste casso já tive de meter pneus aos 60.000 e vamos ver se aos 70.000 não vai o outro par... :oops:

tiagofidalgo
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Mensagem por tiagofidalgo »

Boas,

depois de muito procurar ainda não cheguei a uma conclusão sobre a resolução mas o problema pode bem estar no valor demasiado negativo do camber.

Finalmente encontrei o relatório do ultimo alinhamento que fiz ao carro e lá estáva os valores negativos no camber das rodas traseiras:

Traseira:
Câmber Esquerda -> -2º03' valores de fábrica -> de -1º10' a -0º10'
Câmber Direita -> -1º48' valores de fábrica -> de -1º10' a -0º10'

o que "acenta que nem uma luva" no problema, ou seja, desgaste anormal na parte de dentro do pneu, mais no lado esquerdo que no lado direito.

Relatório completo
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rc
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Mensagem por rc »

isso não levou uma grande panada por trás?
a não ser que sejam sinoblocos muito, muito lixados quase que aposto que os afinadores (a existirem) não conseguem ir buscar esta diferença...

//M
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Mensagem por //M »

Boas,

Os parametros errados com o alinhamento do teu carro são os seguinte:

Frente do lado direito, tens um camber excessivo, não é muito mas para teres a ideia está assim | \, o valor do lado direito tinha que ser igual ou muito prox do lado esquerdo. Mas não é nada que te comesse assim os pneus.

Atrás tens um camber excessivo tanto do lado direito como do lado esquerdo, não terás o carro rebaixado??? Ou pode tb ser o lastro do deposito de GPL instalado na mala (de certeza que está a ajudar ao camber negativo excessivo)
De qualquer das maneiras neste caso está pior do lado esquerdo o camber (nada de preocupante), outro coisa mal e provavelmente o que te anda a fazer comer mais os pneus é a convergençia da roda esquerda traseira que está a -1º 01 comparado com o lado direito está um bocado aberta a roda. (talvez um braço de suspensão novo resolva este problema).

De qualquer das maneiras penso que o teu carro a unica afinação que têm é a convergençia do eixo diateiro. E mesmo essa se existirem fogas no eixo dianteiro perdem-se com facilidade.

Deixo-te aqui o documento da bmw em relação aos problemas de alinhamento da direcção para tirares umas ideias.

No documento o campo toe deviation=convergençia


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Boa sorte com a resolução do problema.

Cumprimentos
E= ///M*c²

tiagofidalgo
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Mensagem por tiagofidalgo »

Obrigado pela explicação //M foi mesmo de valor.

No caso do aumento do lastro estamos a falar de 30 kg em seco para o deposito GPL mas como o depósito de gasolina anda quase sempre vazio a coisa fica equilibrada.


Tenho mesmo de arranjar os valores de fabrica para este modelo. :?

Alguem pode dar umas dicas??? :oops:

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