Gostaria de saber se possivel que alteraçoes poderia fazer ao meu bote para que tenha melhor desempenho desde, filtros, linhas de escape , reprogramaçoes
o que axam melhor fazer tudo isso ou nao vale a pena
Não te aconselho a começar pela repro, até porque o teu carro é atmosférico, e as repros não fazem milagres.
Começa antes pelos princípios básicos, admissão e escape, que já tens muito onde investir.
Tal como aínda há pouco tempo referi, baseados no princípio de que quanto mais frio for o ar que entra e mais quente for o ar que sai, melhor, podemos fazer muitas coisas.
Coloca uma admissão directa com o filtro posicionado numa zona que lhe permita capturar ar o mais frio possível. É muito importante para um motor, poder respirar todo o ar que precisa.
De seguida podes investir no escape. A parte fundamental são os colectores. Para estrada uns 4-1 são um pouco radicais, por isso, talvez sejam mais adequados uns 4-2-1. O comprimento e diâmetro dos tubos vão depender dos teus objectivos, mas todos (tubos) têm de ter o mesmo comprimento.
Como melhoria podes colocar uma fita térmica específica para colectores de escape (convém retirar os colectores para colocar) que te permite reter o calor, melhorando a velocidade de saída dos gases, e isolá-los simultaneamente, baixando muito a temperatura debaixo do capot.
A escolha da panela já é mais simples.
Podes também fazer melhorias na ignição, cujas alterações mais básicas são a instalação de umas novas velas (beru silverstone, champion racing, etc...) e de uns cabos em silicone. Os da Magnecor são muito bons, especialmente os vermelhos, se bem que para carros normais não notes diferenças relativamente aos azuis.
Verifica se a tampa do distribuidor se encontra em perfeito estado, pois é importantíssimo.
Depois tens outras alterações menos "comuns", tais como:
Bielas em titânio, pistões forjados, nova/s cams, cambota aligeirada e equilibrada, culassa mais baixa (nova junta ou desgaste), instalação de ITB's, válvulas maiores, volante do motor mais leve (flywheel), entre muitas outras....
Conselho: não te dediques apenas ao motor. A transmissão é importantíssima (um LSD é mais que recomendado), tal como suspensões, travões e bons pneus.
Muito célebre a velha publicidade da Pirelli: "Power is nothing without control", por isso é importante arranjar maneira de a colocar no chão.
Abraços
BMW 2002 (1971)
BMW E24 635CSI Hartge H6S (1981)
BMW E39 530D Touring (1999)
Axo que me tiraste as duvidas todas em relação ao filtro convem ser cone ou de caixa tipo os de origem ???
E que o meu carro e rapido mas se apanho uma recta maior nao me da pica pois corta as 6500rpm a 220km o que e um pouco frustrante
Os de cone são mais performances, apesar de serem mais ruidosos.
Quanto ao tamanho, podes colocar um grande, desde que a entrada de gasolina esteja regulada com a maior entrada de ar, caso contrário o carro falha. Tem que ser feito numa máquina específica.
Quanto ao corte, só reprogramando a centralina, mas não convém abusar muito, uma vez que estamos a falar de um motor não muito rotativo, aínda por cima SOHC, e esta alteração pode prejudicar a vida de todos os componentes móveis do motor. De qualquer modo, se puseres aí às 6800-6900rpm e não andares regularmente nesses regimes, não deves correr grandes riscos.
Abraço
BMW 2002 (1971)
BMW E24 635CSI Hartge H6S (1981)
BMW E39 530D Touring (1999)
Se quiseres isso fala com a PMC tuning.... dizes que vais da parte do Cebola que ele deve-te fazer o mesmo preço que a mim (eu consegui 20% nos colectores).
O que rende muito é meteres uns catalizadores.
Fica com um ronco mesmo mau.
Eu começei pelo filtro de caixa (senti logo é barato e bom) e depois para a panela final que também senti principalmente quando a lã de vidro se foi.