Bom dia pessoal, tenho a seguinte duvida.
Alguem me pode dizer ou disponibilizar algum manual de como codificar/descodificar no DIS uma caixa de velocidades?
Eu tinha uma caixa automatica e passei para uma caixa manual de 6 Velocidades e agora sei que tenho de alterar a programação mas não sei em que modulos fazer, se alguem souber ou me poder disponibilizar algum manual fico muito agradecido
Cumpts
Codificação "Caixa Aut. para caixa Manual de 6
Moderador: Staff
- gt1progman
- Membro Senior
- Registado: 18 jan 2007, 21:29
Re: Codificação "Caixa Aut. para caixa Manual de 6
Viva Paean, não sei se existem manuais oficiais (de retrofit) para mudar de caixa auto para manual, mas a troca não é complicada mas também não é assim simples para quem não tem alguma experiência. O teu carro se não me engano é de chave de codificação do tipo FA por isso deves ter um opcional que (segundo esta lista: viewtopic.php?f=43&t=17312 ) é o 205. Este opcional tem de sair da chave.
Para isso terás de aceder as codificações ZCS/FA, tens de ler a chave de codificação central, e depois actualizar a chave retirando este opcional e por fim codificar várias ecus.
As ecus a codificar são pelo menos o quandrante (Kombi), modulo de luzes (lcm/lsz), imobilizador (ews) e a ecu de motor (dde).
A parte mais delicada da operação é que teras de re-programar a tua DDE, e isto é uma operação que deve ser feita por quem sabe. Eu não tenho experiência e a programação com o DIS não é feita da mesma forma que com os programas de repros, no entanto existe gente no forum que já o fez e te pode ajudar mais que eu.
Relembro-te que a programação da DDE implica carregar um novo firmware para a ecu e por isso dever ter uma boa fonte de corrente ligada a bateria porque a tensão na mesma não pode baixar nunca dos 9 volts senão a programação falha.
Também se o teu carro tiver steptronic (pela tal lista é o opcional 202) terás de remover este opcional da FA.
Por isso a codificação de mudança de caixa auto para manual passa por 3 pontos:
- Remover da FA os opcionais relacionados com a caixa auto (a remoção é feita na ecu onde a FA esta guardada, kombi)
- (Re)Programar a DDE para teres o firmware de caixa manual
- Codificar (ou o carro todo ou) pelo menos as ecus mais importantes e as que estão directamente relacionadas com a DDE (ews, dde, kombi e lsz).
Nota: antes de todas as codificações muito provavelmente também terás de alterar o VIN (número de chassis) longo do teu carro, pois normalmente o mesmo representa várias caracteristicas como região do carro (USA, Europa ou Asia), tipo de caixa, etc... Por isso o VIN deve ser alterado senão o DIS pode se recusar a codificar alguma ecu visto o VIN lhe dizer que o carro tem caixa auto.
Este retrofit é algo de muito interessante, por isso se tiveres possibilidades de deixar aqui algum acompanhamento no forum através de fotos e/ou printscreens seria muito bom para podermos ir acompanhando.
Abraço e bom trabalho.
Para isso terás de aceder as codificações ZCS/FA, tens de ler a chave de codificação central, e depois actualizar a chave retirando este opcional e por fim codificar várias ecus.
As ecus a codificar são pelo menos o quandrante (Kombi), modulo de luzes (lcm/lsz), imobilizador (ews) e a ecu de motor (dde).
A parte mais delicada da operação é que teras de re-programar a tua DDE, e isto é uma operação que deve ser feita por quem sabe. Eu não tenho experiência e a programação com o DIS não é feita da mesma forma que com os programas de repros, no entanto existe gente no forum que já o fez e te pode ajudar mais que eu.
Relembro-te que a programação da DDE implica carregar um novo firmware para a ecu e por isso dever ter uma boa fonte de corrente ligada a bateria porque a tensão na mesma não pode baixar nunca dos 9 volts senão a programação falha.
Também se o teu carro tiver steptronic (pela tal lista é o opcional 202) terás de remover este opcional da FA.
Por isso a codificação de mudança de caixa auto para manual passa por 3 pontos:
- Remover da FA os opcionais relacionados com a caixa auto (a remoção é feita na ecu onde a FA esta guardada, kombi)
- (Re)Programar a DDE para teres o firmware de caixa manual
- Codificar (ou o carro todo ou) pelo menos as ecus mais importantes e as que estão directamente relacionadas com a DDE (ews, dde, kombi e lsz).
Nota: antes de todas as codificações muito provavelmente também terás de alterar o VIN (número de chassis) longo do teu carro, pois normalmente o mesmo representa várias caracteristicas como região do carro (USA, Europa ou Asia), tipo de caixa, etc... Por isso o VIN deve ser alterado senão o DIS pode se recusar a codificar alguma ecu visto o VIN lhe dizer que o carro tem caixa auto.
Este retrofit é algo de muito interessante, por isso se tiveres possibilidades de deixar aqui algum acompanhamento no forum através de fotos e/ou printscreens seria muito bom para podermos ir acompanhando.
Abraço e bom trabalho.
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Eu comprei uma ecu usada porque queimei a original do meu e a que comprei era de um carro com caixa auto.
Disso só resultaram 2 problemas:
- Não aumenta automaticamente o relanti quando o carro se começa a mover como fazia antes. E a estabilização do relanti com o carro engatado também não é tão boa.
- Tenho 2 erros sempre presentes, de falha de comunicação com a caixa.
Teve ainda que ser reprogramada porque há um limitador para quando o carro está desengatado e visto que ele n comunicava com a caixa, a ecu "pensava" sempre que ele estava desengatado. Mas de qualquer maneira já ia ser reprogramada.
Neste caso o sintoma era deixar de ter força às 3800rpm, tal como esse tal limitador vem configurado.
Disso só resultaram 2 problemas:
- Não aumenta automaticamente o relanti quando o carro se começa a mover como fazia antes. E a estabilização do relanti com o carro engatado também não é tão boa.
- Tenho 2 erros sempre presentes, de falha de comunicação com a caixa.
Teve ainda que ser reprogramada porque há um limitador para quando o carro está desengatado e visto que ele n comunicava com a caixa, a ecu "pensava" sempre que ele estava desengatado. Mas de qualquer maneira já ia ser reprogramada.

- gt1progman
- Membro Senior
Alguma vez tentaste codificar de novo a DDE ? Penso que se o teu carro esta todo preparado para caixa manual e a caixa esta codificada para auto então bastaria codificar a DDE para o teu carro e Programar de novo a DDE.
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Não tentei, não posso arriscar ficar com o carro parado neste momento. 

Boas.
Esta mudança não é no meu carro.
Isto é de uma carro de um amigo meu que comprou com um motor partido e que vinha com caixa auto.~ (Nacional de 2004)
Estivemos a mudar para outro motor e caixa manual de 6Vel, amanha já devemos de acabar o carro ficando a faltar a parte da reprogramanção mas pelo que li aqui não é facil e acho que o vou aconselhar a falar com outro conhecido nosso que já tem mais esperiencia nesse tipo de codificações.
De qualquer maneira agradeço as dicas e se souberem de mais alguma coisa digam
Esta mudança não é no meu carro.
Isto é de uma carro de um amigo meu que comprou com um motor partido e que vinha com caixa auto.~ (Nacional de 2004)
Estivemos a mudar para outro motor e caixa manual de 6Vel, amanha já devemos de acabar o carro ficando a faltar a parte da reprogramanção mas pelo que li aqui não é facil e acho que o vou aconselhar a falar com outro conhecido nosso que já tem mais esperiencia nesse tipo de codificações.
De qualquer maneira agradeço as dicas e se souberem de mais alguma coisa digam
- gt1progman
- Membro Senior
O procedimento para esse carro (caso seja um E46) é o mesmo que te descrevi. A parte mais sensivel é a programação da DDE/DME de resto é tudo simples.