Venho apresentar o último trabalho realizado, desta feita, um Detalhe Exterior a um magnífico Porsche GT3 de 2000.
Falando do carro e do processo. Este carro já fez parte de uma colecção privada, e como tal eu esperava que estivesse bem estimado. Infelizmente não podia estar mais enganado! Mesmo tentando tratar bem dos carros, tendo o hábito de o manter limpos, se não se conhecer as técnicas/produtos adequados, ao fim de algum tempo o que se consegue é estragar o carro e as suas superfícies.
Avançando para as fotos, vendo no geral o carro até apresentava bom aspecto. Alguma sujidade fruto das chuvas recentes e pouco mais...




Começou-se então pela lavagem, descontaminação e secou-se o carro.



Depois de seco começou-se a medir a espessura da pintura. Este carro já tinha vários painéis re-pintados, da pintura original só sobravam as portas, o tejadilho e a zona superior da mala.
Valores normais

Valores de alguns painéis re-pintados


Depois de avaliada a margem de manobra ligaram-se os holofotes e viu-se o real estado do carro... afinal não estava assim tão bem tratado. As imagens falam por si.







Avançou-se finalmente para a correcção de pintura.
A pintura original Porsche é macia, até de mais! De modo que temos de usar velocidades baixas para não aquecer em demasia os painéis, sendo que nessa altura o polish começa a "empapar" e não se consegue nada, senão hologramas horríveis!
Por outro lado a re-pintura era dura como pedra e eram precisas velocidades bastante elevadas para se conseguir alguns resultados. No entanto, foi preciso repetir várias passagens em alguns locais.
Comecei pela asa traseira. Como era plana e a uma boa altura, era óptima para se fazerem alguns testes para decidir qual a melhor combinação esponja/polish para conseguir corrigir a pintura.
Aqui o antes...

E o depois... pelo menos para a pintura "dura" já se tinha acertado no setup.

Ao pormenor

A segunda razão de ter começado pela asa, era que queria desmonta-la! Assim conseguia-se acesso a todas as zonas, para tentar alcançar uma correcção de pintura a 100% ou perto disso.

Toda a traseira apresentava vários defeitos, como tal foram sendo corrigidos de cima até à zona inferior da asa



Entretanto avanço-se para o tejadilho...

Depois os painéis traseiros...


E para a porta...



Aqui o pormenor da correcção dos puxadores. Sendo uma zona mais pequena foram precisos cuidados redobrados.


Um dos painéis frontais também já corrigido. Veja-se a diferença para o capot.

Saltou-se então para a mala.

E tratou-se da lateral contrária.

Só faltava então o capot, e mais umas fotos 50-50.



A correcção estava perto dos 100% nesta altura.

E o símbolo traseiro já apresentava outro aspecto... mais digno do seu significado!

Nova lavagem para retirar o pó e os restos de polish e era hora de proteger a pintura. O combinado tinha sido Swissvax.

Depois trataram-se de outros pormenores... como as ponteiras que foram polidas.

Bem como cavas limpas e condicionadas, jantes limpas e seladas, pneus limpos e condicionados, plásticos e borrachas condicionadas, vidros selados, etc.
Depois de tudo concluído tirara-se umas fotos apenas com a luz do holofote para se ver o nível de correcção de pintura.


Já me esquecia, os grupos ópticos também foram polidos e protegidos.

E voltando à pintura e ao seu nível de correcção.








E umas já com a iluminação habitual, de forma a ver o brilho final.






Normalmente eu terminaria a reportagem por aqui. No entanto, já estava combinada à algumas semanas uma sessão final com um conhecido meu, que se dedica à fotografia nos tempos livres, mas que para mim tem uma qualidade incrível.
Infelizmente no dia da entrega do carro chovia torrencialmente, e essa mesma sessão foi cancelada.
Ironicamente na altura em que o proprietário estava para sair com o carro apareceu esse meu colega. E por pura coincidência a máquina estava mesmo à mão de semar e acabou-se por fazer uma sessão "dentro de casa". Mesmo com pouca luz ainda se fizeram umas boas fotos e como tal quero partilhar aqui algumas das minhas preferidas. Espero que gostem!
E para quem quiser saber mais, o site do meu colega é o http://www.edgaralmeida.net




E agora sim, com esta me despeço!
