Divida nos liquidos da direcção e da caixa manual

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

Responder
noosphere
Membro Junior
Registado: 21 ago 2010, 19:14
O meu Carro:: BMW 530d [E39]

Divida nos liquidos da direcção e da caixa manual

Mensagem por noosphere »

Boas pessoal... Tirem-me aqui uma pequena duvida que deve ser daquelas mesmo básicas, mas estou aqui a passar-me com o TIS e com a info que encontro na net.

O meu carro tem Caixa Auto [E39 530d], mas este fim de semana eu quero trocar o óleo da direcção, pois não sei quando foi feita a ultima muda.
Já liguei para varias lojas e eles ficam todos "aos papeis" a perguntar que tipo de caixa tem o meu carro...

Isto leva-me a crer que óleo é partilhado entre caixa e direcção nos que têm caixa manual... é assim que funciona?

Não sei o que meter no meu no meio de tanta indo :(

Obrigado.

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: Divida nos liquidos da direcção e da caixa manual

Mensagem por JOFIMO »

noosphere Escreveu:Boas pessoal... Tirem-me aqui uma pequena duvida que deve ser daquelas mesmo básicas, mas estou aqui a passar-me com o TIS e com a info que encontro na net.

O meu carro tem Caixa Auto [E39 530d], mas este fim de semana eu quero trocar o óleo da direcção, pois não sei quando foi feita a ultima muda.
Já liguei para varias lojas e eles ficam todos "aos papeis" a perguntar que tipo de caixa tem o meu carro...

Isto leva-me a crer que óleo é partilhado entre caixa e direcção nos que têm caixa manual... é assim que funciona?

Não sei o que meter no meu no meio de tanta indo :(

Obrigado.
Se soubesse o ano do carro poderia ajudar-te sem meter os pés pelas mãos, tens o TIS e não consegues saber? para que o queres? se for um 184cv a caixa de direcção usa ATF Dexron II ou CHS IIS, quanto à caixa como não sei o VIN, fica aqui a informação, depende do fabricante da caixa e da côr da chapa junto ao bujão de enchimento e tem lá a indicação do óleo a usar ou pode ser vitalício e nem ter bujão de drenagem (chapa verde e caixas AS325Z/440Z/560Z)
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

noosphere
Membro Junior
Registado: 21 ago 2010, 19:14
O meu Carro:: BMW 530d [E39]

Re: Divida nos liquidos da direcção e da caixa manual

Mensagem por noosphere »

Boas JOFIMO,

O meu carro é de 2000-03 com o VIN GX38133 e hj andei debaixo dele e vi que tinha um "sticker" verde, se bem que não consegui ver nenhum P/N pois o carro estava pouco levantado.

Eu andei a pesquisar no TIS e não dei com informação concreta no que toca ao liquido da direcção.
Hj ja meti Castrol Dexron III na direcção e ficou ligeiramente mais leve. Um litro deu para "rodar" o liquido umas 3 vezes... atestar e ainda sobrou no fim.

Ontem decidi que ou mesmo avançar com a muda do óleo da caixa.... mas já vi Info da BMW (manuais... TIS... manuais da Bentley) e entre eles ha info contraditória no que toca ao óleo a usar nas caixas deles e no final não sei para que lado me virar pois quero procurar alternativa ao óleo e não tendo uma base sustentada em algo de confiança, fica muito dificil...

Ora se a caixa tem "sticker" verde... Repara:
- Automatic transmission (green sticker): BMW PN: 83.22.0.024.359 or Texaco ETL 8072B or Shell LA2634 (this is extremely confusing, not only because these are cryptic "types" but also because the Bentleys list different fluids and volumes on page 020-10, 240-6, & 240-8). [Volume w/o torque converter/with torque converter, see chart below]. Replacement Interval: Lifetime oil (Bentley 240-6); but the user-recommended replacement interval for the fluid and filter is roughly 5 years or about 60K miles. Apparently Pentosin is the OEM oil but FEBI also works (ATF Auto Transmission Fluid equivalent to ESSO LT 71141). Note: Mixing ATF types will cause transmission failure (Bentley 240-6). My 2002 525i with the ZF 5HP19 (aka A5S 325Z) transmission (6.2 liters/8.9 liters or 6.6 quarts/9.4 quarts) has this green sticker.
Fonte: http://www.bimmerfest.com/forums/showth ... p?t=491673

Pelo meu VIN eu tenho uma A5S 360R mas pelo sticker e seguindo a fonte que meti anteriormente, tenho uma A5S 390R visto que aconselham meter o Texaco ETL 8072B ... Mas que guerra :(

fico completamnete sem saber para que lado me virar :scary

Responder

Voltar para “Manutenção”