Voltagem no Conversor de Pressão do Turbo
Moderador: Staff
- Shadowthief
- Membro Junior
- Registado: 05 dez 2009, 16:40
- O meu Carro:: BMW 320D E46 00 136cv bem domados!
Voltagem no Conversor de Pressão do Turbo
Boas pessoal
Alguém me pode dizer ou verificar a voltagem que tem no conversor de pressão do turbo quando liga o carro???
Obrigado
Alguém me pode dizer ou verificar a voltagem que tem no conversor de pressão do turbo quando liga o carro???
Obrigado
- Shadowthief
- Membro Junior
Re: Voltagem no Conversor de Pressão do Turbo
Se fosse possível e só encostar um multímetro na ficha!
Obrigado
Obrigado
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
com 500mbar absoluto, são 0,5v no pino de sinal.. com 3000mbar absoluto são 4,5v.. portanto para ~1000mbar absoluto que é a pressão atmosférica, é só interpolar (o sensor é linear). isto se estiveres a falar do sensor map.. se estiveres a falar da valvula que doseia o vacuo para o actuador, o sinal é pwm, só dava para medir a tensão se ao relanti ficasse a 100% de duty cycle, q n é o caso.
Tal e qual! Aí até tinha mais interesse ver o pulso por período com o uso do osciloscópio!
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power
-
- Membro Gold
Exacto. Para ver se a onda é mesmo quadrada ou se nos andam a enganar. 

-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
A unica coisaque dá para medir com multímetro é a resistencia Omh entre os 2 polos do conversor de pressão e tem de estar 14~17 Omh.Shadowthief Escreveu:Se fosse possível e só encostar um multímetro na ficha!
Obrigado
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- Shadowthief
- Membro Junior
Obrigado pelas explicações eu refiro-me a ficha que vem do carro, quanto ela debita de voltagem com o carro em Idle!
No meu caso, eu tenho 5,9 +/- V com o carro em idle!
-
- Membro Gold
Se te referes à ficha do conversor de pressão junto ao turbo, e segundo os programas de técnicos (Autodata e Atris) só se consegue ver o fluxo de ar com a ficha ligada (e não voltagem) ou resistencia omhimetrica, vê o print anexado abaixo:Shadowthief Escreveu:Obrigado pelas explicações eu refiro-me a ficha que vem do carro, quanto ela debita de voltagem com o carro em Idle!

Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- Shadowthief
- Membro Junior
Obrigado pela imagem, mas mostraste-me o que eu já sabia, ela comuta entre "pórticos" Consoante esta ligada ou desligada, agora o que eu queria saber é qual a tensão que a válvula tem quando se liga a ignição ou com o carro em Idle, Pq se a válvula for modulante já percebo pq é que tenho 5.9 ou 6.2V a saída da ficha, agora se é "ON OFF" não devia ter aquele valor pq a válvula e de 12v...
-
- Membro Gold
Mas não existe essa informação para o conversor de pressão como já foi referido por outros users, só para o sensor MAP existe a medição de tensão......Shadowthief Escreveu:Obrigado pela imagem, mas mostraste-me o que eu já sabia, ela comuta entre "pórticos" Consoante esta ligada ou desligada, agora o que eu queria saber é qual a tensão que a válvula tem quando se liga a ignição ou com o carro em Idle, Pq se a válvula for modulante já percebo pq é que tenho 5.9 ou 6.2V a saída da ficha, agora se é "ON OFF" não devia ter aquele valor pq a válvula e de 12v...
Shadowthief, no solenoide, ou electroválvula, o que terás é uma onda quadrada típica de um PWM cujo duty cycle varia consoante a pressão pretendida. Com um multímetro vais ler um valor médio, nunca saberás nem fará sentido saber. Eu desconheço grande parte dos programas da BMW porque enquanto tive um, nunca me importei com isso, mas um solenoide só tem uma forma de funcionamento. A bobine é energizada e provoca o deslocamento de um êmbolo. Quando esta em OFF não faz vácuo, quando está ON deixa fazer vácuo. E é dessa forma, com constantes ON/OFF durante um período que se chamam de dutty cycle, que a pressão de turbo é controlada. A ECU faz a leitura do valor de boost pelo MAP e faz ajustes constantes em close loop pelo solenoide, electroválvula, etc... ( o que se lhe queira chamar ), porque este sim, funciona como actuador.
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power
-
- Membro Gold
Pois.. A válvula é de 12v, com 100% de DC liam-se 12v nos terminais da ficha.. Com menos de 100% de duty cycle, dá uma leitura sem significado. Com um osciloscópio como disse o TdiSportR, vias uma onda quadrada a oscilar entre 0 e 12v.. Ao relanti o DC deve estar a uns 70 ou 80%.
- Shadowthief
- Membro Junior