MITO CAIXA AUTOMATICA E39
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- paulodaf
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MITO CAIXA AUTOMATICA E39
Boas
Muito se fala das caixas automáticas e muito asneira de diz as vezes.
Eu tenho um e39 530d touring caixa automática, foi comprado novo na belgica pelo meu sogro em 1999 e chegou as minhas mãos em 2003 com 35mil km.
Actualmente tem 311700 km.
Ontem fez a revisão á caixa automática, (a cada 70 mil faço revisão) mudou o óleo (atf dexron 3) o respectivo filtro, junta e parafusos novos, (vem td incluído num kit de marca alemã) menos o óleo, claro.
A verdade é que nunca tive qualquer problemas com a caixa que funciona tão bem como o carro quando era novo e se continuar a manter a manutenção regular acho que me vai durar uma vida.
Claro que a caixa automática tem muita electrónica e deve ser manuseada com mais cuidado, nada de arranques bruscos, nunca deixar engatada em descidas etc etc.
È uma caixa tão viável como uma manual apenas precisa de alguma atenção e empenho.
È mt mais confortável e agradavam de usar .
Fica aqui o que penso a avaliar pela minha touring.
Quanto ao consumo perco um litro de media em cidade 10l/100km
ganho um litro em estrada 6l/100km
esta medias são comparadas com uma igual e do mesmo ano do meu chefe e que tem caixa manual.
Cumsp a todos
Muito se fala das caixas automáticas e muito asneira de diz as vezes.
Eu tenho um e39 530d touring caixa automática, foi comprado novo na belgica pelo meu sogro em 1999 e chegou as minhas mãos em 2003 com 35mil km.
Actualmente tem 311700 km.
Ontem fez a revisão á caixa automática, (a cada 70 mil faço revisão) mudou o óleo (atf dexron 3) o respectivo filtro, junta e parafusos novos, (vem td incluído num kit de marca alemã) menos o óleo, claro.
A verdade é que nunca tive qualquer problemas com a caixa que funciona tão bem como o carro quando era novo e se continuar a manter a manutenção regular acho que me vai durar uma vida.
Claro que a caixa automática tem muita electrónica e deve ser manuseada com mais cuidado, nada de arranques bruscos, nunca deixar engatada em descidas etc etc.
È uma caixa tão viável como uma manual apenas precisa de alguma atenção e empenho.
È mt mais confortável e agradavam de usar .
Fica aqui o que penso a avaliar pela minha touring.
Quanto ao consumo perco um litro de media em cidade 10l/100km
ganho um litro em estrada 6l/100km
esta medias são comparadas com uma igual e do mesmo ano do meu chefe e que tem caixa manual.
Cumsp a todos
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Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
Como disseste Bem ,uma caixa na qual è mudado o Oleo e os respetivos è logico que nesse caso nada a dizer da Fiabilidade,mas è Bom saber se fazemos tudo isso no fim vale a pena .Thanks pela partilha pois tenho 2 com essa Caixa.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
Paulo,
Tb tenho uma 530d (E39) caixa auto e fiz á coisa de duas semanas a manutenção da mesma... efectivamente quem se habitua aquilo é um espectáculo
Por vezes sinto falta da manual... mas quase quase que já não me lembro.
Tira-me só uma duvida... Como tiras a chave numa descida com o carro desengatado? Aquilo tem que ficar sempre em "P" caso contrario não tiras a chave.. certo? Por isso não estou a ver como o podes deixar engatado numa descida.
Cumps e que venham ai muitos mais km
Tb tenho uma 530d (E39) caixa auto e fiz á coisa de duas semanas a manutenção da mesma... efectivamente quem se habitua aquilo é um espectáculo

Por vezes sinto falta da manual... mas quase quase que já não me lembro.
Tira-me só uma duvida... Como tiras a chave numa descida com o carro desengatado? Aquilo tem que ficar sempre em "P" caso contrario não tiras a chave.. certo? Por isso não estou a ver como o podes deixar engatado numa descida.
Cumps e que venham ai muitos mais km

- jmcdpereira
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Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
noosphere Escreveu:Paulo,
Tb tenho uma 530d (E39) caixa auto e fiz á coisa de duas semanas a manutenção da mesma... efectivamente quem se habitua aquilo é um espectáculo
Por vezes sinto falta da manual... mas quase quase que já não me lembro.
Tira-me só uma duvida... Como tiras a chave numa descida com o carro desengatado? Aquilo tem que ficar sempre em "P" caso contrario não tiras a chave.. certo? Por isso não estou a ver como o podes deixar engatado numa descida.
Cumps e que venham ai muitos mais km
onde é que alguem diz que deixca o carro desengatado ?Não li nada.
Mas se deixares na posição N fica desengatado, mas em andamento nem sempre é possivel, aliás acho um perigo fazer isso
jmcdpereira
Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
Boas jmcdpereira,
Olha aqui:
noosphere
Olha aqui:
Posso ter entendido mal... mas ... o que entendes o que sublinhei a azul?Claro que a caixa automática tem muita electrónica e deve ser manuseada com mais cuidado, nada de arranques bruscos, nunca deixar engatada em descidas etc etc.
noosphere
- jmcdpereira
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Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
Eu acho que percebeste mal (ou terei sido eu ?), mas eu entendo que se refere a quando paras o carro.noosphere Escreveu:Boas jmcdpereira,
Olha aqui:Posso ter entendido mal... mas ... o que entendes o que sublinhei a azul?Claro que a caixa automática tem muita electrónica e deve ser manuseada com mais cuidado, nada de arranques bruscos, nunca deixar engatada em descidas etc etc.
noosphere
Por acaso eu deixo sempre engatado e sem travar lol
Agora desengatar em andamento não pode ser... digo eu
jmcdpereira
Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
Confusão do caraças

A questão aqui penso que seja: "parado com ele a trabalhar" ou "parado com ele desligado"
Com ele a trabalhar seja a subir, descer ou em plano eu meto sempre em neutro. Com ele desligado, não resta alternativa senão o "P" ( caso queiramos retirar a chave.
Pelo que sempre ouvi dizer nunca se deve ter carros engatados (quer seja manual ou auto) aquando parados em filas... etc! Dá cabo de qualquer embraiagem.
Desengatar em andamento então é mesmo um "crime" para a nossa segurança
noosphere


A questão aqui penso que seja: "parado com ele a trabalhar" ou "parado com ele desligado"

Com ele a trabalhar seja a subir, descer ou em plano eu meto sempre em neutro. Com ele desligado, não resta alternativa senão o "P" ( caso queiramos retirar a chave.
Pelo que sempre ouvi dizer nunca se deve ter carros engatados (quer seja manual ou auto) aquando parados em filas... etc! Dá cabo de qualquer embraiagem.
Desengatar em andamento então é mesmo um "crime" para a nossa segurança

noosphere
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Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
Nestes carros com caixa auto e conversor de binário colocar em N é completamente irrelevante.noosphere Escreveu:Confusão do caraças![]()
A questão aqui penso que seja: "parado com ele a trabalhar" ou "parado com ele desligado"
Com ele a trabalhar seja a subir, descer ou em plano eu meto sempre em neutro. Com ele desligado, não resta alternativa senão o "P" ( caso queiramos retirar a chave.
Pelo que sempre ouvi dizer nunca se deve ter carros engatados (quer seja manual ou auto) aquando parados em filas... etc! Dá cabo de qualquer embraiagem.
Desengatar em andamento então é mesmo um "crime" para a nossa segurança
noosphere
Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
Olha...estou sempre a aprender. Mas o sacana está a fazer força... temos que estar a travar para ele não andar!
Dai preferir desengatar ... escusamos de estar a aplicar travões e esforçar os componentes da caixa. ( se bem que não deve esforçar muito, mas prefiro assim)
Dai preferir desengatar ... escusamos de estar a aplicar travões e esforçar os componentes da caixa. ( se bem que não deve esforçar muito, mas prefiro assim)
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Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
É precisamente ao travar que estás a "desengatar" a caixa.
http://www.zf.com/corporate/en/products ... sion.shtml
"Stand-by-control NIC - in stand-by, the torque converter decoupling prevents unnecessary vibrations and reduces fuel consumption"
http://www.zf.com/corporate/en/products ... sion.shtml
"Stand-by-control NIC - in stand-by, the torque converter decoupling prevents unnecessary vibrations and reduces fuel consumption"
Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
Um gajo está sempre a aprender... mas tenho 2 duvidas:
1º - Os E39 só têm caixa auto de 5Vel ( talvez até da 1ª geração ). Será aplicado nesta também?
2º - A minha é uma GM ... o principio será o mesmo?
1º - Os E39 só têm caixa auto de 5Vel ( talvez até da 1ª geração ). Será aplicado nesta também?
2º - A minha é uma GM ... o principio será o mesmo?
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Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
Sinceramente não sei e peço desculpa se o que referi pareceu uma generalização.noosphere Escreveu:Um gajo está sempre a aprender... mas tenho 2 duvidas:
1º - Os E39 só têm caixa auto de 5Vel ( talvez até da 1ª geração ). Será aplicado nesta também?
2º - A minha é uma GM ... o principio será o mesmo?
O que disse é válido para as 6HP da ZF que equipam os E60/E61.
- paulodaf
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Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
Boas
Eu quando me referia a deixar desengatado era ficar na posição P, que é parque
engatado é deixar na posição R ou na D,
Outro pormenor para uma durabilidade da caixa automática, quando se deixa o carro numa descida metesse a caixa eu neutro N e só depois se puxa o travão de mão, depois do carro descair e ficar imóvel só com o travão é que se deve então meter na posição P.
mas se meteremos primeiro na posição P e depois o travão de mão quando o carro descair vai ficar a fazer força na caixa, muitas das vezes ate tem que se forçar para mudar para o D quando queremos arrancar de novo, e isso não é nada saudável.
Obrigado pelos comentários, vou ajudando naquilo que posso e sei; claro.
cumps
Eu quando me referia a deixar desengatado era ficar na posição P, que é parque
engatado é deixar na posição R ou na D,
Outro pormenor para uma durabilidade da caixa automática, quando se deixa o carro numa descida metesse a caixa eu neutro N e só depois se puxa o travão de mão, depois do carro descair e ficar imóvel só com o travão é que se deve então meter na posição P.
mas se meteremos primeiro na posição P e depois o travão de mão quando o carro descair vai ficar a fazer força na caixa, muitas das vezes ate tem que se forçar para mudar para o D quando queremos arrancar de novo, e isso não é nada saudável.
Obrigado pelos comentários, vou ajudando naquilo que posso e sei; claro.
cumps
Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
pmgoliv Escreveu:Sinceramente não sei e peço desculpa se o que referi pareceu uma generalização.noosphere Escreveu:Um gajo está sempre a aprender... mas tenho 2 duvidas:
1º - Os E39 só têm caixa auto de 5Vel ( talvez até da 1ª geração ). Será aplicado nesta também?
2º - A minha é uma GM ... o principio será o mesmo?
O que disse é válido para as 6HP da ZF que equipam os E60/E61.
Tudo porreiro... não há qualquer problema e assim tb já aprendi mais umas coisecas

Nunca é demais.
Obrigado na mesma.
Boas Paulo... Assim já entendi e digo-te que concordo a 100% com tudo o que disseste... o que eu sublinhei para mim é regra de ouro mas e agora explicar isto á mulher?!?!?!?!paulodaf Escreveu:Boas
Eu quando me referia a deixar desengatado era ficar na posição P, que é parque
engatado é deixar na posição R ou na D,
Outro pormenor para uma durabilidade da caixa automática, quando se deixa o carro numa descida metesse a caixa eu neutro N e só depois se puxa o travão de mão, depois do carro descair e ficar imóvel só com o travão é que se deve então meter na posição P.
mas se meteremos primeiro na posição P e depois o travão de mão quando o carro descair vai ficar a fazer força na caixa, muitas das vezes ate tem que se forçar para mudar para o D quando queremos arrancar de novo, e isso não é nada saudável.
Obrigado pelos comentários, vou ajudando naquilo que posso e sei; claro.
cumps

Ui... ainda por cima ela anda pouco com ele acaba sempre por se esquecer! Até tenho medo cada vez que ela agarra nele! ( Salvo seja :lol1 )
Cumps para tos e é sempre bom esta partilha de conhecimentos.
- jmcdpereira
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- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
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Re: MITO CAIXA AUTOMATICA E39
Eu nunca faço isso.
Meto parque e desligo, e dá sempre aquele solavanco pois...
nem travão de mão uso, aliás qd a mulher usa o carro e eu depois ando no carro nem o travão tiro... e lá vem o apito, lool
Aquilo não trava e eu nem uso o travão de mão.
claro que no outro dia dei boleia ao meu mecanico e ele deu-me na cabeça, ainda por cima parei com o carro a descer, assim que tirei o pé do travão aquilo deu o solavanco, lá me moeu ele a cabeça...
Tenho de mudar esse habito, realmente não deve dar saúde...
Meto parque e desligo, e dá sempre aquele solavanco pois...
nem travão de mão uso, aliás qd a mulher usa o carro e eu depois ando no carro nem o travão tiro... e lá vem o apito, lool
Aquilo não trava e eu nem uso o travão de mão.
claro que no outro dia dei boleia ao meu mecanico e ele deu-me na cabeça, ainda por cima parei com o carro a descer, assim que tirei o pé do travão aquilo deu o solavanco, lá me moeu ele a cabeça...
Tenho de mudar esse habito, realmente não deve dar saúde...