Óleo 5w30 ?

Secção para modelos Série 3

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GoncaloCarreira
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Óleo 5w30 ?

Mensagem por GoncaloCarreira »

Boas,
Alguem me sabe informar onde encontrar os melhores preços?
Está na altura de fazer a revisão ao meu 320d Compact e preciso de comprar o óleo.
Já agr o filtro de ar, de origem ou de rendimento?
Obrigado.

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Notlim
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por Notlim »

http://www.texoleo.com/

Ainda não encontrei melhores preços. Quanto ao filtro mete de origem...

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marco pires
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por marco pires »

mete 5W40, ficas melhor servido :wink1
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Gasolina
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por Gasolina »

marco pires Escreveu:mete 5W40, ficas melhor servido :wink1
Depende. O 5W30 é especialmente bom para viagens curtas, que é mais fino.

Por acaso meti agora 5W40 no meu, porque tinha a mais e também vem lá como "permitido", mas não como "recomendado".

Em que é que estarei melhor servido?
Vendo:

2 jantes réplicas estilo 67 p/ série 5, 18*8'' €150
2 jantes originais estilo 13 15*7'' p série 3 €40
Panela estilo DTM em inox para E36 325/328i €100
Volante desportivo E46, preto ou prateado, sem multifunções €80

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marco pires
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por marco pires »

melhor servido porque a amplitude de utilização é maior.

o 5W30 ou o 5W40 tem a mesma viscosidade a frio, pelo que uma hipotética vantagem do 5W30 numa utilização com o carro a frio em deslocações curtas não existe, quanto muito as diferenças são muito poucas já que o indice de viscosidade a 20º tem diferenças minimas.
a diferença substancial entre os dois existe com o motor a quente, sendo que o 5W40 é mais eficaz na lubrificação a quente quando comparado com o 5W40.

Grau SAE 5W-40
Densidade @ 20ºC - 0,853
Viscosidade cSt @ 40°C - 87,8
Viscosidade cSt @ 100°C – 14,7
Índice de Viscosidade - 156
Ponto de Fulgor, COC, °C - 226
Ponto de Fluidez, °C D-97 - -42

Grau SAE 5W-30
Densidade @ 20ºC - 0,8480
Viscosidade cSt @ 40°C – 56,2
Viscosidade cSt @ 100°C – 9,95
Índice de Viscosidade - 155
Ponto de Fulgor, COC, °C - 220
Ponto de Fluidez, °C - -45
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JOFIMO
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por JOFIMO »

Também depende dos kms do motor......quanto a filtro de rendimento se quiseres gastar dinheiro em MAF's OK.
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cuprafenix
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por cuprafenix »

Já agora pergunto e 10w60?

Compensa num 320?

JOFIMO
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por JOFIMO »

cuprafenix Escreveu:Já agora pergunto e 10w60?

Compensa num 320?
Se tiveres repro e andares sempre com o motor em altas temperaturas e cargas sim..........
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marco pires
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por marco pires »

exato, mas tal como disseste num outro tópico, ao meter-se um 10W60 à que reduzir as mudas para quase metade dos kms.

ps- ultimamente temos falado muito sobre oleos :lol1
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por JOFIMO »

marco pires Escreveu:exato, mas tal como disseste num outro tópico, ao meter-se um 10W60 à que reduzir as mudas para quase metade dos kms.

ps- ultimamente temos falado muito sobre oleos :lol1
É para o fórum andar escorregadio e deslizar melhor :lol1
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marco pires
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por marco pires »

:lol1 :lol1
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Platinum
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por Platinum »

Mas já alguém se deu ao trabalho de ler as spec. do óleo 10w-60?
Reparem na viscosidade a 40º , é muito elevada para motores turbo, para não falar no índice de viscosidade que é muito baixo, etc,etc.
É um facto de cerca de 90% de todo o desgaste do motor ocorre no arranque a frio, porque o óleo está mais espesso.
Eu não usava, mas discutir óleos é como discutir se gostas de morenas ou loiras….

Castrol SAE 10W-60

Test Method(s) Unit Typical
Relative Density 15°C ASTM D4052 0.838
Appearance Visual bright and clear
Viscosity 100°C ASTM D445 mm²/s 23.5
Viscosity 40°C ASTM D445 mm²/s 174
Viscosity Index ASTM D2270 None 164
CCS -25C ASTM D5293 cP 6100
Ash, Sulphated ASTM D874 % wt 1.2
Total Base Number, TBN ASTM D2896 mg KOH/g 10.2
“…á luz difusa dos anúncios luminosos, os ponteiros dos instrumentos saltitavam e oscilavam, enquanto o potente V12 rugia e uivava, com os carburadores a devorar o ar, as mudanças a silvar…” -CORRIDA PARA A MORTE- Bill Knox

JOFIMO
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por JOFIMO »

Platinum Escreveu:Mas já alguém se deu ao trabalho de ler as spec. do óleo 10w-60?
Reparem na viscosidade a 40º , é muito elevada para motores turbo, para não falar no índice de viscosidade que é muito baixo, etc,etc.
É um facto de cerca de 90% de todo o desgaste do motor ocorre no arranque a frio, porque o óleo está mais espesso.
Eu não usava, mas discutir óleos é como discutir se gostas de morenas ou loiras….

Castrol SAE 10W-60

Test Method(s) Unit Typical
Relative Density 15°C ASTM D4052 0.838
Appearance Visual bright and clear
Viscosity 100°C ASTM D445 mm²/s 23.5
Viscosity 40°C ASTM D445 mm²/s 174
Viscosity Index ASTM D2270 None 164
CCS -25C ASTM D5293 cP 6100
Ash, Sulphated ASTM D874 % wt 1.2
Total Base Number, TBN ASTM D2896 mg KOH/g 10.2
Sim Filipe eu conheço as normas aliás basta ir aos sites dos fabricantes (Castrol por ex.) e tem la as "sepcs" , eu uso o 10w60 geralmente no verão ( e por ter repro) só que não é recomendável fazer os mesmos kms que fazem as outras graduações de óleos (22.000/30.000km) a própia BMW tem no plano de manutenção dos M3/M5/M6 (é o óleo indicado para eles) 10/11.000km ou 2 anos basta ir ao TIS ler.
Cumps.
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Platinum
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por Platinum »

Nem com repro usava 10w-60, e muito menos da Castrol !
Das marcas de óleos premium é a pior, vive “pendurada” nos acordos económicos com marcas tipo BMW e afins, alem que a base do óleo da Castrol é Hidrocarbonetos, ou seja nem é um “True Synthetic “ , pelo menos que fosse um PAO (Polialfaoleofinas)
Tipo de óleos sintéticos: tipo III (Hidrocarbonetos) ; tipo IV (PAO) ; tipo V (polyol esters)
Há quem ao óleo sintético tipo III o chame “mineral com aditivos” :D
Se queres mudar então tens 5w-50 , flui bem a frio e tem uma boa viscosidade em quente, alem que o HTHS é superior a 4.5 para uma boa protecção dos componentes do motor, sem ser absurdamente alto para não perderes cavalos devido á maior viscosidade do óleo.
Claro que tudo isto é a minha opinião e vale o que vale.
Eu bem digo que isto dos óleos é como as morenas e as loiras :lol1
Ab Jofimo
“…á luz difusa dos anúncios luminosos, os ponteiros dos instrumentos saltitavam e oscilavam, enquanto o potente V12 rugia e uivava, com os carburadores a devorar o ar, as mudanças a silvar…” -CORRIDA PARA A MORTE- Bill Knox

JOFIMO
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Re: Óleo 5w30 ?

Mensagem por JOFIMO »

Platinum Escreveu:Nem com repro usava 10w-60, e muito menos da Castrol !
Das marcas de óleos premium é a pior, vive “pendurada” nos acordos económicos com marcas tipo BMW e afins, alem que a base do óleo da Castrol é Hidrocarbonetos, ou seja nem é um “True Synthetic “ , pelo menos que fosse um PAO (Polialfaoleofinas)
Tipo de óleos sintéticos: tipo III (Hidrocarbonetos) ; tipo IV (PAO) ; tipo V (polyol esters)
Há quem ao óleo sintético tipo III o chame “mineral com aditivos” :D
Se queres mudar então tens 5w-50 , flui bem a frio e tem uma boa viscosidade em quente, alem que o HTHS é superior a 4.5 para uma boa protecção dos componentes do motor, sem ser absurdamente alto para não perderes cavalos devido á maior viscosidade do óleo.
Claro que tudo isto é a minha opinião e vale o que vale.
Eu bem digo que isto dos óleos é como as morenas e as loiras :lol1
Ab Jofimo
Obrigado pela opinião, por acaso já tinha em tempos pensado nos 5w50,pode ser que para a próxima :think me decida, agora tenho usado 5w40 Castrol FST , mas já me estás a dar a volta.....
Abraço
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