o carro está bastante bonito, mas uma coisa é a o aspecto e outra é o coração, convem saber sobre as manutenções que foram feitas, o estado geral da mecanica mas tambem dos restantes componentes e já agora quantos kms tem o carro.
o motor desse carro é exatamente o mesmo do 2.5tds, com a diferença que neste caso não tem intercooler e portanto tem uma potencia bastante inferior, conta com 118cv, é um 6 cilindros em linha e tem um turbo Mitsubishi TD 24 1257.
as performances não são más, mas é bastante morto em baixas e nas acelerações (0-100 km/h em 12 segundos), na velocidade máxima não é mau e consegue chegar aos 198 km/h segundo os valores oficiais.
os consumos são relativamente altos, especialmente em cidade um numa condução em estrada com ultrapassagens consecutivas, essa situação deve-se ao facto de ter-se que recorrer à caixa de forma frequente para manter um ritmo vivo.
o motor é fiável mas tem um problema crónico que afecta todos os td/tds, que é a bomba injectora, é quase uma raridade encontrar um carro desses que não tenha levado uma reparação na bomba, deves por isso procurar saber o estado em que se encontra a bomba, perguntar se foi alguma vez reparada ou se levou alguma nova, e teres em atenção o funcionamento do carro ao relantin.
um relantin instável com o ponteiro das rpm a andar para cima e para baixo, falhas no funcionamento do motor ou quebras na aceleração revelam um possivel problema na bomba ou nos injectores.
uma bomba que esteja a funcionar a 100% não vai revelar problemas em pegar a quente, contudo se o carro pegar mal a quente ou se demorar algum tempo a pegar, é mais um sintoma de uma bomba injectora que já não está a 100%, embora neste caso não seja nada de preocupante nem algo que vá necessitar de uma atenção urgente.
o turbo é relativamente fiável, mas atenção a esse componente se estivermos a falar de um carro com mais de 250 mil kms.
a segurança é péssima, os E36 não são piores nem melhores do que aquilo que se fazia à época de quando foram lançados no mercado, mas na altura em que foram substituidos pelo E46 já eram considerados carros com muito pouca segurança.
o euroncap fez um teste de embate ao E36 em 1997, estamos a falar de uma versão já mais recente quando comparada com os primeiros anos do modelo, o carro testado já tinha airbag para o condutor mas mesmo assim teve um resultado muito mau, apenas uma estrela no embate frontal.
é de esperar que carros de anos de produção mais antigos e sem airbag tenham resultados ainda piores
destaca-se a fragilidade da estrutura com uma deformação acentuada da cabine, a intrusão do volante, tablier, coluna da direcção e dos materiais da consola.
no geral existe uma quebra da integridade da cabine e das portas, bem como uma intrusão ou separação de materiais com risco de morte para os ocupantes, principalmente para o condutor na pressão exercida na zona do peito o que é curioso, pois o airbag revela-se completamente ineficiente, enquanto o ocupante sem airbag consegue resultados muito melhores.
no embate lateral o E36 não foi capaz de cumprir com os padrões da legislação de 1998.
fica aqui o video:
http://www.youtube.com/watch?v=obdtYlqV7VU
http://www.euroncap.com/tests/bmw_3_series_1997/15.aspx