[Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Secção para modelos Série 5

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MarceloN
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[Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por MarceloN »

Boa tarde camaradas.

Estou em vias de voltar ao mundo dos BMW, desta vez com a aquisição de um E39 6 cilindros gasolina.

É um modelo que sempre gostei e estou em condições de partir para a sua aquisição.

A opção recairá sobre modelos já com sistema GPL instalado até porque será o meu carro do dia a dia.

Sei que entre o 20i e 23i existem diferenças a nível de cilindrada, potência e claro prestações, mas neste momento o melhor negócio é mesmo um 20i já convertido a GPL que tenho quase negócio fechado.

O 28i está fora de equação devido ao IUC mais elevado. Sei que é melhor que estes 2 mas há-que ter um pouco de racionalidade quando se compra um carro. 8)

Mesmo sendo o 20i, será que o facto de ser um carro grande e pesado o torna sub motorizado?

Não sou de andar sempre a fundo, mas penso que este motor deve chegar para manter ritmos de 140-150 km/h em autoestrada, ou estou enganado?

Algum cuidado em especial a ter na compra de um E39 com estas características?

Quanto ao diferencial já estou avisado, e tendo já outros RWD em casa, é fácil identificar eventuais problemas, mas e quanto ao resto? O cuspir óleo pela vareta? O alterar do relanti quando se tira a vareta? O trabalhar irregular? O fumo? Há alguma dica que me possam dar relativamente a estes motores sem estar a fazer um teste de compressão?

Já agora, onde fica o vaso de expansão do líquido de refrigeração? É apenas naquele copinho com tampa preta atrás do radiador?

Obrigado desde já pela ajuda.

Junglas
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por Junglas »

IUC elevado num 28i e39?

Um clio 1.2 de 2009 paga mais do que um 28i e39. Se a diferença de 30 ou 40€ por ano é um factor decisivo na compra de carro, desculpa a frieza, mas acho que nao deves equacionar sequer um série 5...
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MarceloN
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por MarceloN »

Junglas Escreveu:IUC elevado num 28i e39?

Um clio 1.2 de 2009 paga mais do que um 28i e39. Se a diferença de 30 ou 40€ por ano é um factor decisivo na compra de carro, desculpa a frieza, mas acho que nao deves equacionar sequer um série 5...
:) Já imaginava esse tipo de comentários.

Certamente conheces conceitos como orçamento familiar e poupança. Podia fazer como muitos que pedem empréstimos para comprar carros mas como sou racional prefiro comprar algo que possa sustentar sem problemas. O carro terá uma utilização maioritariamente citadina, algumas viagens em AE pelo que a utilização da maior disponibilidade do 28i seria ocasional.

BRM
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por BRM »

O 28i no E39 acho que é um 2.5. Logo, pagas o mesmo que um 2.0.
Se pudesse, ia para o 23i ou superior.

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navigator
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por navigator »

Calma, estão a baralhar o tópico. O 28i é um 2800cc e paga actualmente 252€. E custa pagar isso, eu que o diga. Se calhar agora teria optado pelo 23i / 25i. Não faz muita diferença de andamento no dia a dia.

Agora o 20i em autoestrada a manter 150 km/h não terá problemas mas em cidade gasta tanto como o 23i e notas que tem de andar com mais rotação para não ser lento.

Geralmente não têm problemas de compressão. Que eu saiba, ao tirar a tampa da refrigeração não pode fazer bolhas, ao tirar vareta não pode vir fumo do carter, do escape só deve sair visível o vapor de água...

Se o kit GPL for inspeccionado em IPO B agora com certificado do instalador e passar, passa a cumprir o novo ECE e já só usa o selo verde no pára-brisas e sem limitações de estacionamentos subterrâneos. Foi o que fiz recentemente.
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Junglas
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por Junglas »

MarceloN Escreveu: :) Já imaginava esse tipo de comentários.

Certamente conheces conceitos como orçamento familiar e poupança. Podia fazer como muitos que pedem empréstimos para comprar carros mas como sou racional prefiro comprar algo que possa sustentar sem problemas. O carro terá uma utilização maioritariamente citadina, algumas viagens em AE pelo que a utilização da maior disponibilidade do 28i seria ocasional.
Precisamente por isso.
Mesmo que o IUC seja de 252€ como o navigator indica, estamos a falar de um custo de 21€ por mês. O meu comentário foi no sentido de que se 21€ por mês causam mossa no orçamento familiar, então um e39 não deve ser uma escolha. Um par de pneus vai rondar os 200€, uma muda de óleo e filtro são 6,5L e atira-se para uma centena de euros.

Eu sou completamente contra créditos. Se não há €€€, não há vícios, é tão simples como isso. E não gosto de "andar a pele". Se 20€ por mês têm o potencial de mexer com o orçamento mensal, então nem sequer considero a opção. Se 20€ fazem mossa, 18€ também fazem. E 15€... São coisas da mesma ordem de grandeza. Basicamente o que é que acontece se num determinado mês tiveres que meter 4 pneus novos ( 400€), fazer a mudança de óleo (100€), velas (50€), filtros (50€), óleo da caixa manual (60€), óleo do diferencial (40€), discos (150€) e pastilhas da frente(50€) ? Ou se tiveres o azar de dar um toque e torcer um braço de suspensão?

Se não há folga no orçamento, acho que não se deve equacionar despesas.

Mas isto sou eu, que sou um bocado obtuso.
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MarceloN
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por MarceloN »

Exactamente. Se posso pagar 140€ em vez de 252€ porque não?

Se a diferença de potência não será tão aproveitada quanto isso é uma questão de racionalizar custos. Não se trata de andar a contar tostões, felizmente tenho casa própria sem empréstimos e não tenho qualquer encargo, mas gosto de manter os pés assentes na terra.

Este negócio com o 520i prende-se mais com o óptimo estado do carro em questão. Já vi outros como 523i mas uns não estão a GPL (teria que ser eu a arcar com esse custo) e outros estão em péssimo estado.

O carro em questão já tem essa homologação, não precisa andar com o dístico.

Vamos lá ver, tenho algumas propostas na mesa. Problemas crónicos posso portanto estar tranquilo.

Dei uma volta em alguns e a suspensão é de facto bastante robusta e transmite imenso conforto mesmo em piso degradado. A este nível só me lembro dos Mercedes W210. Tenho uma C220CDI de 2001 em casa e é inferior.

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MarceloN
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por MarceloN »

Junglas Escreveu:
MarceloN Escreveu: :) Já imaginava esse tipo de comentários.

Certamente conheces conceitos como orçamento familiar e poupança. Podia fazer como muitos que pedem empréstimos para comprar carros mas como sou racional prefiro comprar algo que possa sustentar sem problemas. O carro terá uma utilização maioritariamente citadina, algumas viagens em AE pelo que a utilização da maior disponibilidade do 28i seria ocasional.
Precisamente por isso.
Mesmo que o IUC seja de 252€ como o navigator indica, estamos a falar de um custo de 21€ por mês. O meu comentário foi no sentido de que se 21€ por mês causam mossa no orçamento familiar, então um e39 não deve ser uma escolha. Um par de pneus vai rondar os 200€, uma muda de óleo e filtro são 6,5L e atira-se para uma centena de euros.

Eu sou completamente contra créditos. Se não há €€€, não há vícios, é tão simples como isso. E não gosto de "andar a pele". Se 20€ por mês têm o potencial de mexer com o orçamento mensal, então nem sequer considero a opção. Se 20€ fazem mossa, 18€ também fazem. E 15€... São coisas da mesma ordem de grandeza. Basicamente o que é que acontece se num determinado mês tiveres que meter 4 pneus novos ( 400€), fazer a mudança de óleo (100€), velas (50€), filtros (50€), óleo da caixa manual (60€), óleo do diferencial (40€), discos (150€) e pastilhas da frente(50€) ? Ou se tiveres o azar de dar um toque e torcer um braço de suspensão?

Se não há folga no orçamento, acho que não se deve equacionar despesas.

Mas isto sou eu, que sou um bocado obtuso.
Estás a falar bem, mas não conheces a minha capacidade financeira. :fixe

Tiraste demasiadas ilações por eu ter dito que quero poupar no IUC. Se calhar se entrasse aqui e omitisse essa parte e descrevesse os carros que tenho em casa já não dirias nada.

Só frisei esse ponto precisamente para ninguém me sugerir motorizações para cima do 23i porque pensados os prós e os contras eu não tenho interesse por uma série de factores (entre os quais o IUC).

Junglas
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por Junglas »

MarceloN Escreveu: Estás a falar bem, mas não conheces a minha capacidade financeira. :fixe

Tiraste demasiadas ilações por eu ter dito que quero poupar no IUC. Se calhar se entrasse aqui e omitisse essa parte e descrevesse os carros que tenho em casa já não dirias nada.

Só frisei esse ponto precisamente para ninguém me sugerir motorizações para cima do 23i porque pensados os prós e os contras eu não tenho interesse por uma série de factores (entre os quais o IUC).
Eu não fiz nenhum pressuposto. Repara no que eu disse lá atrás. "Se os 21€ mensais do IUC são factor decisivo, então um E39 não é uma opção a considerar.".

E maior, não implica necessáriamente mais despesas.
Pode muito bem dar-se o contrário. Passei de um 2.0 para um 3.0, e em termos mensais estou a ter menos custos, mesmo tendo agora seguro contra danos próprios (no outro carro era seguro contra terceiros) e pagando anualmente 538€ de IUC, quando antes pagava apenas 35€. Tenho um OPEX inferior com o 3.0... Ah e o combustível é o mesmo.
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por L.Sousa »

Eu tenho um 523i já com 390 000 kms e zero problemas. Sinceramente parece-me que a escolha já foi por ti feita (o 520) este tem realmente menos cvs que o 523 que num carro com este peso se nota ao nivel do desempenho e consumos...
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germanii
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por germanii »

Eu no Teu lugar iria para o 520i a Gpl dependendo a quantos kms foi metido o sistema :think
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

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marco pires
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por marco pires »

tenham calma :)

quanto ao assunto própriamente dito, o 520i não é submotorizado, mas anda lá perto:

o motor tem 150cv mas parece ter bem menos, as performances são bastante limitadas e o real valor da potencia só se nota em AE onde tem uma boa velocidade máxima, de resto seja em cidade seja em estrada a velocidades moderadas, é um carro que exige trabalhar constantemente com a caixa por forma a manter as rotações lá em cima, o que se reflecte nos consumos que tambem são altos para aquilo que o carro anda.

numa condução onde não se recorra à caixa vai ser um carro amorfo e com dificuldades em subir de regime a partir de rotações mais baixas.
manter ritmos de 140-150 km/h não tem qualquer problema, aliás e tal como eu disse, é em AE que ele se sente melhor e onde se consegue aliviar um pouco os consumos.

o E39 tem alguns problemas crónicos menores a nivel de algum equipamento da carroçaria, a nivel dos motores não há nada de especial a apontar, seja esse seja outros motores a gasolina ou diesel.
apenas ter especial atenção ao VANOS, por norma carros com mais de 150 mil kms já não tem o VANOS nas melhores condições, substituir esse componentes por um novo custa uma pipa de massa, mas existem kits de reparação que por uns 300€ resolvem o assunto.

de resto se o motor pega bem a quente e a frio, não há relantin irregular e não soluça quando se acelera, em principo deverá ter a mecanica em condições.
convem contudo abrires a tampa por onde se mete o oleo no motor, não pode alterar o relantin quando a tampa é tirada nem chupar ar nem mandar ar em excesso, contudo algum ar a sair é normal, chupar é que não pode mesmo, mandar alguns salpicos de oleo é normal.
salpicar oleo pela vareta é que não pode, se salpicar é porque está a perder compressão que pode ser má vedação dos cilindros, pistons, segmentos, etc.

tens aqui um artigo completo sobre como verificares a saude do motor: http://autoentusiastas.blogspot.pt/2011 ... motor.html
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

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MarceloN
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por MarceloN »

Obrigado pela ajuda amigos. Realmente começo a perceber o porque de encontrar melhores negocios nos 20i. Sao mais lentos e o pessoal procura mais potencia. Como disse nao sou de andar em corridas mas como tenho maioritariamente motores turbo diesel vou com certeza notar aquela falta de alma sobretudo em reprises. A ver vamos.

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marco pires
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por marco pires »

nada melhor como experimentares o carro primeiro antes de concretizares a compra.
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Junglas
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Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por Junglas »

Tens aqui dois bons indicadores.

Consumos do E39 523i.

Consumos do E39 520i.

Os preços estão baixinhos.
esquecendo os que estão carregadinhos de kms e os que estão estupidamente caros, os preços começam nos 2500€ e vão até aos 6000€ nos 520i.

Os 523 estão exactamente nos mesmos intervalos, com a vantagem de que para o mesmo preço, têm menos Kms.

Os 520i que estão neste momento á venda, já a GPL, começam nos 6000€.

Como o marco já disse, a tua pergunta sobre 20i ou 23i, era uma não questão. Já tinhas decidido e procuravas apenas que te confirmassem a tua decisão.

Boa sorte com a aquisição!
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