328 ci + cv
Moderador: Staff
328 ci + cv
Boas... Já tenho este carro á quase 5 anos, e nunca me desiludiu dinamicamente, o problema é que andei a conduzir um 330 ci, e adorei a performance do 6 cilindros. Como é que eu consigo razorar aquela potência?
-
- Membro Iniciado
- Registado: 25 jan 2006, 19:58
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
-
- Membro Iniciado
- Registado: 25 jan 2006, 19:58
- black 300zx
- Membro Juvenil
- Registado: 21 set 2004, 13:35
- Contacto:
Mas a dinâmica não tem nada a ver com a performance do motor, e este apenas influencia na disposição em que está montado.zorban Escreveu:O meu carro é suberbo, nao há palavras, mas o problema foi conduzir o mesmo bloco 6 cilindros mas com mais 200 cm3. Não queria por compressores nem turbos, queria apenas ganhar mais alguma dinamica. Obrigado
Em termos dinâmicos, não deve existir diferença quase nenhuma do teu carro para um 330ci porque o comportamento deve ser muito semelhante. Talvez o 330ci tenha algumas melhorias a nível do sistema de suspensão para lidar com o acréscimo de potência, mas pouco mais.
O que me parece que tu notaste foi sim, uma melhor resposta do motor do 330ci, mas isso não é dinâmica.

Sinceramente nunca me metia a sobrealimentar um carro desses, não por questões de fiabilidade, mas sim de pureza.
Experimenta comprar um kit de cames em condições, que não seja demasiado radical para utilização diária e faz uma reprogramação em conjunto (quase obrigatória com as novas cames).
É talvez a alteração que podes fazer com maiores ganhos de potência, sem que seja tão radical como uma conversão para ITB's, ou modificação dos pistons/bielas/cambota...
Podes também investir na "base" de performnace de qualquer n/a, ou seja, um bom sistema de admissão (sem falar em itb's) e escape. É algo simples e eficaz.
Uma boa admissão, colocada no local mais fresco possível e um bom sistema de escape podem fazer milagres. Neste último caso, o investimento nuns bons colectores é geralmente o mais importante, apesar de existiram modelos que já trazem colectores de escape de grande performance.
É também conveniente (para mim seria) que a panela final tivesse um aspecto bem discreto para que um carro tão elegante como o E46 coupe não ficasse com aspecto de azeiteiro.

Um abraço
BMW 2002 (1971)
BMW E24 635CSI Hartge H6S (1981)
BMW E39 530D Touring (1999)
- Mr_Trecolareco
- Membro Senior
- Registado: 02 jun 2003, 14:15
- O meu Carro:: BMW 325i E36
- Contacto:
- black 300zx
- Membro Juvenil
- Registado: 21 set 2004, 13:35
- Contacto:
Vai e ultrapassa facilmente se a admissão for por ITB's...Alexandre Escreveu: Mas para aproximares a performance do 330 não vais lá com admissão, escape e chip![]()
Dai falarem logo em compressores

Mas tal como disse, isso é uma alteração mais radical e envolve um acréscimo muito significativo no consumo, daí ter recomendado umas cames que conseguem um bom compromisso.
Não é preciso recorrer à sobrealimentação para tornar um 328ci muito mais rápido do que um 330ci. É verdade que o custo das modificações via n/a é muito mais elevado, mas acho que vale bem a pena.
Um verdadeiro BMW tem de ser atmosférico, excepção feita ao 2002 turbo que apesar do enorme lag (turbos de outros tempos) é sem dúvida um carro lendário.
BMW 2002 (1971)