328 ci + cv

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

zorban
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328 ci + cv

Mensagem por zorban »

Boas... Já tenho este carro á quase 5 anos, e nunca me desiludiu dinamicamente, o problema é que andei a conduzir um 330 ci, e adorei a performance do 6 cilindros. Como é que eu consigo razorar aquela potência?

motard
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Mensagem por motard »

Mas o 328ci não é já de 6 cilindros??? :roll:
Peugeot 207 1.6 HDI
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barrote_T4
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Mensagem por barrote_T4 »

É 6 cilindros sim.... Mas uma coisa nao entendo... já tens um carro espetacular.....

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Pedro///Menezes
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Mensagem por Pedro///Menezes »

barrote_T4, é a tal coisa....

Quem tem um 316i sonha com um M3. E quem tem um M3 sonha com um M5. Aspiramos sempre a ter mais potência :lol:
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

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ventil
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Mensagem por ventil »

Quem tem um M6 sonha com um F1 :lol:... quem tem um F1 sonha com o quê ?
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filsantuz
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Mensagem por filsantuz »

ventil Escreveu:Quem tem um M6 sonha com um F1 :lol:... quem tem um F1 sonha com o quê ?
:lol: :lol: :lol:

é só uma ideia, mas k tal um kompressor???
M3 E30|530d E39|Cooper S JCW|1275 GT!

barrote_T4
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Mensagem por barrote_T4 »

Pois pedro entendo te perfeitamente.... Eu sonho daqui a uns meses trocar a minha t4 e comprar um e36 M3... vamos la ver se realizo o sonho... :driving

zorban
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Mensagem por zorban »

O meu carro é suberbo, nao há palavras, mas o problema foi conduzir o mesmo bloco 6 cilindros mas com mais 200 cm3. Não queria por compressores nem turbos, queria apenas ganhar mais alguma dinamica. Obrigado

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black 300zx
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Mensagem por black 300zx »

zorban Escreveu:O meu carro é suberbo, nao há palavras, mas o problema foi conduzir o mesmo bloco 6 cilindros mas com mais 200 cm3. Não queria por compressores nem turbos, queria apenas ganhar mais alguma dinamica. Obrigado
Mas a dinâmica não tem nada a ver com a performance do motor, e este apenas influencia na disposição em que está montado.
Em termos dinâmicos, não deve existir diferença quase nenhuma do teu carro para um 330ci porque o comportamento deve ser muito semelhante. Talvez o 330ci tenha algumas melhorias a nível do sistema de suspensão para lidar com o acréscimo de potência, mas pouco mais.

O que me parece que tu notaste foi sim, uma melhor resposta do motor do 330ci, mas isso não é dinâmica. ;)

Sinceramente nunca me metia a sobrealimentar um carro desses, não por questões de fiabilidade, mas sim de pureza.
Experimenta comprar um kit de cames em condições, que não seja demasiado radical para utilização diária e faz uma reprogramação em conjunto (quase obrigatória com as novas cames).
É talvez a alteração que podes fazer com maiores ganhos de potência, sem que seja tão radical como uma conversão para ITB's, ou modificação dos pistons/bielas/cambota...

Podes também investir na "base" de performnace de qualquer n/a, ou seja, um bom sistema de admissão (sem falar em itb's) e escape. É algo simples e eficaz.
Uma boa admissão, colocada no local mais fresco possível e um bom sistema de escape podem fazer milagres. Neste último caso, o investimento nuns bons colectores é geralmente o mais importante, apesar de existiram modelos que já trazem colectores de escape de grande performance.
É também conveniente (para mim seria) que a panela final tivesse um aspecto bem discreto para que um carro tão elegante como o E46 coupe não ficasse com aspecto de azeiteiro. :D

Um abraço
BMW 2002 (1971)
BMW E24 635CSI Hartge H6S (1981)
BMW E39 530D Touring (1999)

zorban
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Mensagem por zorban »

obrigado a todos

_picaman_
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Mensagem por _picaman_ »

pois o teu tem 193 cavalos, o 330 tem 231...
ex:
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
E34 524td
E36 M3

actualmente:
E36 320i
E36 325i coupé
E36 316i
E36 318is coupé
E38 730i
E38 725tds aut
E38 725 tds

zorban
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Mensagem por zorban »

Acreditem que faz um boa diferença em termos de prestaçoes.

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Mr_Trecolareco
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Mensagem por Mr_Trecolareco »

Se 40cv não fizessem diferença ninguém comprava o 320i e bastava o 316i ;)

No entanto o 328 já se deve mexer e bem 8)

Mas para aproximares a performance do 330 não vais lá com admissão, escape e chip :?

Dai falarem logo em compressores :driving
Um abraço e muito boas curvas!!!

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black 300zx
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Mensagem por black 300zx »

Alexandre Escreveu: Mas para aproximares a performance do 330 não vais lá com admissão, escape e chip :?

Dai falarem logo em compressores :driving
Vai e ultrapassa facilmente se a admissão for por ITB's... ;)
Mas tal como disse, isso é uma alteração mais radical e envolve um acréscimo muito significativo no consumo, daí ter recomendado umas cames que conseguem um bom compromisso.

Não é preciso recorrer à sobrealimentação para tornar um 328ci muito mais rápido do que um 330ci. É verdade que o custo das modificações via n/a é muito mais elevado, mas acho que vale bem a pena.
Um verdadeiro BMW tem de ser atmosférico, excepção feita ao 2002 turbo que apesar do enorme lag (turbos de outros tempos) é sem dúvida um carro lendário.
BMW 2002 (1971)
BMW E24 635CSI Hartge H6S (1981)
BMW E39 530D Touring (1999)

zorban
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Mensagem por zorban »

O que é uma admissao por ITB's? e que tipo de arvore de cames posso aplicar? Obrigado

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