Xenon ilegal... nao passa na inspecção
Moderador: Staff
-
- Membro Juvenil
- Registado: 26 mar 2004, 15:09
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001
Re: Xenon ilegal... nao passa na inspecção
Eu já uma vez fui insultado noutro fórum por defender a ilegalidade do Xenon aftermarket.
De qualquer forma, o que tem sido debatido, quanto à aprovação/reprovação do Xenon, é esclarecedor quanto à qualidade de algumas pessoas nos Centros de Inspecção.
De qualquer forma, o que tem sido debatido, quanto à aprovação/reprovação do Xenon, é esclarecedor quanto à qualidade de algumas pessoas nos Centros de Inspecção.
- Pedro_25
- Membro Junior
- Registado: 11 fev 2008, 16:52
- O meu Carro:: E61 LCI
ora boas
so agora vi este topico e em relaçao ao sensores que regulam os farois, atençao que os bimmers
facelift com farois halogenio ou seja a partir de 2007 (serie 1,3,5...etc) ja vem equipados com sensores de origem como as versoes que tem xenon (os sensores sao iguais)
so agora vi este topico e em relaçao ao sensores que regulam os farois, atençao que os bimmers
facelift com farois halogenio ou seja a partir de 2007 (serie 1,3,5...etc) ja vem equipados com sensores de origem como as versoes que tem xenon (os sensores sao iguais)

E61 LCI 2008/03
ex-E87 LCI 2008/03 MB POWER
- MarcosFonseca
- Membro Gold
- Registado: 12 out 2008, 01:42
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01
Sotnas, não defendo com "unhas e dentes" que o xenon deveria de ser permitido..
um gajo passa por alguns na estrada que até fica sem ver nada...até eu ja tive assim..a certa altura metia aquilo a apontar o maximo possivel para o chão para não afectar ninguem...Mas agora com olho de boi aquilo muda de figura..não es encandeado como o meu xenon, isso te garanto..
um gajo passa por alguns na estrada que até fica sem ver nada...até eu ja tive assim..a certa altura metia aquilo a apontar o maximo possivel para o chão para não afectar ninguem...Mas agora com olho de boi aquilo muda de figura..não es encandeado como o meu xenon, isso te garanto..
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT
320d e46 My PrOjEkT
- Notlim
- Membro Gold
- Registado: 18 nov 2006, 17:47
- O meu Carro:: E46 320D TOURING
Sotnas, há casos e casos. Lógico que paga o justo pelo pecador...
- Marl76lopes
- Membro Juvenil
- Registado: 21 jun 2007, 12:31
- O meu Carro:: BMW E39 528i & Smart Fortwo
Sinceramente penso que não é a qualidade dos inpectores, pois cada um trabalha com a ferramenta que tem, no centro que eu levo o carro sinceramnete aquela maquina quem metem na frente do carro para ver a luz é uma pouco rudimentar, mesmo folera, mas pode haver centros mais modernos que tenham maquinas mais eficazes e modernas.Sotnas Escreveu:Eu já uma vez fui insultado noutro fórum por defender a ilegalidade do Xenon aftermarket.
Cada um trabalha com a ferramenta que lhe dão, e na maior parte dos centros deve ser assim de certeza.
Cumps.
BMW e39 528i & Smart Fortwo
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
MarcosFonseca Escreveu:então se for 6000k tá perto do branco..
encontrei isto num outro forum:
"Na sequência do pedido de informação abaixo, informamos o seguinte:
A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.
O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.
Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático.
Em relação à inspecção técnica, se detectar que um veículo tem instaladas lâmpadas de descarga num gás, sem possuir os dispositivos de limpeza e de regulação da inclinação acima referidos, deve ser aplicada uma deficiência de tipo 2, correspondente ao FUNCIONAMENTO INCORRECTO das Luzes de cruzamento (médios), contida no ponto 1, Anexo n.º 4 do Despacho n.º 5392/99 de 16 de Março
Com os melhores cumprimentos
Margarida Alexandre
Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres"
o documento que apresentas,e o qual eu tinha conhecimento(ainda não o tinha achado na net),é uma prova de tudo aquilo que eu tenho vindo a dizer:
1º - que os valores lúmen são medidos nos centros IPO,ao contrário daquilo que foi dito várias vezes.
2º - que os veiculos que estão equipados com kits de xenon,e que não possuem nem os niveladores,nem os lava-farois,quando se apresentam á inspecção,estão claramente em infracção,logo,e como fica provado que existe medição lúmen,só passam nessa mesma inspecção,quando claramente o inspector não cumpre a lei,ou por manifesta incompetencia,em ambos os casos,esses inspectores devem ser banidos dos centros IPO,e deve-lhe ser instaurado um processo de contra-ordenação por não cumprimento dos regulamentos e disposições legais.
3º - que aqueles que dizem que: "não estou dentro da lampada para saber se é xenon ou não",e cuja a sua profissão é a de efectuar inspecções automoveis,são pessoas manisfestamente incompetentes,incapazes e negligentes.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Juvenil
Olhe que isso não é como está a dizer. Cada centro, obrigatoriamente, tem estar apetrechado com todo o equipamento necessário ao tipo de inspecção permitida.Marl76lopes Escreveu:Sinceramente penso que não é a qualidade dos inpectores, pois cada um trabalha com a ferramenta que tem, no centro que eu levo o carro sinceramnete aquela maquina quem metem na frente do carro para ver a luz é uma pouco rudimentar, mesmo folera, mas pode haver centros mais modernos que tenham maquinas mais eficazes e modernas.Sotnas Escreveu:Eu já uma vez fui insultado noutro fórum por defender a ilegalidade do Xenon aftermarket.
Cada um trabalha com a ferramenta que lhe dão, e na maior parte dos centros deve ser assim de certeza.
Cumps.
Os centros são titulados por alvará e, por isso, estão obrigados a requisitos técnicos de funcionamento.
Em alguns casos, a formação é deficiente, noutros, os formandos estão a borrifar-se para aquilo. E ainda há situações em que 20 ou 30€ resolvem o "problema".
Recordo que, há uns anos, testaram, anonimamente, uns quantos centros. Umas quantas viaturas, com várias deficiências, foram sujeitas a IPO. E pasme-se, em alguns desses locais, algumas das viaturas foram aprovadas.
Há uma questão de falta de qualidade, que não sei se é generalizada porque não conheço todas as realidades do país.
Mas sei que um centro é um negócio muito rentável e, por isso, com custos avultados (penso que não há nenhum centro que não custe, pelo menos, 3M€). Tenho noção que um centro que passe "tudo" pode ter uma vantagem concorrencial sobre o "vizinho" mais rigoroso. Até por esta razão, é primordial apertar a malha de controlo, para que todos cumpram com os critérios de seriedade e de qualidade a que estão sujeitos.
Última edição por Sotnas em 24 fev 2010, 21:44, editado 1 vez no total.
- marco pires
- Moderador do Fórum
nem mais sotnas :palmas :palmas :palmas
[email protected]
-
- Membro Iniciado
- Registado: 23 jun 2009, 16:09
- O meu Carro:: BMW 320d E91
Boas,
A minha dúvida é a seguinte:
Se a directiva é de 2007 e foi transposta para a legislação nacional em 2008 será que esta tem efeitos retroactivos? isto é, os carros anteriores a 2007 não eram obrigados a trazer lava farois nem niveladores automáticos estarão ilegais na mesma os que possuam sem os lava faróis e niveladores?
É que normalmente este tipo de alterações na legislação não tem efeitos retroactivos mesmo nos casos mais elementares como por exemplo de cinto de segurança, pois tenho um carro de 80 e tal e este já trazia cintos de origem e uma vez um avariou retirou-se o outro cinto e passa na inspecção e está totalmente legal pois o decreto que obriga que os carros tragam cintos de segurança é posterior à data do carro. E este já trazia os cintos de origem... E tal como por exemplo o farol de nevoeiro atrás.
Cumprimentos
A minha dúvida é a seguinte:
Se a directiva é de 2007 e foi transposta para a legislação nacional em 2008 será que esta tem efeitos retroactivos? isto é, os carros anteriores a 2007 não eram obrigados a trazer lava farois nem niveladores automáticos estarão ilegais na mesma os que possuam sem os lava faróis e niveladores?
É que normalmente este tipo de alterações na legislação não tem efeitos retroactivos mesmo nos casos mais elementares como por exemplo de cinto de segurança, pois tenho um carro de 80 e tal e este já trazia cintos de origem e uma vez um avariou retirou-se o outro cinto e passa na inspecção e está totalmente legal pois o decreto que obriga que os carros tragam cintos de segurança é posterior à data do carro. E este já trazia os cintos de origem... E tal como por exemplo o farol de nevoeiro atrás.
Cumprimentos
- marco pires
- Moderador do Fórum
neste caso não tenho certezas,mas penso que os carros com xenon de origem,sempre trouxeram esse equipamento.
[email protected]
-
- Membro Iniciado
- Registado: 23 jun 2009, 16:09
- O meu Carro:: BMW 320d E91
Mas uma coisa é trazer de origem ou não, outra é ser ilegal e motivo para reprovar na inspecção e ser multado, como o caso que referi anteriormente o carro tinha cinto de origem retirei o cinto e continua totalmente legal, porque apesar da marca já fabricar aqueles carros com cinto isso ainda não era obrigatorio por lei, logo por lhe ter tirado nao é considerado ilegal.
E o mesmo aconteceu quando os cintos de trás passaram a ser obrigatórios, os carros já os traziam à vários anos mesmo não sendo obrigatórios (normalmente as marcas andam um passo à frente da legislação, até para não terem de corrigir os modelos a meio da serie de produção).
penso que se existe escape na legislação este da data poderá ser um deles.
E o mesmo aconteceu quando os cintos de trás passaram a ser obrigatórios, os carros já os traziam à vários anos mesmo não sendo obrigatórios (normalmente as marcas andam um passo à frente da legislação, até para não terem de corrigir os modelos a meio da serie de produção).
penso que se existe escape na legislação este da data poderá ser um deles.
-
- Membro Juvenil
Depende de como o diploma está elaborado. Não o conheço em pormenor.
Mas, por uma questão de lógica, sou levado a responder-lhe que as restrições ao Xenon aplicam-se a todos os carros, sem excepção.
A questão dos cintos era distinta. E era distinta porque, como sabe, o cinto é um equipamento obrigatório, cuja falta implica coima. Ora, para situações já existentes e iniciadas com uma legislação diferente, não fazia sentido obrigar as pessoas a colocar cintos, por uma questão de racionalidade económica e legislativa. Ou seja, lei nova para as situações novas.
No caso da legislação Xenon, não creio que se faça referência a qualquer data de produção de veículos. Logo, a lei aplica-se a todas as situações.
Pegando, no caso que coloca e equiparando-o ao dos cintos, V. Exa. já teria que ter Xenon legalizado antes da norma. E só seria algo parecido se, por exemplo, fosse permitido Xenon sem lava-faróis. Perante uma norma com novas imposições, o seu caso estaria excepcionado à partida.
O Xenon não é obrigatório para ninguém e também não é proibido. Se cumprir com a montagem de todos os mecanismos legalmente impostos, pode homologar a alteração do seu veículo.
Mas, por uma questão de lógica, sou levado a responder-lhe que as restrições ao Xenon aplicam-se a todos os carros, sem excepção.
A questão dos cintos era distinta. E era distinta porque, como sabe, o cinto é um equipamento obrigatório, cuja falta implica coima. Ora, para situações já existentes e iniciadas com uma legislação diferente, não fazia sentido obrigar as pessoas a colocar cintos, por uma questão de racionalidade económica e legislativa. Ou seja, lei nova para as situações novas.
No caso da legislação Xenon, não creio que se faça referência a qualquer data de produção de veículos. Logo, a lei aplica-se a todas as situações.
Pegando, no caso que coloca e equiparando-o ao dos cintos, V. Exa. já teria que ter Xenon legalizado antes da norma. E só seria algo parecido se, por exemplo, fosse permitido Xenon sem lava-faróis. Perante uma norma com novas imposições, o seu caso estaria excepcionado à partida.
O Xenon não é obrigatório para ninguém e também não é proibido. Se cumprir com a montagem de todos os mecanismos legalmente impostos, pode homologar a alteração do seu veículo.
- marco pires
- Moderador do Fórum
"A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos"
penso que a directiva por ela própria não,é a unica que define os requisitos técnicos exigidos para este tipo de equipamento,mas sim uma entre outras que são consideradas para efeitos de lei.
repara que alem da directiva,ainda refere o seguinte:
"São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás)."
e tambem:
"O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio."
repara que fala em vários decretos lei,bem como a referencia que eu coloquei logo no topo de que a legislação encontra-se dispersa entre vários documentos.
por isso acredito que neste caso existe uma clara indicação e obrigação sem para todos veiculos independentemente do ano,a cumprirem com todos os requisitos técnicos que são exigidos quando se instala um sistema de xenon.
ps:
com isto o sotnas exemplifica claramente a situação:
"Pegando, no caso que coloca e equiparando-o ao dos cintos, V. Exa. já teria que ter Xenon legalizado antes da norma. E só seria algo parecido se, por exemplo, fosse permitido Xenon sem lava-faróis. Perante uma norma com novas imposições, o seu caso estaria excepcionado à partida."
penso que a directiva por ela própria não,é a unica que define os requisitos técnicos exigidos para este tipo de equipamento,mas sim uma entre outras que são consideradas para efeitos de lei.
repara que alem da directiva,ainda refere o seguinte:
"São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás)."
e tambem:
"O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio."
repara que fala em vários decretos lei,bem como a referencia que eu coloquei logo no topo de que a legislação encontra-se dispersa entre vários documentos.
por isso acredito que neste caso existe uma clara indicação e obrigação sem para todos veiculos independentemente do ano,a cumprirem com todos os requisitos técnicos que são exigidos quando se instala um sistema de xenon.
ps:
com isto o sotnas exemplifica claramente a situação:
"Pegando, no caso que coloca e equiparando-o ao dos cintos, V. Exa. já teria que ter Xenon legalizado antes da norma. E só seria algo parecido se, por exemplo, fosse permitido Xenon sem lava-faróis. Perante uma norma com novas imposições, o seu caso estaria excepcionado à partida."
[email protected]
- Marl76lopes
- Membro Juvenil
- Registado: 21 jun 2007, 12:31
- O meu Carro:: BMW E39 528i & Smart Fortwo
E agora pergunto eu a quem dúvida do que me disseram, esta norma do xenon é relativamente recente certo?
Centros de inspecção já existe há muitos anos, será que todos os centros estão equipados com os equipamentos necessários para verificar a situação do xenon?
Não nos podemos esquecer que uma coisa é o que está no papel, outra e a aplicabilidade dessa mesma norma, e os meios técnicos para a aplicar.
Acho que já expus o meu ponto de vista, mas só para ter uma segunda opinião, quando tiver tempo vou passar aqui no centro junto á minha residência, e trarei novidades.
Cumps.
Centros de inspecção já existe há muitos anos, será que todos os centros estão equipados com os equipamentos necessários para verificar a situação do xenon?
Não nos podemos esquecer que uma coisa é o que está no papel, outra e a aplicabilidade dessa mesma norma, e os meios técnicos para a aplicar.
Acho que já expus o meu ponto de vista, mas só para ter uma segunda opinião, quando tiver tempo vou passar aqui no centro junto á minha residência, e trarei novidades.
Cumps.
BMW e39 528i & Smart Fortwo
-
- Membro Juvenil
De qualquer forma, mesmo que houvesse esse tal "buraco" na lei, você era capaz de gastar o preço de vários kits de Xenon para provar que tinha razão, nos locais próprios. 
-- Quarta Fev 24, 2010 10:35 pm --
O que o Marco Pires lhe disse em posts anteriores, é o que qualquer juiz (ou advogado) perguntaria ao seu amigo do centro de inspecção, se o caso chegasse ao ponto de uma impugnação judicial. Pelo que foi expresso pelo Marco, qualquer perito referiria o mesmo em juízo e o seu amigo seria uma fraca testemunha, sob qualquer perspectiva, com a consequente fragilização da posição a que o seu testemunho aproveitasse.

-- Quarta Fev 24, 2010 10:35 pm --
Os centros têm que estar apetrechados para realizar as inspecções permitidas no respectivo alvará. Quem não cumprir, sujeita-se a uma série de consequências que podem ir da coima ao cancelamento do alvará.Marl76lopes Escreveu:E agora pergunto eu a quem dúvida do que me disseram, esta norma do xenon é relativamente recente certo?
Cumps.
O que o Marco Pires lhe disse em posts anteriores, é o que qualquer juiz (ou advogado) perguntaria ao seu amigo do centro de inspecção, se o caso chegasse ao ponto de uma impugnação judicial. Pelo que foi expresso pelo Marco, qualquer perito referiria o mesmo em juízo e o seu amigo seria uma fraca testemunha, sob qualquer perspectiva, com a consequente fragilização da posição a que o seu testemunho aproveitasse.