Xenon ilegal... nao passa na inspecção

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Sotnas
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2004, 15:09
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001

Re: Xenon ilegal... nao passa na inspecção

Mensagem por Sotnas »

Eu já uma vez fui insultado noutro fórum por defender a ilegalidade do Xenon aftermarket.

De qualquer forma, o que tem sido debatido, quanto à aprovação/reprovação do Xenon, é esclarecedor quanto à qualidade de algumas pessoas nos Centros de Inspecção.

Pedro_25
Membro Junior
Registado: 11 fev 2008, 16:52
O meu Carro:: E61 LCI

Mensagem por Pedro_25 »

ora boas
so agora vi este topico e em relaçao ao sensores que regulam os farois, atençao que os bimmers
facelift com farois halogenio ou seja a partir de 2007 (serie 1,3,5...etc) ja vem equipados com sensores de origem como as versoes que tem xenon (os sensores sao iguais)
Imagem

E61 LCI 2008/03
ex-
E87 LCI 2008/03 MB POWER

MarcosFonseca
Membro Gold
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01

Mensagem por MarcosFonseca »

Sotnas, não defendo com "unhas e dentes" que o xenon deveria de ser permitido..

um gajo passa por alguns na estrada que até fica sem ver nada...até eu ja tive assim..a certa altura metia aquilo a apontar o maximo possivel para o chão para não afectar ninguem...Mas agora com olho de boi aquilo muda de figura..não es encandeado como o meu xenon, isso te garanto..
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Sotnas, há casos e casos. Lógico que paga o justo pelo pecador...

Marl76lopes
Membro Juvenil
Registado: 21 jun 2007, 12:31
O meu Carro:: BMW E39 528i & Smart Fortwo

Mensagem por Marl76lopes »

Sotnas Escreveu:Eu já uma vez fui insultado noutro fórum por defender a ilegalidade do Xenon aftermarket.

De qualquer forma, o que tem sido debatido, quanto à aprovação/reprovação do Xenon, é esclarecedor quanto à qualidade de algumas pessoas nos Centros de Inspecção.
Sinceramente penso que não é a qualidade dos inpectores, pois cada um trabalha com a ferramenta que tem, no centro que eu levo o carro sinceramnete aquela maquina quem metem na frente do carro para ver a luz é uma pouco rudimentar, mesmo folera, mas pode haver centros mais modernos que tenham maquinas mais eficazes e modernas.
Cada um trabalha com a ferramenta que lhe dão, e na maior parte dos centros deve ser assim de certeza.

Cumps.
BMW e39 528i & Smart Fortwo

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

MarcosFonseca Escreveu:então se for 6000k tá perto do branco..

encontrei isto num outro forum:

Imagem
"Na sequência do pedido de informação abaixo, informamos o seguinte:

A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.
O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.

Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático.

Em relação à inspecção técnica, se detectar que um veículo tem instaladas lâmpadas de descarga num gás, sem possuir os dispositivos de limpeza e de regulação da inclinação acima referidos, deve ser aplicada uma deficiência de tipo 2, correspondente ao FUNCIONAMENTO INCORRECTO das Luzes de cruzamento (médios), contida no ponto 1, Anexo n.º 4 do Despacho n.º 5392/99 de 16 de Março

Com os melhores cumprimentos

Margarida Alexandre

Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres"

o documento que apresentas,e o qual eu tinha conhecimento(ainda não o tinha achado na net),é uma prova de tudo aquilo que eu tenho vindo a dizer:

1º - que os valores lúmen são medidos nos centros IPO,ao contrário daquilo que foi dito várias vezes.

2º - que os veiculos que estão equipados com kits de xenon,e que não possuem nem os niveladores,nem os lava-farois,quando se apresentam á inspecção,estão claramente em infracção,logo,e como fica provado que existe medição lúmen,só passam nessa mesma inspecção,quando claramente o inspector não cumpre a lei,ou por manifesta incompetencia,em ambos os casos,esses inspectores devem ser banidos dos centros IPO,e deve-lhe ser instaurado um processo de contra-ordenação por não cumprimento dos regulamentos e disposições legais.

3º - que aqueles que dizem que: "não estou dentro da lampada para saber se é xenon ou não",e cuja a sua profissão é a de efectuar inspecções automoveis,são pessoas manisfestamente incompetentes,incapazes e negligentes.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

Marl76lopes Escreveu:
Sotnas Escreveu:Eu já uma vez fui insultado noutro fórum por defender a ilegalidade do Xenon aftermarket.

Sinceramente penso que não é a qualidade dos inpectores, pois cada um trabalha com a ferramenta que tem, no centro que eu levo o carro sinceramnete aquela maquina quem metem na frente do carro para ver a luz é uma pouco rudimentar, mesmo folera, mas pode haver centros mais modernos que tenham maquinas mais eficazes e modernas.
Cada um trabalha com a ferramenta que lhe dão, e na maior parte dos centros deve ser assim de certeza.

Cumps.
Olhe que isso não é como está a dizer. Cada centro, obrigatoriamente, tem estar apetrechado com todo o equipamento necessário ao tipo de inspecção permitida.

Os centros são titulados por alvará e, por isso, estão obrigados a requisitos técnicos de funcionamento.

Em alguns casos, a formação é deficiente, noutros, os formandos estão a borrifar-se para aquilo. E ainda há situações em que 20 ou 30€ resolvem o "problema".

Recordo que, há uns anos, testaram, anonimamente, uns quantos centros. Umas quantas viaturas, com várias deficiências, foram sujeitas a IPO. E pasme-se, em alguns desses locais, algumas das viaturas foram aprovadas.

Há uma questão de falta de qualidade, que não sei se é generalizada porque não conheço todas as realidades do país.

Mas sei que um centro é um negócio muito rentável e, por isso, com custos avultados (penso que não há nenhum centro que não custe, pelo menos, 3M€). Tenho noção que um centro que passe "tudo" pode ter uma vantagem concorrencial sobre o "vizinho" mais rigoroso. Até por esta razão, é primordial apertar a malha de controlo, para que todos cumpram com os critérios de seriedade e de qualidade a que estão sujeitos.
Última edição por Sotnas em 24 fev 2010, 21:44, editado 1 vez no total.

marco pires
Moderador do Fórum

nem mais sotnas :palmas :palmas :palmas
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Elektron
Membro Iniciado
Registado: 23 jun 2009, 16:09
O meu Carro:: BMW 320d E91

Mensagem por Elektron »

Boas,

A minha dúvida é a seguinte:

Se a directiva é de 2007 e foi transposta para a legislação nacional em 2008 será que esta tem efeitos retroactivos? isto é, os carros anteriores a 2007 não eram obrigados a trazer lava farois nem niveladores automáticos estarão ilegais na mesma os que possuam sem os lava faróis e niveladores?

É que normalmente este tipo de alterações na legislação não tem efeitos retroactivos mesmo nos casos mais elementares como por exemplo de cinto de segurança, pois tenho um carro de 80 e tal e este já trazia cintos de origem e uma vez um avariou retirou-se o outro cinto e passa na inspecção e está totalmente legal pois o decreto que obriga que os carros tragam cintos de segurança é posterior à data do carro. E este já trazia os cintos de origem... E tal como por exemplo o farol de nevoeiro atrás.

Cumprimentos

marco pires
Moderador do Fórum

neste caso não tenho certezas,mas penso que os carros com xenon de origem,sempre trouxeram esse equipamento.
[email protected]

Elektron
Membro Iniciado
Registado: 23 jun 2009, 16:09
O meu Carro:: BMW 320d E91

Mensagem por Elektron »

Mas uma coisa é trazer de origem ou não, outra é ser ilegal e motivo para reprovar na inspecção e ser multado, como o caso que referi anteriormente o carro tinha cinto de origem retirei o cinto e continua totalmente legal, porque apesar da marca já fabricar aqueles carros com cinto isso ainda não era obrigatorio por lei, logo por lhe ter tirado nao é considerado ilegal.
E o mesmo aconteceu quando os cintos de trás passaram a ser obrigatórios, os carros já os traziam à vários anos mesmo não sendo obrigatórios (normalmente as marcas andam um passo à frente da legislação, até para não terem de corrigir os modelos a meio da serie de produção).

penso que se existe escape na legislação este da data poderá ser um deles.

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

Depende de como o diploma está elaborado. Não o conheço em pormenor.

Mas, por uma questão de lógica, sou levado a responder-lhe que as restrições ao Xenon aplicam-se a todos os carros, sem excepção.

A questão dos cintos era distinta. E era distinta porque, como sabe, o cinto é um equipamento obrigatório, cuja falta implica coima. Ora, para situações já existentes e iniciadas com uma legislação diferente, não fazia sentido obrigar as pessoas a colocar cintos, por uma questão de racionalidade económica e legislativa. Ou seja, lei nova para as situações novas.

No caso da legislação Xenon, não creio que se faça referência a qualquer data de produção de veículos. Logo, a lei aplica-se a todas as situações.

Pegando, no caso que coloca e equiparando-o ao dos cintos, V. Exa. já teria que ter Xenon legalizado antes da norma. E só seria algo parecido se, por exemplo, fosse permitido Xenon sem lava-faróis. Perante uma norma com novas imposições, o seu caso estaria excepcionado à partida.

O Xenon não é obrigatório para ninguém e também não é proibido. Se cumprir com a montagem de todos os mecanismos legalmente impostos, pode homologar a alteração do seu veículo.

marco pires
Moderador do Fórum

"A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos"

penso que a directiva por ela própria não,é a unica que define os requisitos técnicos exigidos para este tipo de equipamento,mas sim uma entre outras que são consideradas para efeitos de lei.

repara que alem da directiva,ainda refere o seguinte:

"São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás)."

e tambem:

"O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio."

repara que fala em vários decretos lei,bem como a referencia que eu coloquei logo no topo de que a legislação encontra-se dispersa entre vários documentos.

por isso acredito que neste caso existe uma clara indicação e obrigação sem para todos veiculos independentemente do ano,a cumprirem com todos os requisitos técnicos que são exigidos quando se instala um sistema de xenon.

ps:

com isto o sotnas exemplifica claramente a situação:

"Pegando, no caso que coloca e equiparando-o ao dos cintos, V. Exa. já teria que ter Xenon legalizado antes da norma. E só seria algo parecido se, por exemplo, fosse permitido Xenon sem lava-faróis. Perante uma norma com novas imposições, o seu caso estaria excepcionado à partida."
[email protected]

Marl76lopes
Membro Juvenil
Registado: 21 jun 2007, 12:31
O meu Carro:: BMW E39 528i & Smart Fortwo

Mensagem por Marl76lopes »

E agora pergunto eu a quem dúvida do que me disseram, esta norma do xenon é relativamente recente certo?

Centros de inspecção já existe há muitos anos, será que todos os centros estão equipados com os equipamentos necessários para verificar a situação do xenon?

Não nos podemos esquecer que uma coisa é o que está no papel, outra e a aplicabilidade dessa mesma norma, e os meios técnicos para a aplicar.

Acho que já expus o meu ponto de vista, mas só para ter uma segunda opinião, quando tiver tempo vou passar aqui no centro junto á minha residência, e trarei novidades.

Cumps.
BMW e39 528i & Smart Fortwo

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

De qualquer forma, mesmo que houvesse esse tal "buraco" na lei, você era capaz de gastar o preço de vários kits de Xenon para provar que tinha razão, nos locais próprios. :scary

-- Quarta Fev 24, 2010 10:35 pm --
Marl76lopes Escreveu:E agora pergunto eu a quem dúvida do que me disseram, esta norma do xenon é relativamente recente certo?

Centros de inspecção já existe há muitos anos, será que todos os centros estão equipados com os equipamentos necessários para verificar a situação do xenon?

Não nos podemos esquecer que uma coisa é o que está no papel, outra e a aplicabilidade dessa mesma norma, e os meios técnicos para a aplicar.

Acho que já expus o meu ponto de vista, mas só para ter uma segunda opinião, quando tiver tempo vou passar aqui no centro junto á minha residência, e trarei novidades.

Cumps.
Os centros têm que estar apetrechados para realizar as inspecções permitidas no respectivo alvará. Quem não cumprir, sujeita-se a uma série de consequências que podem ir da coima ao cancelamento do alvará.

O que o Marco Pires lhe disse em posts anteriores, é o que qualquer juiz (ou advogado) perguntaria ao seu amigo do centro de inspecção, se o caso chegasse ao ponto de uma impugnação judicial. Pelo que foi expresso pelo Marco, qualquer perito referiria o mesmo em juízo e o seu amigo seria uma fraca testemunha, sob qualquer perspectiva, com a consequente fragilização da posição a que o seu testemunho aproveitasse.

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”