Recentemente o 328ci (M52TU) levou um escape desde colectores, cats e panela intermedia Supersprint. Acrescentou-se fios de sondas lambda pré-cats e ficaram montados. Não se montaram as sondas lambda pós-cats pois dava muito trabalho, não cabiam sem cortar o resguardo isolante que fica por cima do escape e achei que a função de verificar eficiência dos cats era desnecessária para mim.
O carro em seguida foi para afinar e pedi para anular electronicamente as sondas. Não acende nenhuma luz no painel mas assim ficava mais descansado.
Quem reprogramou não conseguiu fazer isso. Fez o teste antes e depois de o reprogramar. A MAF deixou de funcionar e foi afinado em open loop. Será que as sondas lambda desligadas fazem a MAF deixar de dar valores?
As linhas a vermelho são antes da repro e não parecem mal.
As linhas laranja são após, vejam que estranhas ficaram. Tem uma zona com menos torque, como é possível? Tem um pico que também me surpreende. E tem a rpm onde devia dar potencia máxima com uma quebra consideravel. Não parece problema relacionado com mecânica ou escape pois não é linear. Quebra e depois, com o corte 500 rpm mais tarde, deu mais potência de novo.
