Repro com defeito

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Responder
navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Repro com defeito

Mensagem por navigator »

Boas,
Recentemente o 328ci (M52TU) levou um escape desde colectores, cats e panela intermedia Supersprint. Acrescentou-se fios de sondas lambda pré-cats e ficaram montados. Não se montaram as sondas lambda pós-cats pois dava muito trabalho, não cabiam sem cortar o resguardo isolante que fica por cima do escape e achei que a função de verificar eficiência dos cats era desnecessária para mim.

O carro em seguida foi para afinar e pedi para anular electronicamente as sondas. Não acende nenhuma luz no painel mas assim ficava mais descansado.

Quem reprogramou não conseguiu fazer isso. Fez o teste antes e depois de o reprogramar. A MAF deixou de funcionar e foi afinado em open loop. Será que as sondas lambda desligadas fazem a MAF deixar de dar valores?
As linhas a vermelho são antes da repro e não parecem mal.
As linhas laranja são após, vejam que estranhas ficaram. Tem uma zona com menos torque, como é possível? Tem um pico que também me surpreende. E tem a rpm onde devia dar potencia máxima com uma quebra consideravel. Não parece problema relacionado com mecânica ou escape pois não é linear. Quebra e depois, com o corte 500 rpm mais tarde, deu mais potência de novo.
Imagem
Imagem

navigator
Membro Gold

Re: Repro com defeito

Mensagem por navigator »

Gostava de contar com a vossa ajuda. No GT1 o diagnóstico só aponta para problema (óbvio) nas sondas e MAF. De resto tudo bem.
Alguém sabe desligar electronicamente as sondas?
Se alguém tiver uma MAF para se ligar e ver se foi a minha que pifou...ou se é da falta das sondas...
Imagem

rodrigues81
Membro Gold
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46

Mensagem por rodrigues81 »

Na minha opinião devias ir ao reprogramador meter file de origem e a devolução do dinheiro, para poderes ir a outro lado, mas faz uma boa pesquisa para veres os feedbacks e vais ao que te parecer mais entendido.

Em relação as sondas, acho que devias as colocar mesmo não tendo kats!
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

Marco c
Membro Senior
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Mensagem por Marco c »

rodrigues81 Escreveu:Na minha opinião devias ir ao reprogramador meter file de origem e a devolução do dinheiro, para poderes ir a outro lado, mas faz uma boa pesquisa para veres os feedbacks e vais ao que te parecer mais entendido.

Em relação as sondas, acho que devias as colocar mesmo não tendo kats!
acho que isso da erro...mas tou interessado que queria fazer o mesmo...cats out.

navigator
Membro Gold

Mensagem por navigator »

Tenho ideia de ter lido há muito tempo em fóruns estrangeiros que cats de alto fluxo não têm a eficiência dos originais e que lança erro nas sondas pós cats. Não será possível desligar mesmo?

Ir a outro lado era interessante. Mas depois das horas em banco a afinar, duvido um bocado que me devolvam o dinheiro.

Alguém que já tenha visto isto acontecer? Alguma ideia?
Imagem

Tiagofr
Membro Gold
Registado: 05 jun 2008, 23:32
O meu Carro:: BMW 520D E61
Contacto:

Mensagem por Tiagofr »

manda uma bmw ao user CAP que ele pode tentar dar-te umas luzes
BMW 320d E46 - OG - Sold
Seat Leon FR - UP - Sold
BMW 520d E61 - Tubarão Femêa
HP - Horsepower
Visite: http://www.horsepower.pt.am - https://www.facebook.com/PT.Horsepower
Oficina especializada BMW

navigator
Membro Gold

Mensagem por navigator »

Obrigado Tiago. É boa ideia. Preciso de toda a ajuda que conseguir.
Ainda não fiz nada para resolver isto. Mas fico chateado porque antes de fazer as coisas parece tudo simples e no fim fica mal feito, não se resolve.

Cumps
Imagem

Tiagofr
Membro Gold
Registado: 05 jun 2008, 23:32
O meu Carro:: BMW 520D E61
Contacto:

Mensagem por Tiagofr »

;)
BMW 320d E46 - OG - Sold
Seat Leon FR - UP - Sold
BMW 520d E61 - Tubarão Femêa
HP - Horsepower
Visite: http://www.horsepower.pt.am - https://www.facebook.com/PT.Horsepower
Oficina especializada BMW

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Boas.

A ser problema da electrónica, só vejo que possa ser afinação do vanos (que se bem me lembro, neste motor é progressivo - ou seja - tem vários estados [ao contrário dos primeiros em q era on/off]), um súbito enriquecimento da mistura que depois perto das 7000 já não acontece ou afinação do avanço.. Mas se quem fez a electrónica conhece bem a ecu, tal n devia acontecer.

O Artur Costa tem um motor desses em q já fez bastantes experiências/afinações, talvez te possa ajudar.
Imagem

navigator
Membro Gold

Mensagem por navigator »

Olá cap, obrigado pelo input.
De facto não sei quantos destes já reprogramou mas já devem ter sido vários. Também mencionou que poderia ser do Vanos. Ele fez vários testes em banco e afinou mistura...deve estar correcta. Que eu saiba só mexeu nisso e no corte. E o comportamento era sempre este.

Era bom poder, mesmo em estrada, analisar a posição dos Vanos quando passa nestes altos regimes para tentar despistar este componente do motor. O Artur tem mexido com motor destes? Tinha ideia de ser o anterior, M52.

Vou contactar então, obrigado.
Imagem

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Hmm pois, se calhar n é o 'tu'.. Escapou-me esse pormenor. :silenced
Imagem

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”