320d: Flexível do escape? Pré-catalizador? MAF? - RESOLVIDO

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
gurumor
Membro Iniciado
Registado: 06 jan 2006, 03:23

320d: Flexível do escape? Pré-catalizador? MAF? - RESOLVIDO

Mensagem por gurumor »

Olá a todos!
Se bem que consulte o fórum à muito tempo é a primeira vez que participo com um tópico, pois as dúvidas que anteriormente me surgiram foram facilmente esclarecidas em tópicos já existente. Parabéns pela partilha de informação!

Histórico:
- 320d de 2000
- 153.000km's
- Revisões sempre na marca
- MAF aos 80.000km's coberta pela garantia
- Apenas levou um parafuso qualquer (6€) na revisão dos 140.000km's
Resumindo: Tem-se comportado como um "automóvel"!

Depois de, como habitualmente faço, ter utilizado a pesquisa do fórum, deparei-me com uma série de situações parecidas mas que não me esclareceram convenientemente, pois há muitos utilizadores que depois de terem o seu problema resolvido acabam por não descrever a solução para o mesmo, ficando o post sem a devida conclusão. Assim aqui apresento a situação para usufruir da vossa ajuda.

Vamos então ao problema!
Há uns meses comecei a notar um ruído metálico debaixo do carro, mas mesmo muito metálico, como se fosse uma rede de metal a abanar violentamente. Este barulho, que parava quando se colocava o pé no fim do tubo de escape, fazia-o a frio, a quente, parado ao ralenti ou em andamento. Como é óbvio, com o passar do tempo os sintomas mantiveram-se, mas o barulho foi aumentando.
Ao mesmo tempo, comecei a sentir um cheiro a gases de escape quando estava parado no trânsito e com as janelas abertas.
Á uns tempos, começou a perder força, a não desenvolver como dantes e é quase impossível passar das 2800/3000 rpm's.

Diagnóstico pessoal: "O ruído vem do flexível que deve estar roto e por isso o cheiro a escape. A perda de força deve ser da MAF. Vamos ao médico!"

Hoje fui ao concecionário habitual. "Pode ser da MAF, mas primeiro tem de levar o pré-catalizador que está associado ao flexível pois pode ter entregue a alma ao criador e estar a entupir a saída do escape, não deixando o motor descarregar os gases."

De tudo o que já li no fórum, fico com a sensação de que:
1. Pode ser realmente da MAF (depois logo se verá!)
2. O flexível deu mesmo o berro pois o barulho metálico só pode ser dali

Se a MAF estiver OK e se for o pré-catalizador desfeito tem lógica a explicação e tudo deverá voltar ao normal depois de sustituído a um custo de 600 e tal euros...

Agora a pergunta dos 50 cêntimos:
E se for apenas da MAF? Será que para trocar o flexível tem de se mudar também o pré-catalizador, ou são peças que podem ser trocadas idependentemente? E se a MAF estiver OK, um pré-catalizador desfeito é capaz de entupir asim tanto a linha de escape?

Cumprimentos, e obrigado pela ajuda que possam dispensar!
Última edição por gurumor em 10 jan 2007, 21:14, editado 1 vez no total.

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Vais a uma casa de escapes e pedes para te verem o flexivel, se estiver roto tens mesmo que o trocar e trocas na casa de escapes, fica +- por 100 euros.
Depois logo vês como é que está a MAF!!!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

rc
Membro Juvenil
Registado: 14 jul 2005, 13:09

Mensagem por rc »

na concessionário mudam sempre o pre catalizador e o flexivel, que estão numa mesma secção do escape, numa casa de escapes cortam o flexivel e soldam la outro, é muito importante verificar os diametros dos tubos e do flexivel

320d
Membro Gold
Registado: 26 nov 2004, 14:44
O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08

Mensagem por 320d »

como foi dito, vai a uma casa de escapes, eles metem-t o flexivel por cerca de 100€. se for necessario o pre-catalizador tambem te metem mais barato. depois ves se o problema da falta de potencia continua. se for Maf, vai sempre ao concessionario...
Bruno Linhares
Imagem
clique na imagem para ver projeto

FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

DisasterpieceS
Membro Senior
Registado: 12 abr 2005, 21:53
O meu Carro:: BMW E46 320CD 2003/11
Contacto:

Mensagem por DisasterpieceS »

gurumor, dá uma olhadela por aqui, viewtopic.php?t=12809

badoni
Membro Gold
Registado: 04 fev 2006, 21:38
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 03/2001
Contacto:

Mensagem por badoni »

Boas

Ja me aconteceu o msm no meu 320d de 2001 tinha na altura uns 120mil km´s...como desde que trouxe a bomba da alemanha sempre fui a uma oficina particular, expos la o problema....fazia um barulho desgraçado do escape...parecia uma lata velha...o soluçao eficaz foi soldar o flexivel e fikou 100%...ele disse-me logo se fosse a marca seria mto mais caro pk tinha k pagar o kit todo....la apenas paguei uns 60€(se n estou em erro) e soldou apenas o flexivel. Mas depois de analisar as vossas respostas aki ao topico fikei com umas duvidas....O meu ja esta com 160mil km´s e cnt a vir um cheiro a escape kd xtou parado cm ele a trabalhar ou em sitios fechados....ja antes de soldar o flexivel o sentia...k sera?kual a solução?
Em relaccao a MAF desde k tenho a bomba com 90mil km´s nc mudei a MAF,e tenho um enorme poço de ar em baixas rotacoes....e para ele chegar aos 200km/h custa cada vez mais....sera msm a MAF ou algo bem pior e dispendioso k e o turbo?
Agradeço as vossas opinioes.Alguma cena k possa ajudar é na boa!
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

gurumor
Membro Iniciado

Mensagem por gurumor »

Olá a todos!

O problema já está resolvido e ficou impecável. Depois de ter experimentado o carro fico com a sensação de que este problema já se "iniciou" há mais de 1/2 ano e que depois foi sempre a degenerar até ao ponto de dum momento para o outro ter avariado de vez...
Mudaram o pré-catalizador e o catalizador, mantendo a última panela (o silenciador). Parece que o catalizador se estragou (possivelmente com uma pancada por baixo do carro) e que depois acabou por ir entupindo a linha de escape. Com o tempo o pré-catalizador foi sendo submetido a temperaturas demasiado elevadas e acabou por se degradar também.
Preços de tabela já com IVA: pré-catalizador = €607,662 catalizador = €403,7528 abraçadeira = €40,1236 (para ligar ao silenciador ao catalizador, pois de origem é uma peça única).

Assim sendo, atenção a descer/subir passeios pois há muitos parques de estacionamento em que as entradas são assim!

Cumprimentos.

Cavaleiro
Membro Juvenil
Registado: 15 fev 2006, 16:43
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/06

Mensagem por Cavaleiro »

O meu carro tambem cheira a fumo quando tenho o ar condicionado ligado.... e quando estou parado passa um barulho de Ressonância do motor para o habitáculo…..Será que é do flexível? ao fazer barulho passa para dentro do carro? ou apoios do motor?
Já agora isso apareceu-me passado algum tempo ter batido com o carro por baixo num passeio. :scary
Bem vindos ao mundo BMW..... :lol:

320d
Membro Gold

Mensagem por 320d »

gurumor, ficou-t bascante caro. podias ter feito como alguns utilizadores k meteram a linha de escape completa desde o flexivel, mantendo a panela final, por 125€...
Bruno Linhares
Imagem

HondaCBF125.blogspot.com

badoni
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por badoni »

Mas ao meter a linha de escape completa por 125€ é sem catalizadores correcto?Ou seja os catalizadores vao para a sucata e metes tdo directo.....?N ha probs?
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

DisasterpieceS
Membro Senior
Registado: 12 abr 2005, 21:53
O meu Carro:: BMW E46 320CD 2003/11
Contacto:

Mensagem por DisasterpieceS »

125 euros sem catalisadores mas com a tua panela de origem.200 euros com uma panela trabalhada. o catalisador do meio sai fica um tubo directo.
problemas: podes nao passar na IPO.
eu tenhu e aconselho.

badoni
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por badoni »

...Epa isso de n paxar no IPO é k n me agrada msm nada..... :scary

ImagemImagem

320d
Membro Gold

Mensagem por 320d »

badoni Escreveu:...Epa isso de n paxar no IPO é k n me agrada msm nada..... :scary
eles nao dao pela falta dos catalizadores. a nao ser k o carro ultrapasse os niveis de poluiçao...
Bruno Linhares
Imagem

HondaCBF125.blogspot.com

gurumor
Membro Iniciado

Mensagem por gurumor »

320d Escreveu:gurumor, ficou-t bascante caro. podias ter feito como alguns utilizadores k meteram a linha de escape completa desde o flexivel, mantendo a panela final, por 125€...
Realmente já tinha lido isso aqui no fórum. O problema é que os 2 catalisadores "entregaram a alma ao criador" e por isso tiveram de ser os dois. Quanto a meter só o flexivel (se bem que estivesse roto) também não resolvia visto o pré-catalizador ter dado o berro e como vêm ambos numa só peça foi metido tudo junto. Quanto ao manter a panela final, foi o que fiz e sempre deu para poupar cerca de 300€.
Os cheiros a fumo também desapareceram por completo!

Abraços e obrigado!

Responder

Voltar para “Mecanica”