320d: Flexível do escape? Pré-catalizador? MAF? - RESOLVIDO

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
gurumor
Membro Iniciado
Mensagens: 6
Registado: 06 jan 2006, 03:23

320d: Flexível do escape? Pré-catalizador? MAF? - RESOLVIDO

Mensagem por gurumor »

Olá a todos!
Se bem que consulte o fórum à muito tempo é a primeira vez que participo com um tópico, pois as dúvidas que anteriormente me surgiram foram facilmente esclarecidas em tópicos já existente. Parabéns pela partilha de informação!

Histórico:
- 320d de 2000
- 153.000km's
- Revisões sempre na marca
- MAF aos 80.000km's coberta pela garantia
- Apenas levou um parafuso qualquer (6€) na revisão dos 140.000km's
Resumindo: Tem-se comportado como um "automóvel"!

Depois de, como habitualmente faço, ter utilizado a pesquisa do fórum, deparei-me com uma série de situações parecidas mas que não me esclareceram convenientemente, pois há muitos utilizadores que depois de terem o seu problema resolvido acabam por não descrever a solução para o mesmo, ficando o post sem a devida conclusão. Assim aqui apresento a situação para usufruir da vossa ajuda.

Vamos então ao problema!
Há uns meses comecei a notar um ruído metálico debaixo do carro, mas mesmo muito metálico, como se fosse uma rede de metal a abanar violentamente. Este barulho, que parava quando se colocava o pé no fim do tubo de escape, fazia-o a frio, a quente, parado ao ralenti ou em andamento. Como é óbvio, com o passar do tempo os sintomas mantiveram-se, mas o barulho foi aumentando.
Ao mesmo tempo, comecei a sentir um cheiro a gases de escape quando estava parado no trânsito e com as janelas abertas.
Á uns tempos, começou a perder força, a não desenvolver como dantes e é quase impossível passar das 2800/3000 rpm's.

Diagnóstico pessoal: "O ruído vem do flexível que deve estar roto e por isso o cheiro a escape. A perda de força deve ser da MAF. Vamos ao médico!"

Hoje fui ao concecionário habitual. "Pode ser da MAF, mas primeiro tem de levar o pré-catalizador que está associado ao flexível pois pode ter entregue a alma ao criador e estar a entupir a saída do escape, não deixando o motor descarregar os gases."

De tudo o que já li no fórum, fico com a sensação de que:
1. Pode ser realmente da MAF (depois logo se verá!)
2. O flexível deu mesmo o berro pois o barulho metálico só pode ser dali

Se a MAF estiver OK e se for o pré-catalizador desfeito tem lógica a explicação e tudo deverá voltar ao normal depois de sustituído a um custo de 600 e tal euros...

Agora a pergunta dos 50 cêntimos:
E se for apenas da MAF? Será que para trocar o flexível tem de se mudar também o pré-catalizador, ou são peças que podem ser trocadas idependentemente? E se a MAF estiver OK, um pré-catalizador desfeito é capaz de entupir asim tanto a linha de escape?

Cumprimentos, e obrigado pela ajuda que possam dispensar!
Última edição por gurumor em 10 jan 2007, 21:14, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Mensagem por pedrosousa »

Vais a uma casa de escapes e pedes para te verem o flexivel, se estiver roto tens mesmo que o trocar e trocas na casa de escapes, fica +- por 100 euros.
Depois logo vês como é que está a MAF!!!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
rc
Membro Juvenil
Mensagens: 208
Registado: 14 jul 2005, 13:09
Localização: Maia - Porto

Mensagem por rc »

na concessionário mudam sempre o pre catalizador e o flexivel, que estão numa mesma secção do escape, numa casa de escapes cortam o flexivel e soldam la outro, é muito importante verificar os diametros dos tubos e do flexivel

Avatar do Utilizador
320d
Membro Gold
Mensagens: 1275
Registado: 26 nov 2004, 14:44
O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08
Localização: V.N.Gaia

Mensagem por 320d »

como foi dito, vai a uma casa de escapes, eles metem-t o flexivel por cerca de 100€. se for necessario o pre-catalizador tambem te metem mais barato. depois ves se o problema da falta de potencia continua. se for Maf, vai sempre ao concessionario...
Bruno Linhares
Imagem
clique na imagem para ver projeto

FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

Avatar do Utilizador
DisasterpieceS
Membro Senior
Mensagens: 814
Registado: 12 abr 2005, 21:53
O meu Carro:: BMW E46 320CD 2003/11
Localização: Barreiro
Contacto:

Mensagem por DisasterpieceS »

gurumor, dá uma olhadela por aqui, viewtopic.php?t=12809

Avatar do Utilizador
badoni
Membro Gold
Mensagens: 1013
Registado: 04 fev 2006, 21:38
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 03/2001
Localização: Setúbal
Contacto:

Mensagem por badoni »

Boas

Ja me aconteceu o msm no meu 320d de 2001 tinha na altura uns 120mil km´s...como desde que trouxe a bomba da alemanha sempre fui a uma oficina particular, expos la o problema....fazia um barulho desgraçado do escape...parecia uma lata velha...o soluçao eficaz foi soldar o flexivel e fikou 100%...ele disse-me logo se fosse a marca seria mto mais caro pk tinha k pagar o kit todo....la apenas paguei uns 60€(se n estou em erro) e soldou apenas o flexivel. Mas depois de analisar as vossas respostas aki ao topico fikei com umas duvidas....O meu ja esta com 160mil km´s e cnt a vir um cheiro a escape kd xtou parado cm ele a trabalhar ou em sitios fechados....ja antes de soldar o flexivel o sentia...k sera?kual a solução?
Em relaccao a MAF desde k tenho a bomba com 90mil km´s nc mudei a MAF,e tenho um enorme poço de ar em baixas rotacoes....e para ele chegar aos 200km/h custa cada vez mais....sera msm a MAF ou algo bem pior e dispendioso k e o turbo?
Agradeço as vossas opinioes.Alguma cena k possa ajudar é na boa!
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

gurumor
Membro Iniciado
Mensagens: 6
Registado: 06 jan 2006, 03:23

Mensagem por gurumor »

Olá a todos!

O problema já está resolvido e ficou impecável. Depois de ter experimentado o carro fico com a sensação de que este problema já se "iniciou" há mais de 1/2 ano e que depois foi sempre a degenerar até ao ponto de dum momento para o outro ter avariado de vez...
Mudaram o pré-catalizador e o catalizador, mantendo a última panela (o silenciador). Parece que o catalizador se estragou (possivelmente com uma pancada por baixo do carro) e que depois acabou por ir entupindo a linha de escape. Com o tempo o pré-catalizador foi sendo submetido a temperaturas demasiado elevadas e acabou por se degradar também.
Preços de tabela já com IVA: pré-catalizador = €607,662 catalizador = €403,7528 abraçadeira = €40,1236 (para ligar ao silenciador ao catalizador, pois de origem é uma peça única).

Assim sendo, atenção a descer/subir passeios pois há muitos parques de estacionamento em que as entradas são assim!

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador
Cavaleiro
Membro Juvenil
Mensagens: 96
Registado: 15 fev 2006, 16:43
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/06
Localização: Montemor-o-Velho/lisboa

Mensagem por Cavaleiro »

O meu carro tambem cheira a fumo quando tenho o ar condicionado ligado.... e quando estou parado passa um barulho de Ressonância do motor para o habitáculo…..Será que é do flexível? ao fazer barulho passa para dentro do carro? ou apoios do motor?
Já agora isso apareceu-me passado algum tempo ter batido com o carro por baixo num passeio. :scary
Bem vindos ao mundo BMW..... :lol:

Avatar do Utilizador
320d
Membro Gold
Mensagens: 1275
Registado: 26 nov 2004, 14:44
O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08
Localização: V.N.Gaia

Mensagem por 320d »

gurumor, ficou-t bascante caro. podias ter feito como alguns utilizadores k meteram a linha de escape completa desde o flexivel, mantendo a panela final, por 125€...
Bruno Linhares
Imagem
clique na imagem para ver projeto

FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

Avatar do Utilizador
badoni
Membro Gold
Mensagens: 1013
Registado: 04 fev 2006, 21:38
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 03/2001
Localização: Setúbal
Contacto:

Mensagem por badoni »

Mas ao meter a linha de escape completa por 125€ é sem catalizadores correcto?Ou seja os catalizadores vao para a sucata e metes tdo directo.....?N ha probs?
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

Avatar do Utilizador
DisasterpieceS
Membro Senior
Mensagens: 814
Registado: 12 abr 2005, 21:53
O meu Carro:: BMW E46 320CD 2003/11
Localização: Barreiro
Contacto:

Mensagem por DisasterpieceS »

125 euros sem catalisadores mas com a tua panela de origem.200 euros com uma panela trabalhada. o catalisador do meio sai fica um tubo directo.
problemas: podes nao passar na IPO.
eu tenhu e aconselho.

Avatar do Utilizador
badoni
Membro Gold
Mensagens: 1013
Registado: 04 fev 2006, 21:38
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 03/2001
Localização: Setúbal
Contacto:

Mensagem por badoni »

...Epa isso de n paxar no IPO é k n me agrada msm nada..... :scary
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

Avatar do Utilizador
320d
Membro Gold
Mensagens: 1275
Registado: 26 nov 2004, 14:44
O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08
Localização: V.N.Gaia

Mensagem por 320d »

badoni Escreveu:...Epa isso de n paxar no IPO é k n me agrada msm nada..... :scary
eles nao dao pela falta dos catalizadores. a nao ser k o carro ultrapasse os niveis de poluiçao...
Bruno Linhares
Imagem
clique na imagem para ver projeto

FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

gurumor
Membro Iniciado
Mensagens: 6
Registado: 06 jan 2006, 03:23

Mensagem por gurumor »

320d Escreveu:gurumor, ficou-t bascante caro. podias ter feito como alguns utilizadores k meteram a linha de escape completa desde o flexivel, mantendo a panela final, por 125€...
Realmente já tinha lido isso aqui no fórum. O problema é que os 2 catalisadores "entregaram a alma ao criador" e por isso tiveram de ser os dois. Quanto a meter só o flexivel (se bem que estivesse roto) também não resolvia visto o pré-catalizador ter dado o berro e como vêm ambos numa só peça foi metido tudo junto. Quanto ao manter a panela final, foi o que fiz e sempre deu para poupar cerca de 300€.
Os cheiros a fumo também desapareceram por completo!

Abraços e obrigado!

Responder

Voltar para “Mecanica”