320d: Flexível do escape? Pré-catalizador? MAF? - RESOLVIDO
Moderador: Staff
320d: Flexível do escape? Pré-catalizador? MAF? - RESOLVIDO
Olá a todos!
Se bem que consulte o fórum à muito tempo é a primeira vez que participo com um tópico, pois as dúvidas que anteriormente me surgiram foram facilmente esclarecidas em tópicos já existente. Parabéns pela partilha de informação!
Histórico:
- 320d de 2000
- 153.000km's
- Revisões sempre na marca
- MAF aos 80.000km's coberta pela garantia
- Apenas levou um parafuso qualquer (6€) na revisão dos 140.000km's
Resumindo: Tem-se comportado como um "automóvel"!
Depois de, como habitualmente faço, ter utilizado a pesquisa do fórum, deparei-me com uma série de situações parecidas mas que não me esclareceram convenientemente, pois há muitos utilizadores que depois de terem o seu problema resolvido acabam por não descrever a solução para o mesmo, ficando o post sem a devida conclusão. Assim aqui apresento a situação para usufruir da vossa ajuda.
Vamos então ao problema!
Há uns meses comecei a notar um ruído metálico debaixo do carro, mas mesmo muito metálico, como se fosse uma rede de metal a abanar violentamente. Este barulho, que parava quando se colocava o pé no fim do tubo de escape, fazia-o a frio, a quente, parado ao ralenti ou em andamento. Como é óbvio, com o passar do tempo os sintomas mantiveram-se, mas o barulho foi aumentando.
Ao mesmo tempo, comecei a sentir um cheiro a gases de escape quando estava parado no trânsito e com as janelas abertas.
Á uns tempos, começou a perder força, a não desenvolver como dantes e é quase impossível passar das 2800/3000 rpm's.
Diagnóstico pessoal: "O ruído vem do flexível que deve estar roto e por isso o cheiro a escape. A perda de força deve ser da MAF. Vamos ao médico!"
Hoje fui ao concecionário habitual. "Pode ser da MAF, mas primeiro tem de levar o pré-catalizador que está associado ao flexível pois pode ter entregue a alma ao criador e estar a entupir a saída do escape, não deixando o motor descarregar os gases."
De tudo o que já li no fórum, fico com a sensação de que:
1. Pode ser realmente da MAF (depois logo se verá!)
2. O flexível deu mesmo o berro pois o barulho metálico só pode ser dali
Se a MAF estiver OK e se for o pré-catalizador desfeito tem lógica a explicação e tudo deverá voltar ao normal depois de sustituído a um custo de 600 e tal euros...
Agora a pergunta dos 50 cêntimos:
E se for apenas da MAF? Será que para trocar o flexível tem de se mudar também o pré-catalizador, ou são peças que podem ser trocadas idependentemente? E se a MAF estiver OK, um pré-catalizador desfeito é capaz de entupir asim tanto a linha de escape?
Cumprimentos, e obrigado pela ajuda que possam dispensar!
Se bem que consulte o fórum à muito tempo é a primeira vez que participo com um tópico, pois as dúvidas que anteriormente me surgiram foram facilmente esclarecidas em tópicos já existente. Parabéns pela partilha de informação!
Histórico:
- 320d de 2000
- 153.000km's
- Revisões sempre na marca
- MAF aos 80.000km's coberta pela garantia
- Apenas levou um parafuso qualquer (6€) na revisão dos 140.000km's
Resumindo: Tem-se comportado como um "automóvel"!
Depois de, como habitualmente faço, ter utilizado a pesquisa do fórum, deparei-me com uma série de situações parecidas mas que não me esclareceram convenientemente, pois há muitos utilizadores que depois de terem o seu problema resolvido acabam por não descrever a solução para o mesmo, ficando o post sem a devida conclusão. Assim aqui apresento a situação para usufruir da vossa ajuda.
Vamos então ao problema!
Há uns meses comecei a notar um ruído metálico debaixo do carro, mas mesmo muito metálico, como se fosse uma rede de metal a abanar violentamente. Este barulho, que parava quando se colocava o pé no fim do tubo de escape, fazia-o a frio, a quente, parado ao ralenti ou em andamento. Como é óbvio, com o passar do tempo os sintomas mantiveram-se, mas o barulho foi aumentando.
Ao mesmo tempo, comecei a sentir um cheiro a gases de escape quando estava parado no trânsito e com as janelas abertas.
Á uns tempos, começou a perder força, a não desenvolver como dantes e é quase impossível passar das 2800/3000 rpm's.
Diagnóstico pessoal: "O ruído vem do flexível que deve estar roto e por isso o cheiro a escape. A perda de força deve ser da MAF. Vamos ao médico!"
Hoje fui ao concecionário habitual. "Pode ser da MAF, mas primeiro tem de levar o pré-catalizador que está associado ao flexível pois pode ter entregue a alma ao criador e estar a entupir a saída do escape, não deixando o motor descarregar os gases."
De tudo o que já li no fórum, fico com a sensação de que:
1. Pode ser realmente da MAF (depois logo se verá!)
2. O flexível deu mesmo o berro pois o barulho metálico só pode ser dali
Se a MAF estiver OK e se for o pré-catalizador desfeito tem lógica a explicação e tudo deverá voltar ao normal depois de sustituído a um custo de 600 e tal euros...
Agora a pergunta dos 50 cêntimos:
E se for apenas da MAF? Será que para trocar o flexível tem de se mudar também o pré-catalizador, ou são peças que podem ser trocadas idependentemente? E se a MAF estiver OK, um pré-catalizador desfeito é capaz de entupir asim tanto a linha de escape?
Cumprimentos, e obrigado pela ajuda que possam dispensar!
Última edição por gurumor em 10 jan 2007, 21:14, editado 1 vez no total.
- pedrosousa
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como foi dito, vai a uma casa de escapes, eles metem-t o flexivel por cerca de 100€. se for necessario o pre-catalizador tambem te metem mais barato. depois ves se o problema da falta de potencia continua. se for Maf, vai sempre ao concessionario...
Bruno Linhares

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gurumor, dá uma olhadela por aqui, viewtopic.php?t=12809
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Boas
Ja me aconteceu o msm no meu 320d de 2001 tinha na altura uns 120mil km´s...como desde que trouxe a bomba da alemanha sempre fui a uma oficina particular, expos la o problema....fazia um barulho desgraçado do escape...parecia uma lata velha...o soluçao eficaz foi soldar o flexivel e fikou 100%...ele disse-me logo se fosse a marca seria mto mais caro pk tinha k pagar o kit todo....la apenas paguei uns 60€(se n estou em erro) e soldou apenas o flexivel. Mas depois de analisar as vossas respostas aki ao topico fikei com umas duvidas....O meu ja esta com 160mil km´s e cnt a vir um cheiro a escape kd xtou parado cm ele a trabalhar ou em sitios fechados....ja antes de soldar o flexivel o sentia...k sera?kual a solução?
Em relaccao a MAF desde k tenho a bomba com 90mil km´s nc mudei a MAF,e tenho um enorme poço de ar em baixas rotacoes....e para ele chegar aos 200km/h custa cada vez mais....sera msm a MAF ou algo bem pior e dispendioso k e o turbo?
Agradeço as vossas opinioes.Alguma cena k possa ajudar é na boa!
Ja me aconteceu o msm no meu 320d de 2001 tinha na altura uns 120mil km´s...como desde que trouxe a bomba da alemanha sempre fui a uma oficina particular, expos la o problema....fazia um barulho desgraçado do escape...parecia uma lata velha...o soluçao eficaz foi soldar o flexivel e fikou 100%...ele disse-me logo se fosse a marca seria mto mais caro pk tinha k pagar o kit todo....la apenas paguei uns 60€(se n estou em erro) e soldou apenas o flexivel. Mas depois de analisar as vossas respostas aki ao topico fikei com umas duvidas....O meu ja esta com 160mil km´s e cnt a vir um cheiro a escape kd xtou parado cm ele a trabalhar ou em sitios fechados....ja antes de soldar o flexivel o sentia...k sera?kual a solução?
Em relaccao a MAF desde k tenho a bomba com 90mil km´s nc mudei a MAF,e tenho um enorme poço de ar em baixas rotacoes....e para ele chegar aos 200km/h custa cada vez mais....sera msm a MAF ou algo bem pior e dispendioso k e o turbo?
Agradeço as vossas opinioes.Alguma cena k possa ajudar é na boa!
Olá a todos!
O problema já está resolvido e ficou impecável. Depois de ter experimentado o carro fico com a sensação de que este problema já se "iniciou" há mais de 1/2 ano e que depois foi sempre a degenerar até ao ponto de dum momento para o outro ter avariado de vez...
Mudaram o pré-catalizador e o catalizador, mantendo a última panela (o silenciador). Parece que o catalizador se estragou (possivelmente com uma pancada por baixo do carro) e que depois acabou por ir entupindo a linha de escape. Com o tempo o pré-catalizador foi sendo submetido a temperaturas demasiado elevadas e acabou por se degradar também.
Preços de tabela já com IVA: pré-catalizador = €607,662 catalizador = €403,7528 abraçadeira = €40,1236 (para ligar ao silenciador ao catalizador, pois de origem é uma peça única).
Assim sendo, atenção a descer/subir passeios pois há muitos parques de estacionamento em que as entradas são assim!
Cumprimentos.
O problema já está resolvido e ficou impecável. Depois de ter experimentado o carro fico com a sensação de que este problema já se "iniciou" há mais de 1/2 ano e que depois foi sempre a degenerar até ao ponto de dum momento para o outro ter avariado de vez...
Mudaram o pré-catalizador e o catalizador, mantendo a última panela (o silenciador). Parece que o catalizador se estragou (possivelmente com uma pancada por baixo do carro) e que depois acabou por ir entupindo a linha de escape. Com o tempo o pré-catalizador foi sendo submetido a temperaturas demasiado elevadas e acabou por se degradar também.
Preços de tabela já com IVA: pré-catalizador = €607,662 catalizador = €403,7528 abraçadeira = €40,1236 (para ligar ao silenciador ao catalizador, pois de origem é uma peça única).
Assim sendo, atenção a descer/subir passeios pois há muitos parques de estacionamento em que as entradas são assim!
Cumprimentos.
- Cavaleiro
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O meu carro tambem cheira a fumo quando tenho o ar condicionado ligado.... e quando estou parado passa um barulho de Ressonância do motor para o habitáculo…..Será que é do flexível? ao fazer barulho passa para dentro do carro? ou apoios do motor?
Já agora isso apareceu-me passado algum tempo ter batido com o carro por baixo num passeio.
Bem vindos ao mundo BMW.....
Já agora isso apareceu-me passado algum tempo ter batido com o carro por baixo num passeio.

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- 320d
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gurumor, ficou-t bascante caro. podias ter feito como alguns utilizadores k meteram a linha de escape completa desde o flexivel, mantendo a panela final, por 125€...
Bruno Linhares

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eles nao dao pela falta dos catalizadores. a nao ser k o carro ultrapasse os niveis de poluiçao...badoni Escreveu:...Epa isso de n paxar no IPO é k n me agrada msm nada.....
Bruno Linhares

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Realmente já tinha lido isso aqui no fórum. O problema é que os 2 catalisadores "entregaram a alma ao criador" e por isso tiveram de ser os dois. Quanto a meter só o flexivel (se bem que estivesse roto) também não resolvia visto o pré-catalizador ter dado o berro e como vêm ambos numa só peça foi metido tudo junto. Quanto ao manter a panela final, foi o que fiz e sempre deu para poupar cerca de 300€.320d Escreveu:gurumor, ficou-t bascante caro. podias ter feito como alguns utilizadores k meteram a linha de escape completa desde o flexivel, mantendo a panela final, por 125€...
Os cheiros a fumo também desapareceram por completo!
Abraços e obrigado!