Problema na ventoinha de refrigeração

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

past
Membro Iniciado
Registado: 11 mar 2011, 23:05
O meu Carro:: BMW 320d E46 2000

Problema na ventoinha de refrigeração

Mensagem por past »

Boas pessoal, estou com um problema na minha e46 de 2001 (136cv), que é o seguinte, mal ligo a ignição(sem meter a trabalhar), as ventoinhas começam a trabalhar e nunca mais param :| , já o meti num electricista mas ele não me resolveu o problema :humm, apenas me disse que o termostato está bom e que possivelmente será um problema electrónico, ou então uma repro mal feita :ajuda .

Como comprei a carrinha à muito pouco tempo, ainda não sei se de facto tem alguma repro, ou será alguma má ligação(fio cortado, etc).

Já alguém esteve na mesma situação, ou tenha alguma ideia do que seja?????

Cumps

Pedro Tavares

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: Problema na ventoinha de refrigeração

Mensagem por Manuel S. »

sera que meteste mesmo o carro num electricista? que estranho! liga o carro a maquina ;) abraco
Imagem Imagem

rodrigues81
Membro Gold
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46

Mensagem por rodrigues81 »

O melhor e ligares com o DIS para fazeres uma leitura de erros
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

past
Membro Iniciado

Mensagem por past »

rodrigues81 Escreveu:O melhor e ligares com o DIS para fazeres uma leitura de erros
Pois, tenho que fazer isso primeiro, apesar do tal electricista dizer-me que ligou a carrinha à máquina, e que só apareceu um ou dois erros mas nenhum deles eram referentes à avaria das ventoinhas, tenho que falar com alguém que perceba mesmo do assunto :(

Cumps

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

Já tentaste trocar o relé? E desligar a ficha do sensor de temperatura?

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

past Escreveu:Boas pessoal, estou com um problema na minha e46 de 2001 (136cv), que é o seguinte, mal ligo a ignição(sem meter a trabalhar), as ventoinhas começam a trabalhar e nunca mais param :| , já o meti num electricista mas ele não me resolveu o problema :humm, apenas me disse que o termostato está bom e que possivelmente será um problema electrónico, ou então uma repro mal feita :ajuda .

Como comprei a carrinha à muito pouco tempo, ainda não sei se de facto tem alguma repro, ou será alguma má ligação(fio cortado, etc).

Cumps

Pedro Tavares
És de onde? por acaso não desmontaram o módulo de comando do aquecimento/AC do tablier e que tenha uma ligação mal conectada? se não estiver bem ligado faz a ventoinha estar sempre a trabalhar.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

past
Membro Iniciado

Mensagem por past »

JOFIMO Escreveu:
past Escreveu:Boas pessoal, estou com um problema na minha e46 de 2001 (136cv), que é o seguinte, mal ligo a ignição(sem meter a trabalhar), as ventoinhas começam a trabalhar e nunca mais param :| , já o meti num electricista mas ele não me resolveu o problema :humm, apenas me disse que o termostato está bom e que possivelmente será um problema electrónico, ou então uma repro mal feita :ajuda .

Cumps

Pedro Tavares
És de onde? por acaso não desmontaram o módulo de comando do aquecimento/AC do tablier e que tenha uma ligação mal conectada? se não estiver bem ligado faz a ventoinha estar sempre a trabalhar.
Penso que não,em relação ao relé tambem já o verifiquei e está q trabalhar bem.
Já agora, esse tal módulo que falas, é aquele que por baixo do rádio que faz ligar a soufagem e o a/c, certo?

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Já agora sabem se é normal no meu carro M52 as ventoinhas auxiliares ligarem ou a ventoinha grande ligada ao motor seria suficiente para arrefecer o carro?
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

L.Sousa Escreveu:Já agora sabem se é normal no meu carro M52 as ventoinhas auxiliares ligarem ou a ventoinha grande ligada ao motor seria suficiente para arrefecer o carro?
Sim a ventoinha de refrigeração do radiador está sempre ligada ao motor mas tem uma embreagem viscosa que faz o acoplamento total ou não conforme a temperatura que o óleo atinge e faz actuar o viscoso (tem uma mola interna em espiral que tranca o movimento livre) e passa a girar à mesma rotação do motor e será suficiente se as temperaturas não aumentarem muito, as auxiliares ( servem geralmente para o sistema de AC).
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

mlg
Membro Gold
Registado: 03 abr 2008, 09:38
O meu Carro:: 320td

Mensagem por mlg »

A uma programação no DIS que faz a ventoinha estar sempre a trabalhar está relacionada com o climatizador
Imagem
Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

mlg Escreveu:A uma programação no DIS que faz a ventoinha estar sempre a trabalhar está relacionada com o climatizador
Viva, é mais ou menos isso: Ar Condicionado Activo ligado com chave.
Cumps.

past
Membro Iniciado

Mensagem por past »

JOFIMO Escreveu:
mlg Escreveu:A uma programação no DIS que faz a ventoinha estar sempre a trabalhar está relacionada com o climatizador
Viva, é mais ou menos isso: Ar Condicionado Activo ligado com chave.
Cumps.
Vou tentar arranjar um outro modulo, e trocar, pode ser que seja disso.Obrigado.

Cumps

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Pois eu sei, essa viscosa tb é nova coloquei-a à dias mas agora com o calor actual e sem ligar o A/C as ventoinhas auxiliares por vezes tb ligam isto é normal ou a da viscosa deveria tomar conta do assunto sozinha?
Imagem

320cm
Membro Iniciado
Registado: 01 mai 2010, 18:13
O meu Carro:: e46 compact

Mensagem por 320cm »

por acaso tenho mesmo problema no e46 compact ja sabe o motivo por o qual faz isso? ao trocar o modulo de AC fica tudo normal?
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

320cm Escreveu:por acaso tenho mesmo problema no e46 compact ja sabe o motivo por o qual faz isso? ao trocar o modulo de AC fica tudo normal?
Viva, não é um caso de se trocar o módulo do AC mas sim de codificação das funções do CKM/CM com o programa adequado.....

Responder

Voltar para “Mecanica”