problemas a montar som 118d

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

MI1
Membro Juvenil
Registado: 10 jan 2012, 18:08
O meu Carro:: 118d VC Power

Re: problemas a montar som 118d

Mensagem por MI1 »

SteVen7 Escreveu:Esta rede fica na mesma montada atras da outra rede nos cantos das portas!

Este kit ronda os 250€... É caro, mas não arranjas melhor

entao daqui a uns t€mpos já ca tocam :lol1

agora ando aqui lixado porque não arranjo ninguém que me consiga mandar vir uns simbolos em carbono do ebay!
é que no fim deste mes vou retirar a panela final e por uma ponteira oval e tambem vou pintar a mala os sençores de estacionamento e as grelhas assim facava ja com os simbolos e era ja outra coisa :think
o meu projecto
viewtopic.php?f=59&t=57454&p=786895#p786895

MI1
Membro Juvenil

Mensagem por MI1 »

SteVen7 Escreveu:Esta rede fica na mesma montada atras da outra rede nos cantos das portas!

Este kit ronda os 250€... É caro, mas não arranjas melhor

entao daqui a uns t€mpos já ca tocam :lol1

agora ando aqui lixado porque não arranjo ninguém que me consiga mandar vir uns simbolos em carbono do ebay!
é que no fim deste mes vou retirar a panela final e por uma ponteira oval e tambem vou pintar a mala os sençores de estacionamento e as grelhas assim facava ja com os simbolos e era ja outra coisa :think
o meu projecto

largas
Membro Iniciado
Registado: 13 jan 2012, 09:29
O meu Carro:: BMW 116d E87 2010

problemas a montar som 118d

Mensagem por largas »

Boas MI1. É possível dizeres qual o ano/mês do teu carro? O radio Professional SA663 pode vir de fábrica, com a opção HI-Fi ou Top HiFi Logic 7(opção SA 676 e SA677/SA688). Estas opções com amplificador encontram se instalados na mala mas nas laterais(por cima/lado das cavas das rodas). O que se encontra no fundo da mala( do lado direito, modelos antes de Set. 2009), é o módulo Bluetooth(chamado MULF), ligado via fibra ótica ao radio. A partir de Set. 2009 esta unidade já não se encontra na mala e começou o modulo Bluetooth a ser embutido no rádio.

Sem as opções SA676 ou SA677, o rádio Professional( e o radio Business tambem) pode ser instalado pós-fábrica com o BMW Alpine retrofit kit(em que eu, apòs muita consulta, buscas via net, orçamentos em casas da especialidade, testes e opiniões, optei por adquirir). Esta opção pode ser uma das possibilidades para fazer upgrade do sistema de audio Posso postar aqui com mais promenores sobre esta opção e a minha experiência e opinião.

Assim, o radio como está debita 4 x 15 watts de potência a 4 ohms. Está codificado no modo "Stereo", limitado por uma uma equalização para compensar por não ter tweeters(triangulos nas portas), em que é "despejado" para as colunas dos médios(nas forras das portas). Tudo isto com uma resposta de frequêcia entre os 50Hz aos 14.000Hz. Sobre estes mesmos 4 x 15 watts, 2 canais alimenta as colunas de trás, enquanto os outros 2 canais alimenta junto os sub woofers por baixo dos bancos da frente e as colunas nas portas da frente.

Link para sistemas de som OEM da BMW(opções,especificações, posição das colunas) da Serie 1 E87, E90, E91, E92 de 08/2007 em diante: https://viewer.zoho.com/docs/tcobdr
Última edição por largas em 27 mar 2012, 09:19, editado 10 vezes no total.

MI1
Membro Juvenil

Mensagem por MI1 »

largas Escreveu:Boas MI1. É possível dizeres qual o ano/mês do teu carro? O radio Professional SA663 pode vir de fábrica, com a opção HI-Fi ou Top HiFi Logic 7(opção SA 676 e SA677/SA688). Estas opções com amplificador encontram se instalados na mala mas nas laterais(por cima/lado das cavas das rodas). O que se encontra no fundo da mala( do lado direito, modelos antes de Set. 2009), é o módulo Bluetooth(chamado MULF), ligado via fibra ótica ao radio. A partir de Set. 2009 começou a vir embutido no rádio e esta unidade já não se encontra na mala.

Sem as opções SA676 ou SA677, o rádio Professional( e o radio Buiness tambem) pode ser instalado pós-fábrica com o BMW Alpine retrofit kit(em que eu, apòs muita consulta, buscas via net, orçamentos em casas da especialidade, testes e opiniões, optei por adquirir). Esta opção pode ser uma das possibilidades para fazer upgrade do sistema de audio Posso postar aqui com mais promenores sobre esta opção e a minha experiência e opinião.

Assim, o radio como está a debita 4 x 25 watts de potência a 4 ohms. Está codificado no modo "Stereo", limitado por uma uma equalização para compensar por não ter tweeters(triangulos nas portas), em que é "despejado" para as colunas dos médios(nas forras das portas). Tudo isto com uma resposta de frequêcia entre os 80Hz aos 15.000Hz. Sobre estes mesmos 4 x 25 watts, 2 canais alimenta as colunas de trás, enquanto os outros 2 canais alimenta junto os sub woofers por baixo dos bancos da frente e as colunas nas portas da frente.

boas o meu éde 2007 do 03 mas é alemao foi importado
o meu projecto

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

eu meti os triangulos nas portas... os tweeters ligam nas colunas das portas... tem lá a ficha própria, nem é preciso inventar... o som melhora logo mto...
tens razao em que as duas saidas front alimentam tudo, e as duas de tras so alimentam as colunas da chapeleira... mas essas colunas, ja trazem um tweeter embutido em cima...
de todas as maneiras, achas que dá para aumentar a potencia dos subs de origem? pa ficar + agradavel? eu ando interessado em trocar as colunas da chapeleira... no conjunto parecem-me as mais fracas... quando seleciono Rear totalmente no radio, o som é msm uma porcaria...
recomendo a toda a gente meter os tweeters nos trigangulos, e ajustar o som... nao tem nada mas msm nada a ver...
largas Escreveu:Boas MI1. É possível dizeres qual o ano/mês do teu carro? O radio Professional SA663 pode vir de fábrica, com a opção HI-Fi ou Top HiFi Logic 7(opção SA 676 e SA677/SA688). Estas opções com amplificador encontram se instalados na mala mas nas laterais(por cima/lado das cavas das rodas). O que se encontra no fundo da mala( do lado direito, modelos antes de Set. 2009), é o módulo Bluetooth(chamado MULF), ligado via fibra ótica ao radio. A partir de Set. 2009 esta unidade já não se encontra na mala e começou o modulo Bluetooth a ser embutido no rádio.

Sem as opções SA676 ou SA677, o rádio Professional( e o radio Business tambem) pode ser instalado pós-fábrica com o BMW Alpine retrofit kit(em que eu, apòs muita consulta, buscas via net, orçamentos em casas da especialidade, testes e opiniões, optei por adquirir). Esta opção pode ser uma das possibilidades para fazer upgrade do sistema de audio Posso postar aqui com mais promenores sobre esta opção e a minha experiência e opinião.

Assim, o radio como está debita 4 x 25 watts de potência a 4 ohms. Está codificado no modo "Stereo", limitado por uma uma equalização para compensar por não ter tweeters(triangulos nas portas), em que é "despejado" para as colunas dos médios(nas forras das portas). Tudo isto com uma resposta de frequêcia entre os 80Hz aos 15.000Hz. Sobre estes mesmos 4 x 25 watts, 2 canais alimenta as colunas de trás, enquanto os outros 2 canais alimenta junto os sub woofers por baixo dos bancos da frente e as colunas nas portas da frente.

largas
Membro Iniciado

Mensagem por largas »

sccurtido Escreveu:eu meti os triangulos nas portas... os tweeters ligam nas colunas das portas... tem lá a ficha própria, nem é preciso inventar... o som melhora logo mto...
tens razao em que as duas saidas front alimentam tudo, e as duas de tras so alimentam as colunas da chapeleira... mas essas colunas, ja trazem um tweeter embutido em cima...
de todas as maneiras, achas que dá para aumentar a potencia dos subs de origem? pa ficar + agradavel? eu ando interessado em trocar as colunas da chapeleira... no conjunto parecem-me as mais fracas... quando seleciono Rear totalmente no radio, o som é msm uma porcaria...
recomendo a toda a gente meter os tweeters nos trigangulos, e ajustar o som... nao tem nada mas msm nada a ver...
Boas sccurtido. Depois da minha "saga", a informação que consegui recolher(e ouvir em alguns series 1 com e sem amplificadores nos subs) sobre subs de origem é o seguinte e se há alguem com mais info, conhecimento(ou eu estiver errado em alguma info aqui postado), por favor partihem e digam: Para alterares a potência para os subs, o melhor é sempre um amplificador dedicado. Apesar da resposta de frequencia começar nos 50Hz de saída nos rádio BMW, os subs de origem sem opções Hi-fi/Top Hi-fi são de 6 polegadas(160mm), e estão um pouco "limitados". Logo se é o radio Professional pós Março 2009, tem a tal programação de equalização mais o supressor e a potência de 15 watts a dividir com a coluna central da porta. Se é o Radio Buisness, ou Professional antes de Março 2009, não tem qualquer alteração na equalização mas a distribuição de potência é igual. O caso está em que cada sub deveria de ter um canal dedicado de amplificação(2 x 100 watts sobre 4 Ohms, por exemplo, neste caso). Podes optar por comprar, para ficar tudo com look OEM, os subs da Earthquake, os SWS-8 que já são de 8 polegadas(210mm), ou os OEM da opção Hi-Fi/Top Hi-Fi da BMW de 8 polegadas faz com que logo necessites de um amplificador bom para puxar o ar extra para fazer sentir os baixos, mas é sempre uma opção a considrar. Há a opção dos SWS ser de 2 Ohms ou de 4 Ohms de impedância. Os OEM são de 6 polegadas são de 4 Ohms. Os de 8 polegadas(OEM), são de 2 Ohms. Tens também que considerar que, ao adquirir os SWS, tens de arrancar os de origem da caixa e alterares a caixa para caber(os SWS são um pouco mais fundos),vedares à caixa e trocar as fichas. Link para instruções sobre a modificação da caixa dos subs para acomodar os SWS-8: https://dl.dropbox.com/u/47031/BMW%20e9 ... %20PDF.pdf
Os OEM são(muito) mais caros mas é chegar e trocar. Ainda há a possibilidade de um sub(ou dois) na mala, mas já partimos para outro tipo de opção non-OEM, onde pode ir com orçamentos mais em conta ao ilimitado. Tudo depende o que estamos dispostos a gastar.

Para alterar as colunas de trás, é uma opção por comprares outras, apesar de eu ter ouvido algumas já com outras marcas, não ouvi grande diferença. Muito sinceramente, desde que instalei o kit, já tenho presença de som à frente e uma boa separação stereo, faz com que "ignores" as colunas atrás. Atenção que estou a falar no meu caso em especifico. Não custa nada passar em algumas casas da especialidade de som, pedir orçamento e ouvir opiniões sobre o mesmo em que se pode fazer ou não. Fazer buscas nos forums na net(preços, testes, opiniões). Acredita, eu aprendi muito somente a vistar e pedir orçamentos(fora as opiniões e comentários de amigos com sistemas de sons instalados em series 1), mas nenhum podia garantir nada, pois no meu caso o meu radio Professional de Outubro de 2010 sempre percisava de uma programação para ficar como deve ser. O preço sempre rondava mais ou menos igual ao orçamentado na BMW.

O próprio amplificador Alpine do kit retrofit tem uma resposta de frequência para os subs que vai dos 125Hz para os 50Hz. Filtrado acima dos 125Hz para as colunas centrais das portas dos médios e os agudos para os tweeters nos triangulos das portas. Para os subs está filtrado para abaixo dos 125Hz. A colunas de tras são alimentados pelo rádio. Posso partihar no meu caso, onde com o as saídas do radio, os subs estavam "sem vida :| ", agora já "recussitaram :o ". Assim já se sente um pouco a presença dos sub mas não tem mesmo nada haver com o passado "morto". Para mim, o que pretendia e com o orçamento que tinha estipulado, mais a minha regra de manter o mais OEM possível, e acima de tudo estar satifeito com o resultado final sem dores de cabeça :evil: e de arrependimento :duh!

O resultado global que o amplificador Alpine faz, serve me perfeitamente. Pode ser que no futuro, opte para os SWS mais um amplificador, mas para já estou satisfeito. Posso sempre ir busar ao amplificador da Alpine, saída de sinal e o "trigger" dos 12v para o ligar.

Mas não há nada como pesquisar e mais importante que tudo(se possível), poder ouvir alguem que já tenha instalado subs num serie 1. O que serve para um pode não servir para outro. O som é sempre discutivel e é de gostos, e de gostos não se discute. 8) :fixe
Última edição por largas em 27 mar 2012, 09:12, editado 1 vez no total.

largas
Membro Iniciado

Mensagem por largas »

MI1 Escreveu:boas o meu éde 2007 do 03 mas é alemao foi importado
Boas MI1. O teu radio Profissional poderá beneficiar de uma codificação. Digo isto porque na experiência que tive a ouvir e a testar outros Series 1 com colunas sem ser OEM, e ao juntar um tweeter no triangulo nas porta ficou melhor. Mas segundo as casas da especialidade em car audio(e dito por alguns funconários na BMW), alguns sempre aconselharam, se possível ou feito tanto na BMW ou por casas de car audio fazer uma nova codificação no radio para ficar ainda melhor. Em vez da programação Stereo, passaria para a programação Hi-fi. Assim, o radio Professional envia para as colunas frente/subs e traseiros sinais analógicos para um amplificador, que já são equilibradas-diferencial, e têm um máximo de 5V(em vez dos 12v/15v). O sinal já não vai, equalizada(levanta um pouco os baixos nos 60Hz), ou cruzado-filtrado,(exepto um auto-loudness ligeira que não é indesejável). As saídas dos canais dos subs já são derivadas dentro do amplificador a partir destes sinais. Segundo alguns instaladores de som que consultei, pode se abrir mais hipótese ao cliente para uma maior escolha de amplificadores, sabendo que o som já vai mais linear e mais aberto no espectro(de 40 Hz a 20.000 Hz, comparado aos 50 Hz a 14.000 Hz na programação Stereo), fora a melhor qualidade sonora. Existe amplificadores com entrada de linha amplificada(line speaker input), por exemplo, a linha de amplificadores MRX da Alpine. Tem é sempre a situação da linha vir com o espetro um pouco mais fechado em que, o novo amplificador pode compensar, mas é diferente entrar linear e balanceado a 5v. Atenção: não confundir com a codificação para o kit upgrade da Alpine(meu caso), em que existe uma codificação especifica(coded for Alpine), em que o sinal já não vai com a equalização de compensação por falta de tweeters, a resposta de frequencia é mais aberta, mais o sinal é reduzido um pouco(talvez para os 12v), não tem nada haver com a codificação Hi-Fi. Isto aplica se nos radios Profissional a partir de Março 2009. Os anteriores a esta data(e os Buisness), podem levar o kit sem codificação. Existe um botão por baixo do amplificador Alpine para atenuar o sinal compensado nos 60Hz.

Isto tudo, são opções e opiniões que acabei por recolher. Cada um deve analisar, e, acima de tudo, se possível, poder ouvir um sistema já instalado nas mesmas condiçoes(com o radio Profissional instalado como unidade principal)antes de adquirir. Cada instalador de sistema de som pode,(e acho eu)deve dar conselhos e opiniões sobre base que cada um pretende fazer e querer gastar. Daí eu dizer, o que pode ser afirmado e dito por um, pode ser uma asneira para outro. Temos é que ter a capacidade de poder "encaixar" e adaptar o que cada um opina, e poder aproveitar e decidir no final, qual a nossa melhor opção, mesmo que seja nós a instalar, ou uma casa da especialidade ou até um amigo que já fez uma instalação. Espero é que isto possa ajudar um pouco a ter uma melhor escolha para o teu caso. :fixe

Link para sistemas de som OEM da BMW(opções,especificações, posição das colunas) da Serie 1 E87, E90, E91, E92 de 08/2007 em diante: https://viewer.zoho.com/docs/tcobdr

MI1
Membro Juvenil

Mensagem por MI1 »

largas Escreveu:
MI1 Escreveu:boas o meu éde 2007 do 03 mas é alemao foi importado
Boas MI1. O teu radio Profissional poderá beneficiar de uma codificação. Digo isto porque na experiência que tive a ouvir e a testar outros Series 1 com colunas sem ser OEM, e ao juntar um tweeter no triangulo nas porta ficou melhor. Mas segundo as casas da especialidade em car audio(e dito por alguns funconários na BMW), alguns sempre aconselharam, se possível ou feito tanto na BMW ou por casas de car audio fazer uma nova codificação no radio para ficar ainda melhor. Em vez da programação Stereo, passaria para a programação Hi-fi. Assim, o radio Professional envia para as colunas frente/subs e traseiros sinais analógicos para um amplificador, que já são equilibradas-diferencial, e têm um máximo de 5V(em vez dos 12v/15v). O sinal já não vai, equalizada(levanta um pouco os baixos nos 60Hz), ou cruzado-filtrado,(exepto um auto-loudness ligeira que não é indesejável). As saídas dos canais dos subs já são derivadas dentro do amplificador a partir destes sinais. Segundo alguns instaladores de som que consultei, pode se abrir mais hipótese ao cliente para uma maior escolha de amplificadores, sabendo que o som já vai mais linear e mais aberto no espectro(de 40 Hz a 20.000 Hz, comparado aos 50 Hz a 14.000 Hz na programação Stereo), fora a melhor qualidade sonora. Existe amplificadores com entrada de linha amplificada(line speaker input), por exemplo, a linha de amplificadores MRX da Alpine. Tem é sempre a situação da linha vir com o espetro um pouco mais fechado em que, o novo amplificador pode compensar, mas é diferente entrar linear e balanceado a 5v. Atenção: não confundir com a codificação para o kit upgrade da Alpine(meu caso), em que existe uma codificação especifica(coded for Alpine), em que o sinal já não vai com a equalização de compensação por falta de tweeters, a resposta de frequencia é mais aberta, mais o sinal é reduzido um pouco(talvez para os 12v), não tem nada haver com a codificação Hi-Fi. Isto aplica se nos radios Profissional a partir de Março 2009. Os anteriores a esta data(e os Buisness), podem levar o kit sem codificação. Existe um botão por baixo do amplificador Alpine para atenuar o sinal compensado nos 60Hz.

Isto tudo, são opções e opiniões que acabei por recolher. Cada um deve analisar, e, acima de tudo, se possível, poder ouvir um sistema já instalado nas mesmas condiçoes(com o radio Profissional instalado como unidade principal)antes de adquirir. Cada instalador de sistema de som pode,(e acho eu)deve dar conselhos e opiniões sobre base que cada um pretende fazer e querer gastar. Daí eu dizer, o que pode ser afirmado e dito por um, pode ser uma asneira para outro. Temos é que ter a capacidade de poder "encaixar" e adaptar o que cada um opina, e poder aproveitar e decidir no final, qual a nossa melhor opção, mesmo que seja nós a instalar, ou uma casa da especialidade ou até um amigo que já fez uma instalação. Espero é que isto possa ajudar um pouco a ter uma melhor escolha para o teu caso. :fixe

Imagem
Imagem

boas companheiro eu tenho isto para montar tenho amp aplicado na lateral do sub
agora como é que meto isto a trabalhar?
eu tenho sub's debaixo dos bancos dianteiros mas não encontro o amplificador de origem para ir buscar o remote para para este novo amp e as rca
obrigado pela tua disponibilidade
o meu projecto

ricao.s3
Membro Gold
Registado: 30 nov 2007, 00:08
O meu Carro:: bmw 120d kit packonaça

Mensagem por ricao.s3 »

largas pelo que li ja tens algum conhecimento da coisa, ora eu tenho um serie1 de novembro de 2005 com o sistema logic7 e radio e navegaçao bussines. tenho tambem na minha posse um radio proficional de uma carrinha serie3 de 2008 mes 8 que tambem tinha navegaçao mas nao tinha logic7. ora que ganhos eu tenho no meu sistema de som caso eu faça a troca de radio??
bmw 120d ///MB POWER ... bem calminho... em evoluçao
audi s3 8l... Citroen c3 1.4hdi van work car
Ex mini cooper d 1.6 r56 sold And 330d e46 And varios

largas
Membro Iniciado

Mensagem por largas »

ricao.s3 Escreveu:largas pelo que li ja tens algum conhecimento da coisa, ora eu tenho um serie1 de novembro de 2005 com o sistema logic7 e radio e navegaçao bussines. tenho tambem na minha posse um radio proficional de uma carrinha serie3 de 2008 mes 8 que tambem tinha navegaçao mas nao tinha logic7. ora que ganhos eu tenho no meu sistema de som caso eu faça a troca de radio??
Boas ricao.s3. Dos sistemas de radio com navegação tenho menos conhecimento. Sei que a diferença entre o Buisness e o Professional com navegação é os mapas; 2D no Buisness e 3D no Professional(carros a partir de Set. 2007, anterior a esta data é por setas creio eu)e o visor com mais resolução. Mas uma coisa é certa: ao trocares o radio Business pelo Professional, deves de ir à BMW(ou alguem que saiba fazer) para codificar no modo o Logic 7. Digo isto porque a saída de som para o amplificador é via sinal digital e não analogico, logo se não estiver codificado em modo Logic 7 ficas sem som.

largas
Membro Iniciado

Mensagem por largas »

Imagem
Imagem

eu tenho sub's debaixo dos bancos dianteiros mas não encontro o amplificador de origem para ir buscar o remote para para este novo amp e as rca
Boas. Como referi num post em cima(e está no link) se não está na mala ao lado das cavas das rodas então não tem amplificador e as colunas são alimentadas pelo rádio.

As opções são: codificar o rádio para modo "Hi-fi" para teres as saídas do radio para as colunas com saída de 5v e equalização linear ou; ter no amplificador uma entrada tipo "plug 'n'play" onde podes ter uma adaptador a ligar no amplificador vindo das colunas sem cortar nada nos fios. Em último recurso(mesmo último), cortar os fios e meter um adaptador RCA; Não consigo identificar bem na foto esse amplificador para ver qual é o modelo. Se é do tipo "Pulg'n'Play. Utiliza essa entrada.

Os fios vindo do radio encontram se por baixo nas laterais mesmo junto aos subs de origem. Os subs de origem tem uma ficha em que deriva depois para os médios. O melhor é retirares os parafusos dos bancos da frente e não é necesário retirar os bancos totalmente, basta depois inclinar para a frente de maneira de chegares bem aos subs e trabalhar nas fichas e nas laterais. Os fios vão dar a volta pela mala. Aí sim, tens que retirar os banco de trás para trabalhar como deve ser para chegar a um dos conectores. Vê bem qual é a melhor maneira de ligar o amplificador e qual a entrada correta do sinal, pois tanto pode se queimar um amplificador com uma entrada de sinal a mais(12v/15v) como pode queimar com sinal a menos(5v). Tudo depende tambem como queres ligar e se o amplificador permite, uma nova codificação no radio. O melhor mesmo é passar onde comprastes o material e pedir uma opnião sobre qual a melhor forma de ligar tudo para tirares o máximo de aproveitamento do sistema. Tenta saber junto de alguem(mesmo aqui no forum), que ja tenha ligado um sistema igual ou semelhante. Aconselho vivamente ponderar todas as situações ANTES de cortares qualquer fio(entrada correta de sinal no amp; ligações do amp para as colunas), pois aí pode ser um ponto de não retorno. Espero que tenha ajudado um pouco. :fixe
Última edição por largas em 27 mar 2012, 14:36, editado 1 vez no total.

ricao.s3
Membro Gold
Registado: 30 nov 2007, 00:08
O meu Carro:: bmw 120d kit packonaça

Mensagem por ricao.s3 »

largas obrigado pela informação . vou me informar sobre a situação da navegação!
bmw 120d ///MB POWER ... bem calminho... em evoluçao
audi s3 8l... Citroen c3 1.4hdi van work car
Ex mini cooper d 1.6 r56 sold And 330d e46 And varios

MI1
Membro Juvenil

Mensagem por MI1 »

largas Escreveu:
Imagem
Imagem

Boas. Como referi num post em cima(e está no link) se não está na mala ao lado das cavas das rodas então não tem amplificador e as colunas são alimentadas pelo rádio.

As opções são: codificar o rádio para modo "Hi-fi" para teres as saídas do radio para as colunas com saída de 5v e equalização linear ou; ter no amplificador uma entrada tipo "plug 'n'play" onde podes ter uma adaptador a ligar no amplificador vindo das colunas sem cortar nada nos fios. Em último recurso(mesmo último), cortar os fios e meter um adaptador RCA; Não consigo identificar bem na foto esse amplificador para ver qual é o modelo. Se é do tipo "Pulg'n'Play. Utiliza essa entrada.

Os fios vindo do radio encontram se por baixo nas laterais mesmo junto aos subs de origem. Os subs de origem tem uma ficha em que deriva depois para os médios. O melhor é retirares os parafusos dos bancos da frente e não é necesário retirar os bancos totalmente, basta depois inclinar para a frente de maneira de chegares bem aos subs e trabalhar nas fichas e nas laterais. Os fios vão dar a volta pela mala. Aí sim, tens que retirar os banco de trás para trabalhar como deve ser para chegar a um dos conectores. Vê bem qual é a melhor maneira de ligar o amplificador e qual a entrada correta do sinal, pois tanto pode se queimar um amplificador com uma entrada de sinal a mais(12v/15v) como pode queimar com sinal a menos(5v). Tudo depende tambem como queres ligar e se o amplificador permite, uma nova codificação no radio. O melhor mesmo é passar onde comprastes o material e pedir uma opnião sobre qual a melhor forma de ligar tudo para tirares o máximo de aproveitamento do sistema. Tenta saber junto de alguem(mesmo aqui no forum), que ja tenha ligado um sistema igual ou semelhante. Aconselho vivamente ponderar todas as situações ANTES de cortares qualquer fio(entrada correta de sinal no amp; ligações do amp para as colunas), pois aí pode ser um ponto de não retorno. Espero que tenha ajudado um pouco. :fixe

eu fui á ficha do radio e das colunas traseiras criei umas rca para o amplificador aquilo toca isso toca mas eu tinha um astra gtc em que liguei este mesmo material da mesma maneira e puxava muito mais e a pancada era mais PUM em vez de pummm como dá no meu bmw.
e o cabo de sinal remote onde o vou ligar?
sera que s criar as rca nas finhas dos sub de origem isto vai puchar mais?
o meu projecto

largas
Membro Iniciado

Mensagem por largas »

Boas MI1. As colunas de trás estão com as frequencias cortadas de 120Hz para baixo, daí não teres basicamente graves. Podes ir buscar na ligação da ficha do subs, mas lembrar que estão ligados em paralelo com as colunas da frente. Verificar bem os cabos. Posso postar aqui um guia mas é como te digo: é um guia, para saberes a saída do radio e os fios que corresponde.Após identificares os fios de saída das colunas, com um multimetro podes tambem verificar(a ligares e desligares o radio), qual é o remote 12v. Este guia é apenas para a sída do radio Professional a partir de Março de 2007(os LCI). Ao retirar o Radio, podes assim ver qual o fio e as cores correspondentes. Aí na ligação da coluna do sub ja consegues orientar melhor. Atenção: Verifica se este guia corresponde mesmo às fichas de saídas do teu radio Profissional antes de ligares o que seja!
Última edição por largas em 28 mar 2012, 09:24, editado 1 vez no total.

MI1
Membro Juvenil

Mensagem por MI1 »

largas Escreveu:Boas MI1. As colunas de trás estão com as frequencias cortadas de 120Hz para baixo, daí não teres basicamente graves. Podes ir buscar na ligação da ficha do subs, mas lembrar que estão ligados em paralelo com as colunas da frente. Verificar bem os cabos. Posso postar aqui um guia mas é como te digo: é um guia, para saberes a saída do radio e os fios que corresponde.Após identificares os fios de saída das colunas, com um multimetro podes tambem verificar(a ligares e desligares o radio), qual é o remote 12v. Este guia é apenas para a sída do radio Professional a partir de Março de 2007(os LCI). Ao retirar o Radio, podes assim ver qual o fio e as cores correspondentes. Aí na ligação da coluna do sub ja consegues orientar melhor. Atenção: Verifica se este guia corresponde mesmo às fichas de saídas do teu radio Profissional antes de ligares o que seja!

Imagem

Large Black Plug x18126
1 / Blue-Black / Right Rear + output to amp (twisted with 5)
2 / Blue-Red / Right Front + output to amp (twisted with 6)
3 / Yellow-Red / Left Front + output to amp (twisted with 7)
4 / Yellow-Black / Left Rear + output to amp (twisted with 8
5 / Blue-Black / Right Rear - output to amp (twisted with 1)
6 / Blue-Red / Right Front - output to amp (twisted with 2)
7 / Yellow-Red / Left Front - output to amp (twisted with 3)
8 / Yellow-Black / Left Rear - output to amp (twisted with 4)
9 / White-Yellow bands / I-bus?
10 / White-Brown / Mute from phone?
11 / White-Green / ?
12 / Brown / Ground
13 / White / Remote on-off to amp
14 / Grey-Red / Dash illumination (dimmer)
15 / Red-Green / +12v from battery (not switched)
16 / Violet-White / +12v from ignition (ACC and RUN)

small white plug x13598
Pin No. / Wire Color / Function
1 / / No function
2 / White-Brown / Audio common from 6CD player
3-7 / / No connection
8 / White-Red / Audio Left Channel from 6CD player
9 / White-Blue / Audio Right Channel from 6CD player
10 / / No Connection
11 / NAV / TV Audio +
12 / NAV / TV Audio -

NEW Small black plug: x13649 plug
Pin No. / Wire Color / Function
1 / Tape left +
2 / Tape left -
3 / Left Connection for AUX Input
4 / Right Connection for AUX Input
5 / NAV / TV Audio +
6 / White-Black / Phone audio + Positive
7 / Tape right +
8 / Tape right -
9 / No connection
10 / AUX Input Ground
11 / NAV / TV Audio +
12 / Brown-Black / Phone Audio - Groundv

companheiro tu és o maior :fixe
com este esquema vou conseguir orientar-me muito melhor é pena é que o carro este sábado vá para o pintor pintar a mala, porque se não tratava já disso!
os tweetrs de traz ficam em que zona?
acho que vou mesmo desactivar os subs debaixo dos bancos dianteiros assim talvez consiga mais power para o meu amplificador . que achas da ideia ?
o meu projecto

Responder

Voltar para “Série 1”