Duvida motor 325i com e sem vanos

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

lude
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2005, 01:43
O meu Carro:: BMW 330Cd
Contacto:

Re: Duvida motor 325i com e sem vanos

Mensagem por lude »

Andresilva Escreveu:A tecnologia Vanos serviu de inspiração para a Honda criar a tecnologia VTec.
Estás enganado... Muito enganado :D
Muito antes da BMW ter VANOS, já havia carros com motores VTEC a circular em todo o mundo.
O sistema VTEC já existe desde o final dos anos 80 enquanto que o sistema VANOS só existiu no início dos anos 90

Dou-te o exemplo de um carro do final dos anos 80 com VTEC: Honda Civic EF9 com motor B16A
Quanto ao primeiro motor BMW com VANOS a sério (duplo, variável) foi o S50B32 de 1996.
Mas, antes, em 1992 a BMW já tinha lançado um sistema VANOS "coxo" que era single-vanos e
não era continuamente variável, o motor M50 utilizado na série 5.

Aliás, essa é outra diferença: enquanto que a Honda lançou o sistema VTEC "para todos", disponibilizando-o
em Civics com 1500cc e 1600cc, a BMW reservou-o para os seus motores nobres de 6 cilindros.

Então, segundo a tua lógica, a tecnologia VTEC serviu de inspiração para a BMW criar a tecnologia VANOS :lol1
Manuel S. Escreveu:nao digo o contrario, mas a honda fez 50 milhoes de hondas com vtec fora os de competição e nenhum deu problemas.
E os bmw tem o vanos que cada vez que se estraga orings etc sao cerca de 5000eur o arranjo e esta sujeito a estragar novamente :driving :lol:
Não dizes o contrário, mas digo eu. Como vimos na resposta que dei ao Andresilva, o VTEC foi criado antes do VANOS.

Quanto à fiabilidade, o meu Honda Prelude nunca teve que fazer revisão, manutenção ou o que quer que fosse ao sistema VTEC.
Mas isso é perfeitamente normal em qualquer carro Honda com VTEC. Mesmo com centenas de milhares de Km's o sistema funciona a 100%
HangaS Escreveu:Apesar de o principio ser o mesmo, o VTec é um sistema mais simples.
O VTec é tipo liga/desliga enquanto que o Vanos é linear em todo o regime de rotações.
O VTec dá aquele pico de power do "meio" até ao redline
o Vanos permite atingir uma linha de potencia quase recta.
Mais um enganado... O pessoal manda umas bocas e há sempre aqueles que acreditam em tudo...
Tens muitas incorrecções nas tuas afirmações. Vamos ver por partes aquilo que dizes...

"o VTec é um sistema mais simples."
Nem de longe, o sistema da Honda é bem mais completo que o da BMW.
Mas, como estar a mostrar desenhos de ambos os tipos de motores e explicar o funcionamento seria uma grande seca, vou passar aos pontos seguintes.

"o Vanos permite atingir uma linha de potencia quase recta"
Esta afirmação não faz sentido nenhum, obviamente que não há nenhum motor da BMW que tenha uma linha de potencia quase recta.
Se me mostrares um que seja, pago-te um jantar :)
Ah, estou a falar de motores 100% de origem, não em motores tuning. Modificando um motor, dá para inventar bastante...

"O VTec dá aquele pico de power do "meio" até ao redline"
Bem, há motores Honda que possuem "1 pico" como por exemplo o B16 que é bem conhecido.
Há motores que possuem 2 picos de power como por exemplo o motor do Civic VTEC-E
Há motores que possuem um sistema continuamente variável como por exemplo o K20 do Civic

Relativamente ao sistema VANOS (Variable Nockenwellen Steuerung) da BMW, antes de mais foi "inventado" pela Continental Teves e utilizado pela BMW. Existem 2 versões:
- Single VANOS: que é um sistema discreto e como tal tem um pico. Actua na admissão provocando um avaço ou atraso de 6 graus
- Double VANOS: que é um sistema cintínuo (sem pico). Actua na admissão e escape, com uma variação de 40º na admissão e 25º no escape

Para terminar...
Eu ainda não percebi porque é que há sempre pessoal a tentar diminuir a Honda... Será algum trauma?
Trata-se do maior fabricante do mundo de motores, sobejamente conhecidos não só pela sua potência, como também pela enorme fiabilidade.
Dizer que eles copiam o que quer que seja é mesmo anedota e eu não entendo como é que há quem acredite nessas histórias da carochinha....

Eu tenho um Honda e um BMW. Cá em casa não entram outras marcas porque estou extremamente satisfeito com ambas!
Imagem :lovebmw
ٵԃє Ҏяѻנэ¢†s: ɯoɔ˙ɐʎ2˙ounu//:dʇʇɥ - ツ - http://nuno.2ya.com

BMW 330Cd Imagem
Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS

Imagem
Imagem

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

eu nao disse qual e que saiu primeiro, porque nao sabia.

a unica coisa de que tinha a certeza era a fiabilidade japuna ( vtec pawa :D )
Imagem Imagem

warlok
Membro Iniciado
Registado: 19 dez 2009, 00:06
O meu Carro:: E36 Compact

Mensagem por warlok »

pessoal estou de volta.

Já montei o motor no carro mas a pessoa que me vendeu o mesmo não tem o medidor de massa de ar.

Alguem me sabe dizer se os medidores do motor com vanos serve no motor sem vanos. ou tem que ser o modelo exacto?

Caetanoe36
Membro Junior
Registado: 30 abr 2009, 11:06
O meu Carro:: 328i E46

Mensagem por Caetanoe36 »

Tenho ideia que nao. A maior parte dos sensores de um n dao no outro...
Prazer é BMW /// BMW / 325td E36 / 320i E36 / 325i cabrio E36 / 328i E46 /
viewtopic.php?f=59&t=40182

Convívio BMW Zona Norte/Centro Sexta 22/07/2011 http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 33&t=52144

Mr_Trecolareco
Membro Senior
Registado: 02 jun 2003, 14:15
O meu Carro:: BMW 325i E36
Contacto:

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Tb nao sei, vê a referencia da peça dos 2 motores no realoem.com
Um abraço e muito boas curvas!!!

Responder

Voltar para “Série 3”