Estás enganado... Muito enganadoAndresilva Escreveu:A tecnologia Vanos serviu de inspiração para a Honda criar a tecnologia VTec.

Muito antes da BMW ter VANOS, já havia carros com motores VTEC a circular em todo o mundo.
O sistema VTEC já existe desde o final dos anos 80 enquanto que o sistema VANOS só existiu no início dos anos 90
Dou-te o exemplo de um carro do final dos anos 80 com VTEC: Honda Civic EF9 com motor B16A
Quanto ao primeiro motor BMW com VANOS a sério (duplo, variável) foi o S50B32 de 1996.
Mas, antes, em 1992 a BMW já tinha lançado um sistema VANOS "coxo" que era single-vanos e
não era continuamente variável, o motor M50 utilizado na série 5.
Aliás, essa é outra diferença: enquanto que a Honda lançou o sistema VTEC "para todos", disponibilizando-o
em Civics com 1500cc e 1600cc, a BMW reservou-o para os seus motores nobres de 6 cilindros.
Então, segundo a tua lógica, a tecnologia VTEC serviu de inspiração para a BMW criar a tecnologia VANOS :lol1
Não dizes o contrário, mas digo eu. Como vimos na resposta que dei ao Andresilva, o VTEC foi criado antes do VANOS.Manuel S. Escreveu:nao digo o contrario, mas a honda fez 50 milhoes de hondas com vtec fora os de competição e nenhum deu problemas.
E os bmw tem o vanos que cada vez que se estraga orings etc sao cerca de 5000eur o arranjo e esta sujeito a estragar novamente![]()
Quanto à fiabilidade, o meu Honda Prelude nunca teve que fazer revisão, manutenção ou o que quer que fosse ao sistema VTEC.
Mas isso é perfeitamente normal em qualquer carro Honda com VTEC. Mesmo com centenas de milhares de Km's o sistema funciona a 100%
Mais um enganado... O pessoal manda umas bocas e há sempre aqueles que acreditam em tudo...HangaS Escreveu:Apesar de o principio ser o mesmo, o VTec é um sistema mais simples.
O VTec é tipo liga/desliga enquanto que o Vanos é linear em todo o regime de rotações.
O VTec dá aquele pico de power do "meio" até ao redline
o Vanos permite atingir uma linha de potencia quase recta.
Tens muitas incorrecções nas tuas afirmações. Vamos ver por partes aquilo que dizes...
"o VTec é um sistema mais simples."
Nem de longe, o sistema da Honda é bem mais completo que o da BMW.
Mas, como estar a mostrar desenhos de ambos os tipos de motores e explicar o funcionamento seria uma grande seca, vou passar aos pontos seguintes.
"o Vanos permite atingir uma linha de potencia quase recta"
Esta afirmação não faz sentido nenhum, obviamente que não há nenhum motor da BMW que tenha uma linha de potencia quase recta.
Se me mostrares um que seja, pago-te um jantar

Ah, estou a falar de motores 100% de origem, não em motores tuning. Modificando um motor, dá para inventar bastante...
"O VTec dá aquele pico de power do "meio" até ao redline"
Bem, há motores Honda que possuem "1 pico" como por exemplo o B16 que é bem conhecido.
Há motores que possuem 2 picos de power como por exemplo o motor do Civic VTEC-E
Há motores que possuem um sistema continuamente variável como por exemplo o K20 do Civic
Relativamente ao sistema VANOS (Variable Nockenwellen Steuerung) da BMW, antes de mais foi "inventado" pela Continental Teves e utilizado pela BMW. Existem 2 versões:
- Single VANOS: que é um sistema discreto e como tal tem um pico. Actua na admissão provocando um avaço ou atraso de 6 graus
- Double VANOS: que é um sistema cintínuo (sem pico). Actua na admissão e escape, com uma variação de 40º na admissão e 25º no escape
Para terminar...
Eu ainda não percebi porque é que há sempre pessoal a tentar diminuir a Honda... Será algum trauma?
Trata-se do maior fabricante do mundo de motores, sobejamente conhecidos não só pela sua potência, como também pela enorme fiabilidade.
Dizer que eles copiam o que quer que seja é mesmo anedota e eu não entendo como é que há quem acredite nessas histórias da carochinha....
Eu tenho um Honda e um BMW. Cá em casa não entram outras marcas porque estou extremamente satisfeito com ambas!
