Olá a todos, um amigo meu tem um 325i E36, está com este sintoma: de manha nunca tem agua no radiador, depois retira o ar do circuito e fica bom (a agua reaparece), anda todo dia com o carro e não aquece. Ele já perguntou a 3 mecânicos "vulgares" dizem que é problema na junta. Será?
O carro anda normal, não deita fumo branco, o óleo está bom, tudo normal também.
Agradecia dicas, o rapaz já não sabe o que fazer e eu não estou confiante naqueles mecânicos que ele já falou lá da terrinha...
Muito Obrigado!
BMW 325i - Será junta ou não?
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Re: BMW 325i - Será junta ou não?
Se e junta a agua nao desaparece e volta a aparecer...
Vejam as tubagens, bomba de agua, termostato e coisas assim.
Sendo junta quando queima a agua... queima... nao aparece novamente por obra e graca do Espirito Santo!
Vejam as tubagens, bomba de agua, termostato e coisas assim.
Sendo junta quando queima a agua... queima... nao aparece novamente por obra e graca do Espirito Santo!
BMW 335i / Mini R56 JCW
Re: BMW 325i - Será junta ou não?
nao compreendi a parte da agua reaparecer ao tirar o ar do circuito ... explica la isso melhor ...
de qualquer das maneiras é assim,
se a junta tiver queimada , tem que das 2 uma :
ou misturar agua com o oleo , ou oleo com a agua , ou seja onde melhor se ve é nas tampas tanto do radiador , como do oleo , se tiver agua no oleo vesse la uma pápa agarrada a tampa , se tiver oleo na agua vesse a tampa do radiador com gordura e a agua tb .
ou então se a passagem for para o cilindro , tem falta de compressão , o que da para ver com um teste , e faz fumo branco mas de vapor , a queimar a agua , e a agua desaparece com o tempo, e o mais notorio ve se logo a agua do radiador a borbulhar .
o carro nao aquecer nao quer dizer que a junta nao esteja queimada , se tiver la agua pode estar queimada mas nao aquece ...
ha outro teste químico , que se ve se a junta esta queimada pela agua do radiador
o que me quer parecer é que esta tudo bem , e o que acontece é a agua subir com o aquecimento do motor , o que é normal , visto a agua quente ocupar mais espaço do que a agua fria , as moléculas da agua com o aumento da temperatura agitam-se fazendo com que o volume aumente , tal como metermos uma panela de agua ao lume e conforme vai aquecendo vai subindo ate deitar por fora .
diz para ele meter a agua a nivel com o carro a frio , purgar bem o sistema se tiver purgas , e andar com o carro uma semana , e depois verificar o nivel novamente a frio
de qualquer das maneiras é assim,
se a junta tiver queimada , tem que das 2 uma :
ou misturar agua com o oleo , ou oleo com a agua , ou seja onde melhor se ve é nas tampas tanto do radiador , como do oleo , se tiver agua no oleo vesse la uma pápa agarrada a tampa , se tiver oleo na agua vesse a tampa do radiador com gordura e a agua tb .
ou então se a passagem for para o cilindro , tem falta de compressão , o que da para ver com um teste , e faz fumo branco mas de vapor , a queimar a agua , e a agua desaparece com o tempo, e o mais notorio ve se logo a agua do radiador a borbulhar .
o carro nao aquecer nao quer dizer que a junta nao esteja queimada , se tiver la agua pode estar queimada mas nao aquece ...
ha outro teste químico , que se ve se a junta esta queimada pela agua do radiador
o que me quer parecer é que esta tudo bem , e o que acontece é a agua subir com o aquecimento do motor , o que é normal , visto a agua quente ocupar mais espaço do que a agua fria , as moléculas da agua com o aumento da temperatura agitam-se fazendo com que o volume aumente , tal como metermos uma panela de agua ao lume e conforme vai aquecendo vai subindo ate deitar por fora .
diz para ele meter a agua a nivel com o carro a frio , purgar bem o sistema se tiver purgas , e andar com o carro uma semana , e depois verificar o nivel novamente a frio
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***


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Re: BMW 325i - Será junta ou não?
Olá, pois eu vou tentar passar-lhe a mensagem, mas isso das tampas etc, estão todas normais e limpas! Ele diz que de manhã o radiador não tem gota de agua, depois retira o ar do circuito e a agua aparece no radiador de novo... também não percebo bem o que ele quer dizer com isso...
Obrigado as dicas!
Editado: Outra coisa, com o carro a quente, o tubo do radiador quando ele o aperta, esta normal, não está rígido...
Obrigado as dicas!
Editado: Outra coisa, com o carro a quente, o tubo do radiador quando ele o aperta, esta normal, não está rígido...
- richardcop
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Re: BMW 325i - Será junta ou não?
Cá para mim e isso mesmo!
E convém então purgar o sistema senão esta a fazer um bocado mais de pressão!
E convém então purgar o sistema senão esta a fazer um bocado mais de pressão!
BMW 335i / Mini R56 JCW
Re: BMW 325i - Será junta ou não?
Boa tarde, a todos.
Eu sou o dono do BMW 325i E36 de 1997.
Vou tentar explicar melhor, o meu caso. De manhã, tenho o deposito aonde meto a água, completamente vazio..
mesmo ao lado desse deposito, tem um parafuso em plástico, que é para purgar o circuito.. eu quando retiro esse parafuso/tampa.. o ar/ pressão
é retirado do circuito, e a água sobe ao nível, fica tudo normal.. mas acontece sempre quando tenho o carro frio, por exemplo de manhã,
tenho de purgar o circuito, senão o deposito esta vazio.. é normal o circuito, ter essa pressão / Ar?
Já consultei, 3 mecânicos, e todos dizem que é uma pequena passagem na junta de cabeça, que esta a meter pressão para o circuito, e é por isso
que ganha o Ar..
Desde que eu retiro o Ar/ pressão do circuito.. o carro não me aquece, fora do normal.. alguém tem alguma explicação?será mesmo a junta de cabeça?
o mecânico já me disse, que não é do termostato nem da bomba de água..
Cumprimentos
Tiago Neto.
Eu sou o dono do BMW 325i E36 de 1997.
Vou tentar explicar melhor, o meu caso. De manhã, tenho o deposito aonde meto a água, completamente vazio..
mesmo ao lado desse deposito, tem um parafuso em plástico, que é para purgar o circuito.. eu quando retiro esse parafuso/tampa.. o ar/ pressão
é retirado do circuito, e a água sobe ao nível, fica tudo normal.. mas acontece sempre quando tenho o carro frio, por exemplo de manhã,
tenho de purgar o circuito, senão o deposito esta vazio.. é normal o circuito, ter essa pressão / Ar?
Já consultei, 3 mecânicos, e todos dizem que é uma pequena passagem na junta de cabeça, que esta a meter pressão para o circuito, e é por isso
que ganha o Ar..
Desde que eu retiro o Ar/ pressão do circuito.. o carro não me aquece, fora do normal.. alguém tem alguma explicação?será mesmo a junta de cabeça?
o mecânico já me disse, que não é do termostato nem da bomba de água..
Cumprimentos
Tiago Neto.
Re: BMW 325i - Será junta ou não?
Boa tarde a todos ,
Bem , sou novo aqui no Fórum mas tive este mesmo problema a alguns anos e era somente ar na tubulação .
Só foi resolvido após sangrar o sistema da seguinte maneira :
Primeiramente aproveitei para efetuar a troca do liquido de arrefecimento ;
( No meu caso foram 10,5 litros e completei na proporção 5,5 litros de água desmineralizada e 5 litros de aditivo )
Primeiramente drenar tudo pelo parafuso sob o radiador e também pelo parafuso que fica no bloco do motor , logo abaixo das saídas de escape ( próximo ao sensor de oxigênio ) , sendo que é indispensável que deixe a ventilação ligada em velocidade média e com a temeratura voltada para o quente.
Durante a sangria deixe o parafuso que fica ao lado do reservatório fora.
Obs. Não ligue o motor para ligar a ventilação , somente gire a chave de ignição até o primeiro estágio.
Após drenar tudo , recoloque os parafusos sob o radiador e o do bloco do motor , deixando o do lado do reservatório fora.
Adicione pelo reservatório o novo liquido ( com aditivo ) aos poucos até que comece a sair pelo local do parafuso do lado do reservatório .
Coloque o parafuso no local e complete até o nivel máximo.
Feito isso , feche o reservatório e ligue o motor e de preferência ande com o Bimmer por pelo menos uns trinta minutos .
Deixe o Bimmer esfriar por algumas horas e verifique o nivel novamente , que provavelmente estará um pouco abaixo do nível mínimo , dai é só completar até o nível e pronto .
Espero ter ajudado ..
No meu caso era uma 328i E36 ano 1996.
Att. Júlio.
Bem , sou novo aqui no Fórum mas tive este mesmo problema a alguns anos e era somente ar na tubulação .
Só foi resolvido após sangrar o sistema da seguinte maneira :
Primeiramente aproveitei para efetuar a troca do liquido de arrefecimento ;
( No meu caso foram 10,5 litros e completei na proporção 5,5 litros de água desmineralizada e 5 litros de aditivo )
Primeiramente drenar tudo pelo parafuso sob o radiador e também pelo parafuso que fica no bloco do motor , logo abaixo das saídas de escape ( próximo ao sensor de oxigênio ) , sendo que é indispensável que deixe a ventilação ligada em velocidade média e com a temeratura voltada para o quente.
Durante a sangria deixe o parafuso que fica ao lado do reservatório fora.
Obs. Não ligue o motor para ligar a ventilação , somente gire a chave de ignição até o primeiro estágio.
Após drenar tudo , recoloque os parafusos sob o radiador e o do bloco do motor , deixando o do lado do reservatório fora.
Adicione pelo reservatório o novo liquido ( com aditivo ) aos poucos até que comece a sair pelo local do parafuso do lado do reservatório .
Coloque o parafuso no local e complete até o nivel máximo.
Feito isso , feche o reservatório e ligue o motor e de preferência ande com o Bimmer por pelo menos uns trinta minutos .
Deixe o Bimmer esfriar por algumas horas e verifique o nivel novamente , que provavelmente estará um pouco abaixo do nível mínimo , dai é só completar até o nível e pronto .
Espero ter ajudado ..
No meu caso era uma 328i E36 ano 1996.
Att. Júlio.