Como fazer correctamente uma rotunda?

Área de discussão geral

Moderador: Staff

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Como fazer correctamente uma rotunda?

Mensagem por JPimpao01 »

A propósito de uma foto que vi hoje e depois de muitas vezes já ter pensado colocar aqui esta questão:

Como conduzir correctamente numa rotunda?

Imagem

Segundo a alteração do código estrada de Julho 2011

Esclarecimento da Ex-DGV:
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:

1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.

2 – Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via);
Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;

Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.

Por mim, é simples, quem quer sair tem que ir para a direira, tem que confirmar que não está lá ninguém, simples! Quando ultrapassamos e regressamos à faixa temos que confirmar que já ultrapassámos e fazer pisca da direita, certo? Na rotunda na minha opinião é igual!

Só uma dica, experimentem fazer isto no marquês de Pombal em hora de ponta ou na rotunda do relógio e depois contem-me como foi, se aplicaram a regra que está acima... até porque se andarem à procura da "rolha" como fazem?! andam para dentro e para fora ou vão sempre por fora?!

fonte: http://blog.sitedosseguros.com/2011/05/ ... ulho-2011/
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Como fazer correctamente uma rotunda?

Mensagem por marco pires »

muito util.

não saber andar dentro das rotundas é das coisa que mais se vê, por isso este tópico vem mesmo a calhar. :palmas :palmas

obrigado
marcopires@clubebmwportugal.com

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

É o não saberem andar na rotunda e o não sinalizarem a saida com o pisca, temos de adivinhar onde vão sai enquanto esperamos!

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

... a resposta certa deveria ser: "de lado!!". :D

(isso de circular na rotunda é muito giro... Mas no final temos é de ir com atenção aos outros para não haver "toques")
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

525_tds Escreveu:É o não saberem andar na rotunda e o não sinalizarem a saida com o pisca, temos de adivinhar onde vão sai enquanto esperamos!

essa do pisca é flagrante, em 100 gajos se houver um que faça o pisca já não é mau.

eu por acaso faço sempre o pisca quando vejo alguem à entrada da rotunda.
marcopires@clubebmwportugal.com

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Ricardo J
Membro Senior
Registado: 28 ago 2007, 15:19
O meu Carro:: BMW 320cd E46 Facelift - 2004
Contacto:

Mensagem por Ricardo J »

ode_joy Escreveu:... a resposta certa deveria ser: "de lado!!". :D

Era o que iria responder :P :oops:

Jams
Membro Juvenil
Registado: 07 out 2011, 23:24
O meu Carro:: BMW M3 E46

Mensagem por Jams »

Pois rapaziada na Espanha o codigo nao e o mesmo facão atenção

E se forem a Marrocos ainda pior
/// POWER

Carpe diem !!! A vida e curta !!!

Imagem

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

A regra acima é apenas um guia de como devemos contornar rotundas.
No entanto, muita gente não sabe de quem é a culpa em caso de acidente na seguinte situação: caso o condutor que estiver à direita (do lado exterior) da rotunda não sair, ou seja, continuar a contornar a rotunda, e outro condutor à esquerda (do lado interior) da rotunda sair embatendo no primeiro, o culpado é do segundo condutor, ou seja, o que contorna por dentro, pois foi ele/ela que mudou de faixa sem ver se vinha outro carro na faixa exterior.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Se é assim como dizes, então devemos fazer como antigamente...contornar sempre por fora e sair quando se quiser. Era o que os autocarros faziam para nunca terem problemas em caso de acidente.
Imagem

Ricardo J
Membro Senior
Registado: 28 ago 2007, 15:19
O meu Carro:: BMW 320cd E46 Facelift - 2004
Contacto:

Mensagem por Ricardo J »

Acho que estás enganado Rafias. Nesse caso a nova regra não tem fundamento.

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Vou tentar esclarecer melhor o meu ponto de vista. Na situação que escrevi ambos os condutores violaram a regra, logo ambos têm alguma culpa. O que circula por dentro, se queira sair devia estar a circular por fora, e o que circula por fora, se quisesse continuar a "rotundar" devia estar por dentro. Em caso de acidente, em que o que circula por dentro embate no que circula por fora, eu acho que o mais culpado é o primeiro, porque:
- Sai da rotunda sem antes se posicionar na faixa externa.
- Invade a faixa externa sem precaver a inexistência de outros carros nessa faixa.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

rmct
Membro Iniciado
Registado: 30 jun 2010, 17:36
O meu Carro:: BMW 530D E61 04 / 520D F10 2011

Mensagem por rmct »

com tanto "burro" a circular em rotundas, esta informação devia passar em horario nobre (TVI) e mesmo assim nao sei se metade percebia a regra.

cumps

RC
▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄█▓▒░ BMW ░▒▓█▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄

carlosantos
Membro Juvenil
Registado: 16 out 2008, 12:46

Mensagem por carlosantos »

Boa tarde fórum,
Deixo aqui o meu conselho a todo o fórum, andem sempre na via de fora independentemente de saírem na 1ª ou na última saída, porque em caso de acidente nunca serão considerados culpados. Falo por experiência própria, se toda a gente respeitasse as regras, claro que não seria necessário fazerem isto, mas como a maior parte não respeita e por uma questão de salvaguarda, é o meu conselho. Devemos sim ter sempre presente e saber distinguir, como deveria de ser feito e na prática como se faz.

Atenciosamente
Carlosantos
Carlos Santos BMW 320 CD E46 Guarda

_rui_
Membro Iniciado
Registado: 18 jan 2009, 23:00
O meu Carro:: 535i e34

Mensagem por _rui_ »

carlosantos Escreveu:Boa tarde fórum,
Deixo aqui o meu conselho a todo o fórum, andem sempre na via de fora independentemente de saírem na 1ª ou na última saída, porque em caso de acidente nunca serão considerados culpados. Falo por experiência própria, se toda a gente respeitasse as regras, claro que não seria necessário fazerem isto, mas como a maior parte não respeita e por uma questão de salvaguarda, é o meu conselho. Devemos sim ter sempre presente e saber distinguir, como deveria de ser feito e na prática como se faz.

Atenciosamente
Carlosantos
pois.. mas se toda a gente fizer assim......
Imagem

A minha maquina :

viewtopic.php?f=59&t=50714

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Para não haver problemas basta que encostemos à faixa externa antes da saída. Se o fizermos a "chico espero" e sair no último instante da faixa interior, atravessando várias faixas, em direcção à saída é um convite ao acidente.
Imagem

Responder

Voltar para “Discussão Geral”