DIY - Limpar/Mudar Pilhas às chaves BMW (E36, E39 e alguns E46)
Hoje estive a limpar a chave de um E36 (cabrio :mrgreen:) pois estava a funcionar mal. Apesar de não ter tido resultado, pois já tinha sido confirmado pela BMW que o próprio circuito estava danificado, este DIY pode ajudá-lo caso pretenda limpar o pó aos contactos do comando.
Há que ter em atenção diversos factores, entre os quais a ordem exacta das peças, para que depois ao montar fique tudo impecável, e também a uma pequena peça plástica que apesar de aparentar para nada servir é nada mais nada menos do que a peça mais importante da chave: um pequeno chip que dá ao carro a informação de que a chave é original. Caso tirem esta peça para experimentar, vão verificar que o carro não vai trabalhar!
Passando ao tutorial e as fotos, que é o que o pessoal gosta...!
A chave em questão é esta:

Modelos E36, E39 e a primeira série dos E46 vinham equipados com esta chave. Cabrios, Sedans, Coupes... (Estes três modelos sei que traziam esta chave, mas não sei se eram os únicos).
Primeiro, tirem a pequena tampa que se encontra na parte de tras da chave:

Vão encontrar dois parafusos pequenos. Podem começar a desapertar!

Já com a chave aberta, não temos acesso directo aos circuitos, mas sim às pilhas. Para quem quer apenas mudá-las, este DIY acaba aqui. Mas quem quiser explorar, pode tirar essa placa onde se põe as pilhas.
Com a chave de fendas, basta fazer uma pequena pressão por baixo da mesma para que se solte.

A peça que neste momento têm na mão é o comando propriamente dito.

Os botões têm esta protecção:

E já agora as pilhas:

Duas fotos com o pó a mostrar quem manda :mrgreen: :


Agora podem começar a limpar! Esta chave tinha um pequeno liquido (lubrificante, talvez), mas que devido à idade já estava mais a estragar que a fazer falta. Optei por tirar e limpar com álcool. No entanto, não me responsabilizo por danos, e como tal podem optar apenas por limpar com água as zonas com mais pó.
Dada a dimensão da chave eu utilizei alguns cotonetes.

A tal gordura/lubrificante que falei é bem visivel nesta foto:

Durante a limpeza, tal como referi no ínicio, devem ter atenção ao tal chip que imobiliza o veículo caso não seja identificado pelo carro. Para que não se enganem, aqui fica uma foto com o mesmo em grande plano:

No fim, basta inverterem todo o processo e montar a chave como estava! Ahh, e é claro, podem experimentar se funciona

Este DIY é muito simples de se fazer e os perigos são mínimos. Só tem de ter ateção à disposição das peças para que fique tudo como estava, mas limpinho!
Qualquer dúvida, disponham!
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