DIY - Desmontar e Limpar Chaves BMW

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Responder
SapoCocas
Membro Senior
Registado: 14 out 2007, 19:41
O meu Carro:: BMW 320cd Cabrio
Contacto:

DIY - Desmontar e Limpar Chaves BMW

Mensagem por SapoCocas »

Criei este tut no clube cabrio, e é bastante simples. Para a maioria de vocês deve ser até desnecessário, mas de qualquer modo aqui fica. Vou copiá-lo integralmente:

DIY - Limpar/Mudar Pilhas às chaves BMW (E36, E39 e alguns E46)

Hoje estive a limpar a chave de um E36 (cabrio :mrgreen:) pois estava a funcionar mal. Apesar de não ter tido resultado, pois já tinha sido confirmado pela BMW que o próprio circuito estava danificado, este DIY pode ajudá-lo caso pretenda limpar o pó aos contactos do comando.
Há que ter em atenção diversos factores, entre os quais a ordem exacta das peças, para que depois ao montar fique tudo impecável, e também a uma pequena peça plástica que apesar de aparentar para nada servir é nada mais nada menos do que a peça mais importante da chave: um pequeno chip que dá ao carro a informação de que a chave é original. Caso tirem esta peça para experimentar, vão verificar que o carro não vai trabalhar!

Passando ao tutorial e as fotos, que é o que o pessoal gosta...!

A chave em questão é esta:

Imagem

Modelos E36, E39 e a primeira série dos E46 vinham equipados com esta chave. Cabrios, Sedans, Coupes... (Estes três modelos sei que traziam esta chave, mas não sei se eram os únicos).

Primeiro, tirem a pequena tampa que se encontra na parte de tras da chave:

Imagem

Vão encontrar dois parafusos pequenos. Podem começar a desapertar!

Imagem

Já com a chave aberta, não temos acesso directo aos circuitos, mas sim às pilhas. Para quem quer apenas mudá-las, este DIY acaba aqui. Mas quem quiser explorar, pode tirar essa placa onde se põe as pilhas.
Com a chave de fendas, basta fazer uma pequena pressão por baixo da mesma para que se solte.

Imagem

A peça que neste momento têm na mão é o comando propriamente dito.

Imagem

Os botões têm esta protecção:

Imagem

E já agora as pilhas:

Imagem

Duas fotos com o pó a mostrar quem manda :mrgreen: :

Imagem

Imagem

Agora podem começar a limpar! Esta chave tinha um pequeno liquido (lubrificante, talvez), mas que devido à idade já estava mais a estragar que a fazer falta. Optei por tirar e limpar com álcool. No entanto, não me responsabilizo por danos, e como tal podem optar apenas por limpar com água as zonas com mais pó.
Dada a dimensão da chave eu utilizei alguns cotonetes.

Imagem

A tal gordura/lubrificante que falei é bem visivel nesta foto:

Imagem

Durante a limpeza, tal como referi no ínicio, devem ter atenção ao tal chip que imobiliza o veículo caso não seja identificado pelo carro. Para que não se enganem, aqui fica uma foto com o mesmo em grande plano:

Imagem

No fim, basta inverterem todo o processo e montar a chave como estava! Ahh, e é claro, podem experimentar se funciona :P
Este DIY é muito simples de se fazer e os perigos são mínimos. Só tem de ter ateção à disposição das peças para que fique tudo como estava, mas limpinho!

Qualquer dúvida, disponham!

Proibido copiar sem antes contactar o autor do topico.
Imagem

nissan200sx
Membro Juvenil
Registado: 27 mai 2009, 20:00
O meu Carro:: Bmw 520I E39 1998/01 Nissan 200sx

Re: DIY - Desmontar e Limpar Chaves BMW

Mensagem por nissan200sx »

Ta bom mas ou tirar as pilhas depois pode ser preciso programar a chave no carro outra vez o que também não é difícil de qualquer das formas é bom fazer isso a chave fica com melhor aspecto e também há umas borrachas a venda no ebay para quem tiver as da chave rompidas eu meti uma e ficou porreiro

-- Terça Fev 16, 2010 7:23 pm --

A board dessa é siemens a outras que é da valeu que só tem uma pilha :lovebmw

pjrcampos
Membro Juvenil
Registado: 13 out 2009, 09:38
O meu Carro:: BMW E39 525d Touring

Mensagem por pjrcampos »

Viva,
O processo de programar a chave é simples? Como se faz?
Obrigado, e um abraço.
Imagem
E39 525d Touring 2001

SapoCocas
Membro Senior
Registado: 14 out 2007, 19:41
O meu Carro:: BMW 320cd Cabrio
Contacto:

Mensagem por SapoCocas »

nissan200sx Escreveu:Ta bom mas ou tirar as pilhas depois pode ser preciso programar a chave no carro outra vez o que também não é difícil de qualquer das formas é bom fazer isso a chave fica com melhor aspecto e também há umas borrachas a venda no ebay para quem tiver as da chave rompidas eu meti uma e ficou porreiro

-- Terça Fev 16, 2010 7:23 pm --

A board dessa é siemens a outras que é da valeu que só tem uma pilha :lovebmw

´Cá em casa ha um E39 com chave Siemens e só tem uma pilha :S
Essa que abri do E36 nao sei se é Siemens se Valeu.

Quanto à programação, não foi necessário em nenhuma destas duas chaves que referi re-programar após mudar as pilhas.
No entanto, não sei bem como se reprograma, para responder ao pjrcampos, mas tenho ideia que se faz com a chave na ignição com um processo qualquer :S
Alguem que saiba que nos informe, por favor, nunca se sabe quando dá jeito :D
Imagem

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”