castrol é provavelmente o melhor fabricante de oleo do mundo, há outras como a liqui-moly ou a Fuschs que tem uma gama de produtos de altissimo nivel e que em nada ficam atrás.
BP não é mau, nada mau mesmo, mas ainda assim não estará ao nivel das melhores, de realçar que a BP é dona da castrol mas a linha de produção não é a mesma.
como alternativa ao castrol, liqui-moly ou Fuschs, a BP será a opção lógica.
quanto ao nosso amigo parece que não entendeu bem o que eu disse, o que eu disse não foi que a galp punha as especificações que queria, põem sim as especificações que negoceia com as marcas e com as quais se chega à frente (€€€) para que lhes seja autorizada a inscrição dessas especificações, as especificações são compradas e negociadas meu caro, é assim o mundo dos negocios das petroliferas, para o bem e para o mal.
e já agora sabes qual é o grande mal dos oleos da galp?
gostam muito de aproximarem-se do ponto de ebulição, teoricamente o ponto de ebulição dos oleos é a cerca de 300cº, aparentemente os oleos da galp tem uma tolerancia muito abaixo do desejável ás altas temperaturas, é só continuar a por essa pérola da refinação petrolifera para um final feliz..... :assubiar :assubiar
ccmc-g5/pd2, convem esclarecer o que isto, certo? :wink1
pois então:
ccmc- "Comité des Constructeurs d'automobiles du Marché Commun" , penso não ser necessário traduzir o que significa, mas já agora convem dizer que a ccmc à mais de 20 anos que deixou de existir, mais precisamente desde 1991, altura que foi sucedida pela ACEA.
g5- grau de viscosidade constante a quente, taxa de volatilidade inferior a 13% (norma de janeiro de 1990)
pd2- bom para se perceber o que é o pd2 tem que se explicar o que o pd1:
pd1: indicação para motores diesel de veiculos ligeiros (pequenos motores diesel de injecção indirecta com ou sem turbo posteriores a 1984).
pd2: agora sim explicar o que o pd2: o mesmo que pd1 e ainda motores diesel com ou sem turbo recentes (1989), motores diesel aspirados de trabalho e carga severa pós 1984 e abrangidos pela norma API CC/SE.
portanto a bela da ccmc-g5/pd2 que para os leigos poderia causar estrondo e pensar que se estava a falar de algo super moderno, afinal de contas está-se a falar de normas de uma identidade que deixou de existir à mais de 20 anos, de realçar a referencia que se faz a "motores recentes" quando se fala na indicação pd2, que fazia referencia a motores do ano de 1989, certamente recentes naquela altura....
já agora, tens que me dizer onde é que a norma ccmc-g5/pd2 é superior à ACEA A3/B3 e API: SJ/CD EC-II , que é a que a bmw exige para as especificações Longlife-01?
de certeza que o "belo" do galp Performa cumpre as especificações Longlife-01, mas não é com as obsoletas ccmc-g5/pd2.
na norauto tens lá o belo deste oleo marca Kroner:
http://www.norauto.pt/index.php?id=60&r ... l=registos
cumpre com todas as especificações incluindo bmw longlife 04, quem quiser está à vontade para experimentar.....eu sabia que aquela taxa ecolub na reciclagem de oleos usados ia para algum lado :lol1