318 tds diagnostico

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

CSIMAO
Membro Juvenil
Mensagens: 198
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT
Localização: Amadora

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por CSIMAO »

Disso não sei amigo, mas deixo-te aqui o catálogo da Castrol (neste caso para o compact com o motor M41 - 318tds, mas podes mudar para o sedan/touring (M41) ou outros ;)
1994-1998:
http://ew5.earlweb.com/recommendations. ... 0&brand=40
1998-2000:
http://ew5.earlweb.com/recommendations. ... 0&brand=40

Catálogo por marcas:
http://www.castrol.com/castrol/iframe.d ... Id=7066865

Além de apresentar o óleo de motor recomendado, mostra também o óleo de diferencial e líquido de radiador, etc...

Cumps :lovebmw
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1901
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por jmcdpereira »

eu sabia que tu ias "descascar" isso...

Muito bem explicado, bom para tirar duvidas.
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
vitch82
Membro Juvenil
Mensagens: 333
Registado: 13 nov 2013, 09:11
O meu Carro:: bmw e36 318 tds touring-07/1996

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

amigos não liguem ao catálogo da castrol, tá mal! :naonao
já disse atrás o que está no manual. óleo multiviscoso SAE 10w30 a 10w60 com norma ccmc-g5/pd2

posso dizer que quando comprei a bimmer, há 10 anos, usei castrol 5w40 e não gostei pois o óleo simplesmente desaparecia, uma vez até acendeu a luz do óleo!
tinha que andar sempre com o garrafão do óleo atrás!

comentei com o meu actual mecânico e ele disse-me que era demasiado fino para o meu carro.
depois desse castrol começou a levar Total 15w40(cerca de 7 anos de 7 em 7 mil) e desde á 3 anos para cá, comecei eu a mudar o óleo e tem levado Galp Performa 10w40 de 10 em 10 mil km.
até agora estou satisfeito. foi retirada a cabeça este mês e os cilindros estão muito bons para 225 mil km, disse o meu mecânico.

a Galp agora põem nos óleos as especificações que quer???? :palmas :palmas

o galp Performa 10w40 cumpre mais do que a BMW pede, norma ccmc-g5/pd2, sejam as especificações mínimas ou não! :fixe

cada um acredita nas histórias que quer!
AS MINHAS VIATURAS:
BMW E36 318 TDS TOURING-1996
FORD ESCORT 1.4I GPL-1992
HONDA CBR 1000F-1990
VESPA 50S-1968

CSIMAO
Membro Juvenil
Mensagens: 198
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT
Localização: Amadora

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por CSIMAO »

vitch82 Escreveu:amigos não liguem ao catálogo da castrol, tá mal! :naonao
Não percebo porquê!? A própria BMW recomenda o uso de óleo Castrol (inclusive na tampa de óleo do motor vem o símbolo da Castrol e a dizer que a "BMW recomenda Castrol"), a Castrol por sua vez recomenda o tipo de óleo, porquê dizer que o catálogo da Castrol está mal quando a própria BMW confia na Castrol? :?
Mas pronto cada um escolhe o óleo que quer, é como os gostos, uns gostam de morenas, outros de loiras hehehe :)
Eu tenho usado castrol e não tenho tido razão de queixa, uso o EDGE 05W-40 Turbo Diesel e nada de consumo anormal de óleo...agora que se está a aproximar a revisão o nível está ligeiramente abaixo do máximo mas uma coisa mesmo pequenina que nem vale apena acrescentar.
A usar um substituto para o castrol acho que iria para o visco da BP parece-me na minha opinião uma solução bastante mais em conta em comparação com o castrol (€€) e com boa qualidade, ainda assim continuo a usar o Castrol EDGE 05W-40. ;)

Cumps :lovebmw
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por marco pires »

castrol é provavelmente o melhor fabricante de oleo do mundo, há outras como a liqui-moly ou a Fuschs que tem uma gama de produtos de altissimo nivel e que em nada ficam atrás.

BP não é mau, nada mau mesmo, mas ainda assim não estará ao nivel das melhores, de realçar que a BP é dona da castrol mas a linha de produção não é a mesma.

como alternativa ao castrol, liqui-moly ou Fuschs, a BP será a opção lógica.

quanto ao nosso amigo parece que não entendeu bem o que eu disse, o que eu disse não foi que a galp punha as especificações que queria, põem sim as especificações que negoceia com as marcas e com as quais se chega à frente (€€€) para que lhes seja autorizada a inscrição dessas especificações, as especificações são compradas e negociadas meu caro, é assim o mundo dos negocios das petroliferas, para o bem e para o mal.

e já agora sabes qual é o grande mal dos oleos da galp?

gostam muito de aproximarem-se do ponto de ebulição, teoricamente o ponto de ebulição dos oleos é a cerca de 300cº, aparentemente os oleos da galp tem uma tolerancia muito abaixo do desejável ás altas temperaturas, é só continuar a por essa pérola da refinação petrolifera para um final feliz..... :assubiar :assubiar

ccmc-g5/pd2, convem esclarecer o que isto, certo? :wink1

pois então:

ccmc- "Comité des Constructeurs d'automobiles du Marché Commun" , penso não ser necessário traduzir o que significa, mas já agora convem dizer que a ccmc à mais de 20 anos que deixou de existir, mais precisamente desde 1991, altura que foi sucedida pela ACEA.

g5- grau de viscosidade constante a quente, taxa de volatilidade inferior a 13% (norma de janeiro de 1990)

pd2- bom para se perceber o que é o pd2 tem que se explicar o que o pd1:

pd1: indicação para motores diesel de veiculos ligeiros (pequenos motores diesel de injecção indirecta com ou sem turbo posteriores a 1984).

pd2: agora sim explicar o que o pd2: o mesmo que pd1 e ainda motores diesel com ou sem turbo recentes (1989), motores diesel aspirados de trabalho e carga severa pós 1984 e abrangidos pela norma API CC/SE.

portanto a bela da ccmc-g5/pd2 que para os leigos poderia causar estrondo e pensar que se estava a falar de algo super moderno, afinal de contas está-se a falar de normas de uma identidade que deixou de existir à mais de 20 anos, de realçar a referencia que se faz a "motores recentes" quando se fala na indicação pd2, que fazia referencia a motores do ano de 1989, certamente recentes naquela altura....

já agora, tens que me dizer onde é que a norma ccmc-g5/pd2 é superior à ACEA A3/B3 e API: SJ/CD EC-II , que é a que a bmw exige para as especificações Longlife-01?

de certeza que o "belo" do galp Performa cumpre as especificações Longlife-01, mas não é com as obsoletas ccmc-g5/pd2.

na norauto tens lá o belo deste oleo marca Kroner:

http://www.norauto.pt/index.php?id=60&r ... l=registos

cumpre com todas as especificações incluindo bmw longlife 04, quem quiser está à vontade para experimentar.....eu sabia que aquela taxa ecolub na reciclagem de oleos usados ia para algum lado :lol1
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
vitch82
Membro Juvenil
Mensagens: 333
Registado: 13 nov 2013, 09:11
O meu Carro:: bmw e36 318 tds touring-07/1996

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

amigos estou a falar em relação ao meu bimmer, por isso é que digo que o catálogo da castrol está mal!
atenção volto a dizer:
no manual da minha viatura diz óleo multiviscoso SAE 10w30 a 10w60, com norma ccmc-g5/pd2.
não diz 5w40 nem long life nem nada!
não tenho nada contra a Castrol, muito pelo contrario para mim a melhor marca de lubrificantes!

agora procurem lá e façam a conversão desta norma para as actuais e digam-me se o Galp Performa 10w40 com as especificações ACEA A3/B3 ; API SL/CF, cumpre ou não? tem a tabela equivalências que postei anteriormente para verem.

só não vê quem não quer!

volto a dizer tenho estado a falar no meu caso, Bmw 318 tds touring de 1996 e não em nome de outros veículos.

:lovebmw
AS MINHAS VIATURAS:
BMW E36 318 TDS TOURING-1996
FORD ESCORT 1.4I GPL-1992
HONDA CBR 1000F-1990
VESPA 50S-1968

Avatar do Utilizador
Camaleão_Ibiza
Membro Juvenil
Mensagens: 291
Registado: 17 out 2008, 08:53

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por Camaleão_Ibiza »

O cumprir normas não é regra para ser bom. Pode ficar sujeita a fadiga por temperatura facilmente, não ter aditivos anti espuma, anti lavagem, anti oxidação entre outros, as normas que o oleo tem tem haver com o tipo de camisas, chumaceiras, mateial do retentores e o'rings contidos e mais não digo porque li neste forum a palavra "tóto" e não sou de ensinar quem já sabe e tem conceitos predefinidos mesmo que errados.

Oleo galp, cumpre normas. De resto é para esquecer, por alguma razão é que no dakar eles patrocinam e depois se vê na assistencia os bidons da repsol e castrol. É só o patrocinio.
A minha Garagem:
Ford Transit Trophy do Trofeu 2010/2011
Ford Courier
Seat Ibiza GT TDi
Seat Ibiza TDi Sport
BMW E91 320D M-Packet
Fiat Ducato 2.3Multijet (Autocaravana)
DIY: E36 BMW brake upgrade, replacing stock brakes with E46 325x25mm
viewtopic.php?f=43&t=31123

Avatar do Utilizador
vitch82
Membro Juvenil
Mensagens: 333
Registado: 13 nov 2013, 09:11
O meu Carro:: bmw e36 318 tds touring-07/1996

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

não percebo o que têm contra a Galp!
porque será então que a Volkswagen e a Audi os andaram ou ainda utilizam nos seus concessionários?? porque não presta? e deve haver mais!

será que a Galp e todas as outras marcas põem lubrificantes no mercado sem estes serem testados pelas entidades (acea e api) de forma a obterem as suas especificações? são negociadas? se for assim onde anda a fiscalização? quem controla isso?
eu quero pensar que cada lubrificante tem as especificações que consegue atingir, não será assim?

tenho dito aquilo que penso sem querer ofender ninguém. se o fiz peço desculpa.

:lovebmw
AS MINHAS VIATURAS:
BMW E36 318 TDS TOURING-1996
FORD ESCORT 1.4I GPL-1992
HONDA CBR 1000F-1990
VESPA 50S-1968

Avatar do Utilizador
vitch82
Membro Juvenil
Mensagens: 333
Registado: 13 nov 2013, 09:11
O meu Carro:: bmw e36 318 tds touring-07/1996

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

marco pires Escreveu:
portanto a bela da ccmc-g5/pd2 que para os leigos poderia causar estrondo e pensar que se estava a falar de algo super moderno, afinal de contas está-se a falar de normas de uma identidade que deixou de existir à mais de 20 anos, de realçar a referencia que se faz a "motores recentes" quando se fala na indicação pd2, que fazia referencia a motores do ano de 1989, certamente recentes naquela altura....

já agora, tens que me dizer onde é que a norma ccmc-g5/pd2 é superior à ACEA A3/B3 e API: SJ/CD EC-II , que é a que a bmw exige para as especificações Longlife-01?

de certeza que o "belo" do galp Performa cumpre as especificações Longlife-01, mas não é com as obsoletas ccmc-g5/pd2.
o meu bimmer é de 1996, não tem 20 anos, e está lá a norma no manual.
eu disse ao contrário, o Galp Performa 10w40 com especificações ACEA A3/B3 ; API SL/CF, cumpre mais do que é pedido pela tal norma. aliás a API SL/CF é melhor que a SJ/CD que referiste.

desde já informo que foi enviado por mim um email á Galp, pedindo informação de como são obtidas as especificações dos seus lubrificantes.

:lovebmw
AS MINHAS VIATURAS:
BMW E36 318 TDS TOURING-1996
FORD ESCORT 1.4I GPL-1992
HONDA CBR 1000F-1990
VESPA 50S-1968

Avatar do Utilizador
vitch82
Membro Juvenil
Mensagens: 333
Registado: 13 nov 2013, 09:11
O meu Carro:: bmw e36 318 tds touring-07/1996

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

vejam isto... principalmente a partir da pagina 8.
http://www.apetro.pt/documentos/inf_lubrificantes.pdf
Mais não digo.
AS MINHAS VIATURAS:
BMW E36 318 TDS TOURING-1996
FORD ESCORT 1.4I GPL-1992
HONDA CBR 1000F-1990
VESPA 50S-1968

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por marco pires »

viva,

a APETRO é a associação que representa o lobby petrolifero nacional, portanto todos os documentos emanados por esta identidade são solidários com as normas das petroliferas, principalmente da galp que é a empresa que mais peso tem dentro da APETRO.

quanto ao resto é obvio que estamos aqui apenas a debater opiniões, se achas que o oleo que usas tem estado a servir bem o teu carro então continua a usar :fixe

repara apenas naquilo que o user Camaleão_Ibiza escreveu, ele dá uma ideia sintética daquilo que eu tenho vindo a referir, que é o simples facto de um bom oleo ser muito mais que apenas especificações.

tu certamente deves saber que um oleo que custa metade do preço de um outro, não estás apenas a pagar a marca (tambem é, mas não é tudo), tambem estás a pagar uma qualidade superior que vai alem das especificações de base. :wink1
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
vitch82
Membro Juvenil
Mensagens: 333
Registado: 13 nov 2013, 09:11
O meu Carro:: bmw e36 318 tds touring-07/1996

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

marco pires Escreveu:viva,

a APETRO é a associação que representa o lobby petrolifero nacional, portanto todos os documentos emanados por esta identidade são solidários com as normas das petroliferas, principalmente da galp que é a empresa que mais peso tem dentro da APETRO.

quanto ao resto é obvio que estamos aqui apenas a debater opiniões, se achas que o oleo que usas tem estado a servir bem o teu carro então continua a usar :fixe

repara apenas naquilo que o user Camaleão_Ibiza escreveu, ele dá uma ideia sintética daquilo que eu tenho vindo a referir, que é o simples facto de um bom oleo ser muito mais que apenas especificações.

tu certamente deves saber que um oleo que custa metade do preço de um outro, não estás apenas a pagar a marca (tambem é, mas não é tudo), tambem estás a pagar uma qualidade superior que vai alem das especificações de base. :wink1
eh pá para ti tá tudo feito com Galp! :lol1
até podem estar solidários com a Galp mas isso não tira a verdade do documento, principalmente no que diz respeito
ás especificações dos lubrificantes, já li o mesmo noutros sites e é assim que funciona.
que contraria o que disseste relativamente ás especificações.

as especificações dos lubrificantes atingem-se pelos mesmos e não se negoceiam com disseste! :naonao

volto a referir, o Galp Performa 10w40 semi-sintético, com especificações ACEA A3/B3 ; API SL/CF, cumpre e muito o que é pedido pelo manual da minha 318 tds touring de 1996.

o resto são euros a poupar na minha carteira.

adquiri a minha bimmer á cerca de 11 anos com 120 mil km e só usou uma vez esse óleo 5w40(como postei atrás) no inicio.
até hoje levou Total 15w40 e ultimamente(3 anos) Galp Performa 10w40 semi-sintético.
conta agora com 225 mil km e os cilindros estão em excelente estado, diz o meu mecânico(mecânico da Ford), e até hoje o único problema de motor que deu foi agora a cabeça e por culpa da água da torneira!
Não faz fumaças, pega á primeira, puxa muito bem, tá um relógio como quando o comprei á 11 anos. :onfire

vou continuar a usar este lubrificante Galp, aproveitando as promoções que aparecem no jumbo e no continente.
quando não houver este, arranjo outro dentro do que é pedido pelo manual da minha viatura.

tenho um mecânico de confiança que sabe do que fala e ele diz que o meu motor está muito bom. :onfire
no que diz respeito ao óleo ele diz-me que há melhores mas desde que cumpra con as especificações que a marca pede para o veiculo, está tudo bem.
Para mim só a palavra dele chega. sabe bem do que fala, pois está constantemente em formação pela Ford. :fixe

espero que este debate ajude alguém.

falo da minha experiência de vida e naquilo que tenho aprendido com o meu mecânico. :fixe
AS MINHAS VIATURAS:
BMW E36 318 TDS TOURING-1996
FORD ESCORT 1.4I GPL-1992
HONDA CBR 1000F-1990
VESPA 50S-1968

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por marco pires »

se quiseres continuar a acreditar que os fabricantes de oleo conseguem as especificações baseados tão só e unicamente apresentando ás marcas que fabricam os carros os resultados desses testes e toma lá a autorização para meteres na embalagem, por mim tudo bem.
cada um acredita no que quer, há quem ainda acredite no pai natal :wink1

obviamente que vais continuar a utilizar o oleo que achas melhor, o carro é teu e as decisões são tuas.
contudo isso não retira uma unica virgula ao que foi dito anteriormente, nomeadamente a menor qualidade do oleo galp, e agora ao ler que é semi-sintético.....medo :susto

se eu alguma vez metia um oleo no meu carro que não fosse 100% sintético!!

só uma ideia, o oleo 100% sintético tem uma curva de viscosidade plana em toda a faixa de utilização, é altamente resistente à oxidação, mantem o motor mais limpo em função do poder detergente, cria menos depósito, etc, mas pronto, já vi que é o galp é que é bom e o resto é estar a pagar mais pela marca :assubiar

quanto ao teu mecanico não é aquele que metia agua da torneira no depósito do radiador, pois não?
é que se for esse mecanico, estás mesmo bem servido, então não estás........ :wall
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
vitch82
Membro Juvenil
Mensagens: 333
Registado: 13 nov 2013, 09:11
O meu Carro:: bmw e36 318 tds touring-07/1996

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

Ok tudo bem não te preocupes que eu vou continuar a poupar! :driving
O que metia agua da torneira foi o anterior, este só começou a mexer na minha bimmer á pouco tempo. á Cerca de um ano, mas já mexe no meu Ford Escort 1.4 i 92 a GPL(que usa o mesmo óleo) á 13 anos, este está nos 293 mil km e não gasta uma pinga de óleo. Deve de ser do óleo que não presta!
Porque será que utilizo óleos que não prestam e o meu bimmer com 225 mil km está muito bom de motor!
Agora semi-sintético não presta para a minha bimmer para fazer 10 mil km, deixa-me rir!
11 anos com a minha bimmer a meter óleos que não prestam, sem nunca ter dado probemas de motor nem turbo e a malvada tá um relógio suiço! Como é possivel! :dance
Fica bem e com a tua. :fixe
AS MINHAS VIATURAS:
BMW E36 318 TDS TOURING-1996
FORD ESCORT 1.4I GPL-1992
HONDA CBR 1000F-1990
VESPA 50S-1968

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por marco pires »

ok amigo, fica bem tambem com as tuas verdades e opiniões :fixe
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”