Disparo do turbo
Moderador: Staff
- joelob
- Membro Senior
- Registado: 11 jun 2007, 02:17
- O meu Carro:: E30,E34,E46,W202,W203,W218
:palmas :palmas :palmasthe_killer Escreveu:http://auto.howstuffworks.com/turbo.htm
o turbo esta sempre a rodar e a funcionar
não "entra" nem "liga" nem desliga
é um componente mecanico que roda em função dos gases de escape,
só se sente ás 2mil ou 3mil, dependendo do carro,
que é quando os gases de escape são suficientes para o turbo girar com a devida rotação e gerar a devida potencia, ao mesmo tempo geralmente é atingido o binário maximo e a pressão maxima do turbo
no caso dos tds,
começa a abrir a wastegate para que o turbo não use todo o ar que vem do motor pois a rotação já é suficiente para a pressão que é suposto ele fazer
a wastegate é uma especie de bypass á compressora
desta forma consegue-se manter o turbo a funcionar com o mesmo nivel de gases de escape (o necessário) caso contrario, caso não saissem os gases "a mais" o turbo continuaria a gerar pressão ate partir
e mantem-se assim ate acabar a rotação do motor
"na minha 525tds entra ás 2200, embora eu axe q depois de lhe ter metido o turbo novo, o turbo entra mais tarde...lá pelas 2700... "
é bem provavel e possivel
que esteja mal regulado
a tal wastegate é activada por um actuador, uma peça redonda com um haste que a abre ou fecha
funciona por pressão que recebe, geralmente, do lado da compressora do proprio turbo,
ve a imagem (turbo de um rover, sistema igual ao bmw)
o comprimento dessa haste,
influencia a abertura da wastegate (lado direito)
a porca ao meio faz contra porca com a peça preta,
rodando a peça preta dá para aumentar o curso ou diminuir do actuador
salvo erro (não me recordo)
quanto menor for o curso, mais pressão vai precisar o actuador para abrir a wastegate e assim sendo mais pressão o turbo irá fazer (pressão não é = a potencia)
espero assim dissipar-vos algumas duvidas daquilo que é das coisas mais faceis de perceber num automovel (ate eu percebo)
agradeço, embora n tivesse um duvida tao grande...
mas agora fiquei com algumas duvidas...
como é q eu ponho o turbo q tenho agora a funcionar devidamente?
como é q eu o regulo?
mas agora fiquei com algumas duvidas...
eu fiquei com o turbo velho q ficou avariado, logo ponho ai uma foto,é bem provavel e possivel
que esteja mal regulado
a tal wastegate é activada por um actuador, uma peça redonda com um haste que a abre ou fecha
funciona por pressão que recebe, geralmente, do lado da compressora do proprio turbo,
ve a imagem (turbo de um rover, sistema igual ao bmw)
como é q eu ponho o turbo q tenho agora a funcionar devidamente?
como é q eu o regulo?
-
- Membro Junior
- Registado: 20 jun 2004, 17:35
- Contacto: