As ETGs são as temperaturas dos gases de escape. Sim voltei a colocar porque o 318tds tem pouco pulmão e o turbo é de wastegate não de geometria variável como os 320d, logo precisa de bastante contra pressão em baixas (quando há poucos gases) para fazer o turbo encher.rafias Escreveu:O que são as ETGs? E voltaste a por o catalisador?Rui_318TDS Escreveu:A contra pressão ou backpressure é necessária ao bom funcionamento do turbo, em carros com baixa Cilindrada e poucos Cvs o retirar do catalisador e das panelas nem sempre dá rendimento, dá a falsa sensação de o carro estar mais solto mas perde binário, pois o turbo precisa de gases de escape para trabalhar e quando o motor não consegue produzir muitos gases tem de existir backpressure para ajudar o turbo a encher.
A backpressure é negativa em casos de carros já bastante potentes e espremidos pois aumenta as ETGs o que faz mal ao turbo.
Só um aparte, no meu fumarento sem Catalisador perdi 2cvs e 20Nm de binário, comprovados em banco, apesar do barulho estar mais bonito e da falsa sensação de estar mais solto.
Cump
Cump