Ajuda com Xenon E39

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Ajuda com Xenon E39

Mensagem por marco pires »

eu ainda não consegui perceber se notas esse problema apenas com o xenon,ou se é tambem com o halogeneo.

se for só com o xenon então o problema está mesmo no balastro,já que como disseste não tens nada de errado ao nivel das fichas.

aconselho e sem olhar para trás o balastro vallux 35W,é de uma marca reputada e não é made in china como tantos que andam por aí,incluindo esse que tens no teu,com este balastro não necessitas de mais nada,já que inclui anulador de erros,não sendo por isso necessários os cabos canbus,é só chegar meter no carro e ligar.

o diferencial de corrente que notas não tem nada a ver com o problema:

nas imagens que colocaste o podes ver que input de corrente normal que está afixado no balastro é de 13.5VDC (volts of direct current),quer isto dizer que o balastro assume como corrente normal que recebe os 13.5V.

agora tu dizes-me assim: bom,mas então a ficha do carro está a debitar 13.8V e em aceleração 14.0V.

acontece que isso não vai causar qualquer tipo de situação de mau funcionamento,porque todos os balastros tem capacidade de funcionar normalmente com intervalos entre os 8.5V e os 16.0V,sendo o normal até é aceitarem 18.0V e alguns mesmo 32.0V,por isso não é por aí que está o problema.

experimenta fazer tirar esse balastro que estás a usar e que acende e apaga,e colocar no lado em que está tudo bom,ou seja,trocas os balastros de um lado para o outro.
se a situação continuar,então aquilo que eu posso assumir é que esses balastros não tem tolerancia em relação á potencia extra que estão a receber e que passa para alem dos 13.5V que estão afixados nos mesmos,é sem duvida uma coisa estranha de acontecer,pois tal como eu disse existem valores minimos e maximos de input aos quais e por norma todos os balastros estão preparados,mas como esses que tens são ruins,eu já nem me admiro dessa situação,do material made in china espera-se tudo. :susto

portanto aquilo que eu aconselho em primeiro lugar é trocares os balastros de um lado para o outro,se continuar a acontecer no mesmo lado,então é a tal cena do balastro simplesmente não ter tolerancia ao maior input que a ficha está a lançar.

de qualquer forma repito que esses balastros são mesmo fraquinhos,um da vallux e ficavas com o problema resolvido de vez.

repara na imagem deste balastro:

Imagem

onde está escrito: V in, e depois a indicação a vermelho,é o input de voltagem admitido,varia entre um minimo de 9V e um maximo de 32V.
mas tambem há a opção de balastros que só admitem o maximo de 16V como tambem podes ver nesta mesma imagem,mas que neste caso não está assinalada a vermelho,o que significa que este balastro pode ir até ao tal maximo de 32V,por isso essa situação de ter um débito superior no lado onde está a surgir o problema,não deveria ser nada de mais que estivesse a ser a causa,mas se ao trocares os balastros de um lado para o outro e o problema continuar,então é mesmo isso,e a opção é mudar para um bem melhor,de qualquer forma se fosse comigo eu trocava mesmo sem ter problemas.

o condensador é essa caixa mais pequena que está nas tuas imagens,e que está ligada ao balastro,como podes ver na imagem que eu coloquei,os balastros actuais já não usam isso em separado,está tudo dentro da peça que é unica.
no balastro que eu coloquei nesta mensagem,é só ligar a ficha do carro ao mesmo,e depois a lampada de xenon aos terminais do cabo que está agarrado ao balastro,como podes ver tem menos confusão de cabos do que o teu.

sobre o airbag,aqui fica a lista dos fusiveis:

Imagem
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Olhando com atenção na quarta foto a ficha pertencente ao carro a cinza parece estar partida. Depois essa tua instalação está uma lástima. Não entendo tens dois balastros um em cima do outro? O da esquerda e o da direita? São os dois diferentes? Tens fita isoladora nos fios que vão para a lâmpada? Na terceira foto dá para ver a ficha que sai do balastro de baixo desligada porquê?
Imagem

quatro
Membro Juvenil
Registado: 15 nov 2009, 13:15
O meu Carro:: bmw 525tds E39 Touring

Mensagem por quatro »

marco pires Escreveu:eu ainda não consegui perceber se notas esse problema apenas com o xenon,ou se é tambem com o halogeneo.

se for só com o xenon então o problema está mesmo no balastro,já que como disseste não tens nada de errado ao nivel das fichas.

aconselho e sem olhar para trás o balastro vallux 35W,é de uma marca reputada e não é made in china como tantos que andam por aí,incluindo esse que tens no teu,com este balastro não necessitas de mais nada,já que inclui anulador de erros,não sendo por isso necessários os cabos canbus,é só chegar meter no carro e ligar.

o diferencial de corrente que notas não tem nada a ver com o problema:

nas imagens que colocaste o podes ver que input de corrente normal que está afixado no balastro é de 13.5VDC (volts of direct current),quer isto dizer que o balastro assume como corrente normal que recebe os 13.5V.

agora tu dizes-me assim: bom,mas então a ficha do carro está a debitar 13.8V e em aceleração 14.0V.

acontece que isso não vai causar qualquer tipo de situação de mau funcionamento,porque todos os balastros tem capacidade de funcionar normalmente com intervalos entre os 8.5V e os 16.0V,sendo o normal até é aceitarem 18.0V e alguns mesmo 32.0V,por isso não é por aí que está o problema.

experimenta fazer tirar esse balastro que estás a usar e que acende e apaga,e colocar no lado em que está tudo bom,ou seja,trocas os balastros de um lado para o outro.
se a situação continuar,então aquilo que eu posso assumir é que esses balastros não tem tolerancia em relação á potencia extra que estão a receber e que passa para alem dos 13.5V que estão afixados nos mesmos,é sem duvida uma coisa estranha de acontecer,pois tal como eu disse existem valores minimos e maximos de input aos quais e por norma todos os balastros estão preparados,mas como esses que tens são ruins,eu já nem me admiro dessa situação,do material made in china espera-se tudo. :susto

portanto aquilo que eu aconselho em primeiro lugar é trocares os balastros de um lado para o outro,se continuar a acontecer no mesmo lado,então é a tal cena do balastro simplesmente não ter tolerancia ao maior input que a ficha está a lançar.

de qualquer forma repito que esses balastros são mesmo fraquinhos,um da vallux e ficavas com o problema resolvido de vez.

repara na imagem deste balastro:

Imagem

onde está escrito: V in, e depois a indicação a vermelho,é o input de voltagem admitido,varia entre um minimo de 9V e um maximo de 32V.
mas tambem há a opção de balastros que só admitem o maximo de 16V como tambem podes ver nesta mesma imagem,mas que neste caso não está assinalada a vermelho,o que significa que este balastro pode ir até ao tal maximo de 32V,por isso essa situação de ter um débito superior no lado onde está a surgir o problema,não deveria ser nada de mais que estivesse a ser a causa,mas se ao trocares os balastros de um lado para o outro e o problema continuar,então é mesmo isso,e a opção é mudar para um bem melhor,de qualquer forma se fosse comigo eu trocava mesmo sem ter problemas.

o condensador é essa caixa mais pequena que está nas tuas imagens,e que está ligada ao balastro,como podes ver na imagem que eu coloquei,os balastros actuais já não usam isso em separado,está tudo dentro da peça que é unica.
no balastro que eu coloquei nesta mensagem,é só ligar a ficha do carro ao mesmo,e depois a lampada de xenon aos terminais do cabo que está agarrado ao balastro,como podes ver tem menos confusão de cabos do que o teu.

sobre o airbag,aqui fica a lista dos fusiveis:

Imagem
Alias eu gostava de saber se existe alguma opção para apagar a luz na ficha de diagnostico do carro como se faz para apagar a luz da revisão.

Em relação ao balastro ja o experimentei do outro lado e funciona e como podes reparar na foto (foto que contem 2 balastros um em cima de outro preso com uma abraçadeira de serrilha) inclusive ja comprei outro e tambem faz o mesmo, até ja desmontei o balastro que funciona bem do outro lado e montei no lado que esta a funcionar mal e o resultado foi de funcionar mal tambem, ou seja tenho 3 balastros no lado do condutor funcional os 3 bem e no lado do pendura funcionam mal e quando funcionam, nao sei se me fiz entender
AS MINHAS MAQUINAS:

BMW 525 tds E39 1997 Touring Repro 180cv
Honda CBR900rr 954 2003
Opel Corsa 1.0 eco 1997
VW Golf 1.9 TDI 1997

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

E já experimentaste trocar tb a lâmpada? para quê dois balastros de cada lado? São para médios e máximos ou nevoeiro?
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

L.Sousa Escreveu:E já experimentaste trocar tb a lâmpada? para quê dois balastros de cada lado? São para médios e máximos ou nevoeiro?

exato,mudar a lampada poderá ser um outro passo a ter em conta.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

quatro
Membro Juvenil

Mensagem por quatro »

L.Sousa Escreveu:E já experimentaste trocar tb a lâmpada? para quê dois balastros de cada lado? São para médios e máximos ou nevoeiro?
Eu tenho 2 balastros mas 1 de cada lado mas como pensei que tinha 1 avariado comprei outro e liguei ao novo para fazer o teste mas como ainda nao arrumei o assunto prendi-o com uma abraçadeira só mesmo para ele nao andar aos tombos, porque 1 deles esta desligado, quanto as lampadas ja as troquei e faz precisamente o mesmo acendem as duas num lado do carro e no outro nao acende nenhuma, esquisito isto não?
AS MINHAS MAQUINAS:

Honda CBR900rr 954 2003
Opel Corsa 1.0 eco 1997
VW Golf 1.9 TDI 1997

marco pires
Moderador do Fórum

o balastro que compraste,é da mesma marca ou são os 3 iguais?
[email protected]

quatro
Membro Juvenil

Mensagem por quatro »

marco pires Escreveu:o balastro que compraste,é da mesma marca ou são os 3 iguais?
o balastro que comprei é de marca diferente alias até comprei Slim porque tambem tenho xenon na CBR e assim ficava suplente tanto para a mota como para a carrinha.
Acrescento ainda que funciona num lado e no outro nao. Nao esquecendo que o halogeneo funciona correctamente.
AS MINHAS MAQUINAS:

Honda CBR900rr 954 2003
Opel Corsa 1.0 eco 1997
VW Golf 1.9 TDI 1997

marco pires
Moderador do Fórum

francamente deixa-me dizer-te que estou a ficar sem opções para o teu problema :think :think

acho que está na altura de levares o carro a um electricista para ver isso,é uma coisa mesmo estranha,principalmente porque funciona bem com halo e com o xenon já não.

eu continuo a teimar que um outro balastro dos que te sugeri iria resolver o problema,mas não vou dizer para comprares,porque depois pode acontecer o mesmo e acabas por gastar dinheiro sem necessidade,se calhar a melhor opção é mesmo um electricista :?
[email protected]

quatro
Membro Juvenil

Mensagem por quatro »

Pois tambem estou a ver que é a melhor opção, tou farto de partir a cabeça e não encontro uma solução, e gastar euros desnecessarios não é a melhor altura até porque daki a nada tenho o dinheiro de um Serie 5 novo investido num serie 5 velho :lol1 . comprei a 1 ano ja lhe meti xenon, luzes interiores led, matricula e minimos, fumei os vidros laterais e o traseiro, radio 2din, repro, manometro pressão turbo, farois novos c os pistas escuros, piscas laterais brancos, engate de reboque, sem contar com as revisões e com as avarias, e a fazer uma media de 30000km por ano mas a andar bem nem faço contas ao combustivel senão a Maria partia-me a cabeça. :susto :susto :lol1 :lol1
AS MINHAS MAQUINAS:

Honda CBR900rr 954 2003
Opel Corsa 1.0 eco 1997
VW Golf 1.9 TDI 1997

Marxon
Membro Iniciado
Registado: 08 mai 2010, 23:26
O meu Carro:: BMW 318tds - 1998/05

Mensagem por Marxon »

Deixa-me dizer que as pessoas pensão em pôr xenon e vão sempre para o mais barato como tu foste, para te dar um exemplo, comprei um 206 para a minha mão a bom preço e o puto que era dono do carro andou a fazer uma avarias com o xenon que nem vos passa pela cabeça, em farois normais h4 colocou o xenon de origem da vw mais as lampadas originais e nem tinha máximo, bem ....

qd compras xenon como qualquer outra coisa convém olhas para a qualidade e como é obvio o teu carro tinha que levar o cabo de erros caso o balastro não o tivesse, outro dos problemas que acontece é teres ligado a ficha de alimentação do balastro ao contrário, é experimentares trocar que não tem problema (não te esqueças de desligar as luzes antes de trocar a ficha).

Eu monto xenon nos meus carros e nos de quem quiser e nunca tive qk problema, ás vezes acontece um balastro por outro ter defeito e troco ou uma lâmpada fundida mas não são kit's de 40 e 50 euros que se vê por aí.

quatro
Membro Juvenil

Mensagem por quatro »

Marxon Escreveu:Deixa-me dizer que as pessoas pensão em pôr xenon e vão sempre para o mais barato como tu foste, para te dar um exemplo, comprei um 206 para a minha mão a bom preço e o puto que era dono do carro andou a fazer uma avarias com o xenon que nem vos passa pela cabeça, em farois normais h4 colocou o xenon de origem da vw mais as lampadas originais e nem tinha máximo, bem ....

qd compras xenon como qualquer outra coisa convém olhas para a qualidade e como é obvio o teu carro tinha que levar o cabo de erros caso o balastro não o tivesse, outro dos problemas que acontece é teres ligado a ficha de alimentação do balastro ao contrário, é experimentares trocar que não tem problema (não te esqueças de desligar as luzes antes de trocar a ficha).

Eu monto xenon nos meus carros e nos de quem quiser e nunca tive qk problema, ás vezes acontece um balastro por outro ter defeito e troco ou uma lâmpada fundida mas não são kit's de 40 e 50 euros que se vê por aí.
Ate podes ter alguma razão mas em primeiro a ficha do balastro não esta ligada ao contrario, e se assim o é pq funciona tudo correctamente de um lado e no outro não???
E tenho um kit deste mas bi-xenon H4 montado na minha mota e esta 5 estrelas, nunca tive problemas nenhum, e alem do mais como podes ler nos posts e ja troquei de balastros e inclusive de lampadas e desencaixei fichas para verificar os terminais e limpar e nada.
O que eu deduzo que podera ser tensão a mais na ficha original onde esta ligado o balastro, poderá ser?
AS MINHAS MAQUINAS:

Honda CBR900rr 954 2003
Opel Corsa 1.0 eco 1997
VW Golf 1.9 TDI 1997

Marxon
Membro Iniciado
Registado: 08 mai 2010, 23:26
O meu Carro:: BMW 318tds - 1998/05

Mensagem por Marxon »

Boas,

então só pode ser algum fio da instalação do teu carro partido, ou um fusível quase a dar o berro, só pode ser daí e não aguentar a amperagem que o balastro pede.

quatro
Membro Juvenil

Mensagem por quatro »

Fartei-me de puxar pela cabeça e montei novamente o halogenio. Ate comprava uns balastros de 55, mas estou com receio que me façam o mesmo.
AS MINHAS MAQUINAS:

Honda CBR900rr 954 2003
Opel Corsa 1.0 eco 1997
VW Golf 1.9 TDI 1997

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Não será o módulo de luzes passado?