Ligeira vibração ao travar

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Re: Ligeira vibração ao travar

Mensagem por jmcdpereira »

marco pires Escreveu:Bölk é uma marca low cost, não aconselhava muito.
O meu mecanik meteu discos Brembro e pastilhas Textar.
Curiosamente com tudo velho chiava um pouco ao parar, mudei pastilhas e continuou a chiar, meti os discos, rectificou-se as apstilhas (tinham alguns 500kms apenas) e continua a chiar... se calhar vão dar-me outras pastilhas... ou um algodão para os ouvidos... lol

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

é assim; eu não acho grande problema quando os travões chiam, eu em tempos quando tinha o 520i meti tudo novo e fiquei sempre com chiadeira mas nem por isso deixava de travar bem.
ao que parece a chiadeira deve-se ao facto da matéria prima de que são feitas certas pastilhas ser demasiado dura, mas isso não afecta em nada a travagem nem estraga o disco, só tem o contra do chiar, nada mais.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

jmcdpereira
Membro Gold

marco pires Escreveu:é assim; eu não acho grande problema quando os travões chiam, eu em tempos quando tinha o 520i meti tudo novo e fiquei sempre com chiadeira mas nem por isso deixava de travar bem.
ao que parece a chiadeira deve-se ao facto da matéria prima de que são feitas certas pastilhas ser demasiado dura, mas isso não afecta em nada a travagem nem estraga o disco, só tem o contra do chiar, nada mais.

Sim é isso, eu não reclamei sequer, apenas participei.
Ele andou com o carro no outro dia e acabou por falar com o vendedor para trocar as pastilhas, mas tenho a impressão que vai sempre chiar. Já com as velhas chiava, pensava era que er ade ser pastilhas velhas com discos gastos e com calo.
Que fosse este o problema do carro ;)

jmcdpereira
Imagem

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

As minhas chiavam há 6 meses atrás. Agora nem piam :)
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

sim, isso tambem é uma coisa que com o tempo vai ter tendencia a ouvir-se cada vez menos, à medida que vão acamando.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

No fim de semana levantei as rodas uma a uma, abanei com elas e estavam todas solidamente fixas, sem folgas. Hoje fiz uma travagem a velocidade mais alta numa estrada boa e nada de vibrações. Talvez como o primeiro teste foi feito na CRIL, zona da saída para a A5, o piso não é grande coisa. Portanto, talvez parte das vibrações sejam do piso.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Lembrei-me que tenho uma das pastilhas da roda de trás esquerda "solta". Quero com isto dizer que a pastilha não tem aquela massa especial para evitar que se mexa dentro do encaixe, estando apenas presa ao êmbolo hidráulico do sistema de travões.
Eu posso estar enganado, mas a velocidades mais baixas, e em piso perfeitamente liso, quando travo tenho a sensação que a travagem não é uniforme, ou seja, que a medida que as rodas rodam à volta dos eixos a força da travagem varia. Talvez esse sintoma tenha como origem a tal pastilha "solta".
Acham que essa pastilha pode ser a causa de alguma vibração residual em certas travagens?
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold

rafias Escreveu:Lembrei-me que tenho uma das pastilhas da roda de trás esquerda "solta". Quero com isto dizer que a pastilha não tem aquela massa especial para evitar que se mexa dentro do encaixe, estando apenas presa ao êmbolo hidráulico do sistema de travões.
Eu posso estar enganado, mas a velocidades mais baixas, e em piso perfeitamente liso, quando travo tenho a sensação que a travagem não é uniforme, ou seja, que a medida que as rodas rodam à volta dos eixos a força da travagem varia. Talvez esse sintoma tenha como origem a tal pastilha "solta".
Acham que essa pastilha pode ser a causa de alguma vibração residual em certas travagens?

Não me parece.
Acho que isso pode dar uns ruidos parasitas, tipo chocalhar em mau piso quanto muito.

jmcdpereira
Imagem

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

jmcdpereira Escreveu:
rafias Escreveu:Lembrei-me que tenho uma das pastilhas da roda de trás esquerda "solta". Quero com isto dizer que a pastilha não tem aquela massa especial para evitar que se mexa dentro do encaixe, estando apenas presa ao êmbolo hidráulico do sistema de travões.

Não me parece.
Acho que isso pode dar uns ruidos parasitas, tipo chocalhar em mau piso quanto muito.

jmcdpereira
Sim, o ruído do chocalhar é audível em certos pisos. O curioso também é o tipo da Pneucar dizer que não se põe nenhuma massa nas pastilhas.
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold

rafias Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:

Não me parece.

jmcdpereira
Sim, o ruído do chocalhar é audível em certos pisos. O curioso também é o tipo da Pneucar dizer que não se põe nenhuma massa nas pastilhas.
Eu no E39 tinha esse chocalhar, mas não era das pastilhas, era das protecções dos discos.
O local onde as protecções eram fixas é que tinham folgas, segundo me disseram havia um kit de reparação, com parafusos ou cavilhas novas, não sei bem, mas nunca meti.
Mas o meu barulho não era de pastilhas, era mesmo de metal a chocalhar à frente.
Quanto à massa não sei, não tenho conhecimento disso, ainda há pouco a minha levou pastilhas à frente e não levou massa nenhuma que eu visse, mas não digo que não exista.

jmcdpereira
Imagem

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

O meu é mesmo da pastilha porque uma vez pus-me debaixo do carro e com uma chave de fendas encostei na pastilha e vi que abanada dentro do encaixe. Ainda tentei injectar alguma massa que entretanto arranjei para o efeito mas o acesso é impraticável. Tinha de desmontar a maxila e como não tenho as ferramentas decidi na altura deixar para quando trocasse de pastilhas.
Imagem

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Entretanto mandei há dias calibrar as rodas da frente na Pneucar de Carnaxide. A razão era que sentia um ligeiro tremer quando o volante começava a actuar sobre as rodas (portanto na fronteira da "folga" do volante). Pensei logo que as rodas precisam de uma calibração. Para meu espanto, depois de calibradas, todas as vibrações desapareceram, incluindo aquela sentida durante uma travagem à velocidade mais alta. Assunto resolvido :fixe!!!
Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”