rafias Escreveu:jmcdpereira Escreveu:rafias Escreveu:Lembrei-me que tenho uma das pastilhas da roda de trás esquerda "solta". Quero com isto dizer que a pastilha não tem aquela massa especial para evitar que se mexa dentro do encaixe, estando apenas presa ao êmbolo hidráulico do sistema de travões.
Eu posso estar enganado, mas a velocidades mais baixas, e em piso perfeitamente liso, quando travo tenho a sensação que a travagem não é uniforme, ou seja, que a medida que as rodas rodam à volta dos eixos a força da travagem varia. Talvez esse sintoma tenha como origem a tal pastilha "solta".
Acham que essa pastilha pode ser a causa de alguma vibração residual em certas travagens?
Não me parece.
Acho que isso pode dar uns ruidos parasitas, tipo chocalhar em mau piso quanto muito.
jmcdpereira
Sim, o ruído do chocalhar é audível em certos pisos. O curioso também é o tipo da Pneucar dizer que não se põe nenhuma massa nas pastilhas.
Eu no E39 tinha esse chocalhar, mas não era das pastilhas, era das protecções dos discos.
O local onde as protecções eram fixas é que tinham folgas, segundo me disseram havia um kit de reparação, com parafusos ou cavilhas novas, não sei bem, mas nunca meti.
Mas o meu barulho não era de pastilhas, era mesmo de metal a chocalhar à frente.
Quanto à massa não sei, não tenho conhecimento disso, ainda há pouco a minha levou pastilhas à frente e não levou massa nenhuma que eu visse, mas não digo que não exista.
jmcdpereira