Diferenças entre e39 e motor m57 ?

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Cokas
Membro Junior
Registado: 26 ago 2004, 02:07

Mensagem por Cokas »

Eu ouvi!!!! Mas ando um pouco enrascado!!!!
Motor 5*, baixo ruido, consumos muito bons!
Turbo tem, wastgast= K É ISSO?, dá para instalar dump-valve, e a pressão não serei eu o melhor para te informar!!!

Não ajudei muito, mas foi o melhor que consegui! :roll:

jmdorropio
Membro Juvenil
Registado: 28 abr 2004, 11:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2003/04
Contacto:

Mensagem por jmdorropio »

Obrigado Cokas !

Wastgate ? (ou parecido) Se tu não sabes, então eu muito menos :D

Andas enrascado ? Não me digas que andas a tomar conta do forum sozinho !
'tou a brincar, no prob Cokas, 'brigado !
Actual :BMW e46 320D 2003 com Repro TURBOTEC / 180cv

Anterior : Rover 414GSi 1993, nunca me deixou ficar mal !

black 300zx
Membro Juvenil
Registado: 21 set 2004, 13:35
Contacto:

Mensagem por black 300zx »

A Wastegate é uma válvula que permite reduzir o lag do turbo, ao mesmo tempo que o impede de girar demasiado depressa para rotações elevadas do motor. Ou seja, pressões de turbo demasiado elevadas, detectadas pela wastegate, podem ser um indicador de que a turbina gira a velocidades muito elevadas, então a wastegate desvia parte dos gases que passam entre as lâminas da turbina, permitindo que esta abrande.

Aqui fica uma imagem:

Imagem

Quanto ao carro, é uma boa compra, pois não existem grandes casos de problemas relacionados com o modelo. O motor M57 (525D e 530d) é muito mais fiável do que o M51 (525TDS e 525TD), que já era um bom motor, apesar dos seus problemas. E certamente deve ser muito menos guloso nos consumos que o M51.
Quanto ao resto, é um BMW e basta! :) Excelente dinâmica e prazer de condução. Bastante conforto, não se tratasse de um série 5... permitindo viagens bem longas sem grande cansaço para o condutor.

Abraço
BMW 2002 (1971)
BMW E24 635CSI Hartge H6S (1981)
BMW E39 530D Touring (1999)

jmdorropio
Membro Juvenil
Contacto:

:palmas :palmas :palmas :palmas

black 300zx, achas que vale a pena instalar uma Wastegate neste carro ?

Ou achas que não é necessário ?

Dr-bimmer
Membro Iniciado
Registado: 23 nov 2004, 11:40

Mensagem por Dr-bimmer »

black 300zx Escreveu:A Wastegate é uma válvula que permite reduzir o lag do turbo, ao mesmo tempo que o impede de girar demasiado depressa para rotações elevadas do motor. Ou seja, pressões de turbo demasiado elevadas, detectadas pela wastegate, podem ser um indicador de que a turbina gira a velocidades muito elevadas, então a wastegate desvia parte dos gases que passam entre as lâminas da turbina, permitindo que esta abrande.

Aqui fica uma imagem:

Imagem

Abraço
Existem aqui algumas confusôes. Uma wastegate é uma válvula que detecta excesso de pressâo dentro da turbina, e quando essa pressâo atinge o nível máximo declarado pelo construtor, é aberta uma válvula de escape, que está dentro da turbina e que permite que o excesso de pressâo seja libertado para o escape e nâo continue a ir para o colector de admissâo. Só os turbos "antigos" ainda usam este sistema.

Os turbos dos motores da geraçâo "d" sâo de geometria variável e esta wastegate está lá á mesma, mas com uma funçâo diferente. Em vez de fazer abrir a válvula para libertar excesso de pressâo, serve agora para fazer mover umas palhetas dentro da turbina, que por si vâo fazer o turbo rodar mais depressa ou mais devagar, conforme as rotaçôes do motor. Em baixas, estas palhetas modificam a entrada de ar na turbina, fazendo-a girar mais depressa e dando aquele feeling de potência logo ás 1.200 rpm`s...e em alta, as palhetas voltam a modificar a sua geometria, desacelarando o ar para evitar excesso de pressâo a altas rotaçôes, o que só serviria para desgastar o motor.

Nâo confundam Wastegate com essas válvulas de descarga que estâo nessa foto. Essas da foto chamam-se DUMP-VALVES e servem para libertar a descarga do turbo para a atmosfera. Quando o carro vai em aceleraçâo, o turbo vai em carga, quando desacelaramos, toda a pressâo que está dentro do intercooler e da admissâo vai voltar para trás, ou seja, em direcçâo ao turbo. Essas válvulas servem para que esta pressâo, em vez de voltar para trás, seja despejada para a atmosfera.

As wastegate sâo úteis em motores com borboleta de acelerador, e o motor BMW nâo usa, por isso a wastegate é desnecessária.

A única maneira simples de aumentar a potencia de um motor destes é pela electrónica, pois esta controla também o turbo, pressôes, débitos de gasóleo etc.

A diferença dos motores é basicamente na injecçâo. Os motores mais recentes sâo quase iguais aos antigos mas têm o common rail de segunda geraçâo, aumentando assim a potencia.
Tudo é possível, embora a possibilidade seja ditada pela carteira de cada um...

Dr-bimmer
Membro Iniciado

Mensagem por Dr-bimmer »

jmdorropio Escreveu:
njp Escreveu:
Sim, tens razão njp. Já encontrei da versão 2002 com piscas laranjas.
Em todos os modelos BMW os piscas laranjas sâo de série e os brancos sâo extras pagos á parte.

Abraço.

black 300zx
Membro Juvenil
Registado: 21 set 2004, 13:35
Contacto:

Mensagem por black 300zx »

Sem dúvida que a tua explicação foi muito completa. Não sabia que nos carros mais recentes o efeito era um pouco diferente. Mas não fui incorrecto no que disse, diria que incompleto! ;)
A imagem que eu coloquei é de uma wastegate com uma dump valve. Posso estar errado, mas pelo menos a ideia que tenho, é que quando instalamos uma dump valve, acontece mais ou menos o seguinte:
Quando a pressão é demasiado elevada, o diafragma da wastegate é actuado, abrindo a dump valve, de modo a diminuir a pressão.

Aqui por exemplo, tens uma imagem duma dump valve:

Imagem

Aqui, uma wastegate

Imagem

Se estiver enganado, agradeço correcção, pois é para isso mesmo que servem os foruns.

Abtraço
BMW 2002 (1971)
BMW E24 635CSI Hartge H6S (1981)
BMW E39 530D Touring (1999)

Dr-bimmer
Membro Iniciado

Mensagem por Dr-bimmer »

Este teu post agora está correctíssimo. Essas wastegates sâo uma concepção muito antiga, mas ainda é fiável hoje em dia, e viam-se muito nos Audis dos anos 80/90.

Abraço.

jmdorropio
Membro Juvenil
Contacto:

Entao a maneira mais segura de aumentar a potencia e fiabilidade deste motor é mesmo colocar um chip Bosch ou uma Box Bosch !

'brigadao Dr-bimmer ;)

Responder

Voltar para “Série 5”