black 300zx Escreveu:A Wastegate é uma válvula que permite reduzir o lag do turbo, ao mesmo tempo que o impede de girar demasiado depressa para rotações elevadas do motor. Ou seja, pressões de turbo demasiado elevadas, detectadas pela wastegate, podem ser um indicador de que a turbina gira a velocidades muito elevadas, então a wastegate desvia parte dos gases que passam entre as lâminas da turbina, permitindo que esta abrande.
Aqui fica uma imagem:
Abraço
Existem aqui algumas confusôes. Uma wastegate é uma válvula que detecta excesso de pressâo dentro da turbina, e quando essa pressâo atinge o nível máximo declarado pelo construtor, é aberta uma válvula de escape, que está dentro da turbina e que permite que o excesso de pressâo seja libertado para o escape e nâo continue a ir para o colector de admissâo. Só os turbos "antigos" ainda usam este sistema.
Os turbos dos motores da geraçâo "d" sâo de geometria variável e esta wastegate está lá á mesma, mas com uma funçâo diferente. Em vez de fazer abrir a válvula para libertar excesso de pressâo, serve agora para fazer mover umas palhetas dentro da turbina, que por si vâo fazer o turbo rodar mais depressa ou mais devagar, conforme as rotaçôes do motor. Em baixas, estas palhetas modificam a entrada de ar na turbina, fazendo-a girar mais depressa e dando aquele feeling de potência logo ás 1.200 rpm`s...e em alta, as palhetas voltam a modificar a sua geometria, desacelarando o ar para evitar excesso de pressâo a altas rotaçôes, o que só serviria para desgastar o motor.
Nâo confundam Wastegate com essas válvulas de descarga que estâo nessa foto. Essas da foto chamam-se DUMP-VALVES e servem para libertar a descarga do turbo para a atmosfera. Quando o carro vai em aceleraçâo, o turbo vai em carga, quando desacelaramos, toda a pressâo que está dentro do intercooler e da admissâo vai voltar para trás, ou seja, em direcçâo ao turbo. Essas válvulas servem para que esta pressâo, em vez de voltar para trás, seja despejada para a atmosfera.
As wastegate sâo úteis em motores com borboleta de acelerador, e o motor BMW nâo usa, por isso a wastegate é desnecessária.
A única maneira simples de aumentar a potencia de um motor destes é pela electrónica, pois esta controla também o turbo, pressôes, débitos de gasóleo etc.
A diferença dos motores é basicamente na injecçâo. Os motores mais recentes sâo quase iguais aos antigos mas têm o common rail de segunda geraçâo, aumentando assim a potencia.
Tudo é possível, embora a possibilidade seja ditada pela carteira de cada um...