Alinhamento da direcção nos ///M

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

Responder
rjamr
Membro Junior
Registado: 21 mar 2010, 20:14
O meu Carro:: BMW M3 Cabrio [E46]

Alinhamento da direcção nos ///M

Mensagem por rjamr »

Malta dos //M:

Quando voçês vão à IPO com o carro, o teste do alinhamento da direcção, passam sem problemas devido ao camber negativo nas rodas de trás?

Segundo me disseram na marca, o carro para estar bem alinhado, de acordo com a marca, não passa na IPO (que foi o que me aconteceu...)

Disseram-me que é assim nos M3, M5 e M6.

Pronunciem-se lá sff :)

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Re: Alinhamento da direcção nos ///M

Mensagem por cap »

Eu acho que qualquer BMW com direcção bem alinhada segundo os parâmetros da marca chumba. Aconteceu comigo o ano passado.

EDIT: Não chumbou, ficou com anotação de tipo 1. Chumbava outra vez se n tivesse ido alinhar dizendo "é para ir à inspecção". Este ano lá passou sem anotação. :?
Última edição por cap em 13 jan 2011, 20:20, editado 3 vezes no total.
Imagem

Markx
Membro Gold
Registado: 24 abr 2005, 12:00
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por Markx »

o meu nao é ///M e acontece-me o mesmo...

rjamr
Membro Junior

Mensagem por rjamr »

Pois... Na semana passada fui lá e pimba. Chumbo tipo II....

Hoje fui lá com a direcção "alinhada à IPO" e passou nas calmas...

Enfim... :)

Mas expliquem-me lá qual é a causa de chumbar. Não percebo muito desta questão de estar desalinhado devido ao camber negativo...

fabio costa
Membro Juvenil
Registado: 04 jun 2007, 00:40
O meu Carro:: BMW///M3 E30 + Ford Sierra Cosworth

Mensagem por fabio costa »

rjamr Escreveu:Malta dos //M:

Quando voçês vão à IPO com o carro, o teste do alinhamento da direcção, passam sem problemas devido ao camber negativo nas rodas de trás?

Segundo me disseram na marca, o carro para estar bem alinhado, de acordo com a marca, não passa na IPO (que foi o que me aconteceu...)

Disseram-me que é assim nos M3, M5 e M6.

Pronunciem-se lá sff :)
Olá.

Se o carro tiver alinhado como a marca manda, tem de passar sem qualquer problema. ;)

Cebola_1
Membro Junior
Registado: 29 dez 2003, 14:14

Mensagem por Cebola_1 »

Se leres isto consegues perceber:
http://www.ozebiz.com.au/racetech/theory/align.html

Básicamente os parametros de fábrica de Toe da BMW e Mercedes-Benz são negativos (fechados) porque têm em conta que quando o veículo se encontra a rolar na estrada com uma velocidade de circulação normal, o atrito causado pelos pneus faz com que o Toe fique aproximadamente neutro, algo que a IPO não consegue recriar já que a velocidade de passagem no sensor é extremamente baixa e não reflecte uma velocidade de circulação normal para a qual o alinhamento da BMW e Mercedes-Benz foi estipulado, além disso uma direcção com o Toe negativo consegue ser mais estável em linha recta.

Os entendidos na matéria que se expressem.
M Powered

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

eu nunca tive problemas, no IPO onde vou eles ja sabem desse "problema" e ignoram a maquina de alinhamento pois ja sabem que nao é compatível com os carros de tracção traseira
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

rjamr
Membro Junior

Mensagem por rjamr »

Se andar com aquilo alinhado "à IPO" então ando a comer os pneus por fora certo?

nelson78
Membro Juvenil
Registado: 05 mai 2005, 17:21
O meu Carro:: 2003 e46 M3 SMG II Carbon Black

Mensagem por nelson78 »

há a teoria que quanto mais rápido passares no sensor da IPO mais perto de "alinhado" esta o carro...

evandro
Membro Juvenil
Registado: 15 jul 2006, 15:49
O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé

Mensagem por evandro »

Estas coisas só acontecem em Portugal porque os inspectores das IPO, para além de serem quase todos uns mal-encarados e prepotentes, são tecnicamente ignorantes e desleixados - deviam informar an entidades competentes de q há carros com alinhamentos específicos - mas não tão pra se chatear.
Os ripómetros das IPO medem o desvio lateral do carro q acontece sempre que a convergência está um pouco diferente de "zero" (q é o caso dos BMs e Mercedes, q por spec é convergente, ie, fechadas), ou o carro tem grandes valores de camber, q "empurram" o carro lateralmente pela força exercida para "dentro". No caso do meu E36 M3, tenho q desalinhar o carro para o passar, o q é no mínimo estúpido. E da última vez, como me atrasei 1 semana nesta história, deixei passar o prazo da re-inspecção e fui apanhado pela bófia - 250 euros de multa. É o país de m*rda q temos.
Imagem

Responder

Voltar para “Série ///M”