Eu acho que qualquer BMW com direcção bem alinhada segundo os parâmetros da marca chumba. Aconteceu comigo o ano passado.
EDIT: Não chumbou, ficou com anotação de tipo 1. Chumbava outra vez se n tivesse ido alinhar dizendo "é para ir à inspecção". Este ano lá passou sem anotação.
Última edição por cap em 13 jan 2011, 20:20, editado 3 vezes no total.
Básicamente os parametros de fábrica de Toe da BMW e Mercedes-Benz são negativos (fechados) porque têm em conta que quando o veículo se encontra a rolar na estrada com uma velocidade de circulação normal, o atrito causado pelos pneus faz com que o Toe fique aproximadamente neutro, algo que a IPO não consegue recriar já que a velocidade de passagem no sensor é extremamente baixa e não reflecte uma velocidade de circulação normal para a qual o alinhamento da BMW e Mercedes-Benz foi estipulado, além disso uma direcção com o Toe negativo consegue ser mais estável em linha recta.
eu nunca tive problemas, no IPO onde vou eles ja sabem desse "problema" e ignoram a maquina de alinhamento pois ja sabem que nao é compatível com os carros de tracção traseira
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET ->Gajo de Pau Longo
Estas coisas só acontecem em Portugal porque os inspectores das IPO, para além de serem quase todos uns mal-encarados e prepotentes, são tecnicamente ignorantes e desleixados - deviam informar an entidades competentes de q há carros com alinhamentos específicos - mas não tão pra se chatear.
Os ripómetros das IPO medem o desvio lateral do carro q acontece sempre que a convergência está um pouco diferente de "zero" (q é o caso dos BMs e Mercedes, q por spec é convergente, ie, fechadas), ou o carro tem grandes valores de camber, q "empurram" o carro lateralmente pela força exercida para "dentro". No caso do meu E36 M3, tenho q desalinhar o carro para o passar, o q é no mínimo estúpido. E da última vez, como me atrasei 1 semana nesta história, deixei passar o prazo da re-inspecção e fui apanhado pela bófia - 250 euros de multa. É o país de m*rda q temos.