medidor massa de ar ou caudalimetro
Moderador: Staff
-
- Membro Juvenil
- Registado: 04 abr 2010, 22:47
- O meu Carro:: bmw E46,E61 peugeot 106,chevrolet k
medidor massa de ar ou caudalimetro
boas pessoal
eu estou com um problema em mãos, será que a maf tem a ver com o carro estar a trabalhar com perdas de potencia e de repente ir abaixo e não pegar mais a trabalhar?
esta a acontecer precisamente isso e passado algum tempo ,tipo 2 horas o carro pega de novo, o mecanico que tratou de o receber após uma viagem de reboque disse que dá anomalia na maf será isto possivel?
Cheguei ao ponto de desligar a maf, o carro esta a andar com algumas deficiencias, tipo não desenvolver ,engasga todo ao por a trabalhar e quando acelero de repente ele não anda , arastasse ,pode ser da maf? ou que será isto?
:ajuda :ajuda :ajuda :lovebmw :susto estou a ficar fuudi é que estou á espera desde 17 de agosto por uma e nunca mais chega
eu estou com um problema em mãos, será que a maf tem a ver com o carro estar a trabalhar com perdas de potencia e de repente ir abaixo e não pegar mais a trabalhar?
esta a acontecer precisamente isso e passado algum tempo ,tipo 2 horas o carro pega de novo, o mecanico que tratou de o receber após uma viagem de reboque disse que dá anomalia na maf será isto possivel?
Cheguei ao ponto de desligar a maf, o carro esta a andar com algumas deficiencias, tipo não desenvolver ,engasga todo ao por a trabalhar e quando acelero de repente ele não anda , arastasse ,pode ser da maf? ou que será isto?
:ajuda :ajuda :ajuda :lovebmw :susto estou a ficar fuudi é que estou á espera desde 17 de agosto por uma e nunca mais chega
:lovebmw
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Re: medidor massa de ar ou caudalimetro
Caudalimetro é em espanhol!
-
- Membro Juvenil
espero eu que tenhamos alguns aqui pelo forum não?
E sobre a minha questão nada?
E sobre a minha questão nada?
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Sim pode ser sintoma de maf nos gasolina são diferente dos diesel os sintomas, mas também pode ter o tubo que vem do filtro de ar ao colector de admissão rachado e a meter ar a mais, mas me principio é maf, mas o mecânico ligou à maquina ou foi a "olho". Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Juvenil
ele diz que meteu a maquinaJOFIMO Escreveu:Sim pode ser sintoma de maf nos gasolina são diferente dos diesel os sintomas, mas também pode ter o tubo que vem do filtro de ar ao colector de admissão rachado e a meter ar a mais, mas me principio é maf, mas o mecânico ligou à maquina ou foi a "olho". Cumps.
não faz mal andar com a maf desligada ou sera que faz?
é que eu encomendei uma em espanha e ja estou a espera a 1 mes e aínda para mais temos o encontro nacional :lovebmw :fixe
-
- Membro Gold
Boas a MAF não deve andar desligada pois ela é que envia os valores para a centralina gerir os parâmetros da injecção.rui74 Escreveu:ele diz que meteu a maquinaJOFIMO Escreveu:Sim pode ser sintoma de maf nos gasolina são diferente dos diesel os sintomas, mas também pode ter o tubo que vem do filtro de ar ao colector de admissão rachado e a meter ar a mais, mas me principio é maf, mas o mecânico ligou à maquina ou foi a "olho". Cumps.
não faz mal andar com a maf desligada ou sera que faz?
é que eu encomendei uma em espanha e ja estou a espera a 1 mes e aínda para mais temos o encontro nacional :lovebmw :fixe
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Pois com a MAF desligada ai sim vais ter consumos alterados e o carro todo "marado".
-
- Membro Juvenil
boas pessoal será que a massa de ar a gasolina é preciso programar?
-
- Membro Gold
Nos gasofas não é preciso emparelhar a MAF com a centralina.rui74 Escreveu:boas pessoal será que a massa de ar a gasolina é preciso programar?
-
- Membro Iniciado
- Registado: 15 nov 2010, 23:05
- O meu Carro:: BMW 320i E30 - 1983/05
BoasJPimpao01 Escreveu:Caudalimetro é em espanhol!
Caudalímetro (Air flow meter) e MAF Sensor (Mass air flow sensor) são duas coisas diferentes e têm formas de funcionamento diferentes, apesar de a finalidade ser a mesma, enviar informação para a centralina sobre a forma de variações de tensão eléctrica para que seja injectada uma quantidade de combustivel correcta.
Caudalimetro

Ao que é conhecido por caudalimetro trabalha de forma mecânica através de movimentação de um género de uma borboleta e a sua regulação é feita por intermédio de força de uma mola como se fosse um relógio mecânico. A agulha, como se vê na imagem, está em contacto com uma banda que ao ser percorrida pela agulha tem diferentes valores de resistência eléctrica, são estes valores de resistência que criam diferentes valores de tensão que seguem até à centralina.
MAF Sensor

Ao que é conhecido por MAF, imagem acima como exemplo, o elemento de sensor, quando a ignição é ligada, atinge uma determinada temperatura. Com a passagem de ar essa temperatura baixa alterando o valor de resistência eléctrica que é enviado para a centralina. Quando desligamos a ignição este sensor automaticamente eleva a sua temperatura com a finalidade de queimar alguns resíduos que possam ter ficado acoplados ao mesmo, por este motivo quando desligamos a ignição não a devemos ligar de seguida pois paramos este ciclo de "limpeza", devemos aguardar uns minutos.
Esta é uma explicação muito sucinta apenas para dar uma ideia de como funciona.
PS-Nos caudalimetros, apesar de não deverem ser mexidos, é possível alterar a quantidade de combustível com a alteração da posição da agulha de leitura, NÃO RECOMENDADO, e ainda no regulador de CO.
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Então fui induzido em erro pelos espanhois:
http://www.bmwfaq.com/f16/sobre-caudali ... 39-457680/
Obrigado pela cultura
Obrigado pela cultura

-
- Membro Iniciado
- Registado: 15 nov 2010, 23:05
- O meu Carro:: BMW 320i E30 - 1983/05
JPimpao01 Escreveu:Então fui induzido em erro pelos espanhois:
Obrigado pela cultura
Só transmiti aquilo que me ensinaram e após alguma pesquisa técnica.
De facto ambos têm a mesma função, enviar informação para a centralina com valores em tensão para que esta possa gerir a quantidade combustível necessária ao motor naquele instante. Mas funcionam de maneiras distintas.
Cumpz