medidor massa de ar ou caudalimetro

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
rui74
Membro Juvenil
Registado: 04 abr 2010, 22:47
O meu Carro:: bmw E46,E61 peugeot 106,chevrolet k

medidor massa de ar ou caudalimetro

Mensagem por rui74 »

boas pessoal
eu estou com um problema em mãos, será que a maf tem a ver com o carro estar a trabalhar com perdas de potencia e de repente ir abaixo e não pegar mais a trabalhar?
esta a acontecer precisamente isso e passado algum tempo ,tipo 2 horas o carro pega de novo, o mecanico que tratou de o receber após uma viagem de reboque disse que dá anomalia na maf será isto possivel?
Cheguei ao ponto de desligar a maf, o carro esta a andar com algumas deficiencias, tipo não desenvolver ,engasga todo ao por a trabalhar e quando acelero de repente ele não anda , arastasse ,pode ser da maf? ou que será isto?

:ajuda :ajuda :ajuda :lovebmw :susto estou a ficar fuudi é que estou á espera desde 17 de agosto por uma e nunca mais chega
:lovebmw

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Re: medidor massa de ar ou caudalimetro

Mensagem por JPimpao01 »

Caudalimetro é em espanhol!
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

rui74
Membro Juvenil

Mensagem por rui74 »

espero eu que tenhamos alguns aqui pelo forum não?
E sobre a minha questão nada?

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Sim pode ser sintoma de maf nos gasolina são diferente dos diesel os sintomas, mas também pode ter o tubo que vem do filtro de ar ao colector de admissão rachado e a meter ar a mais, mas me principio é maf, mas o mecânico ligou à maquina ou foi a "olho". Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

rui74
Membro Juvenil

Mensagem por rui74 »

JOFIMO Escreveu:Sim pode ser sintoma de maf nos gasolina são diferente dos diesel os sintomas, mas também pode ter o tubo que vem do filtro de ar ao colector de admissão rachado e a meter ar a mais, mas me principio é maf, mas o mecânico ligou à maquina ou foi a "olho". Cumps.
ele diz que meteu a maquina
não faz mal andar com a maf desligada ou sera que faz?
é que eu encomendei uma em espanha e ja estou a espera a 1 mes e aínda para mais temos o encontro nacional :lovebmw :fixe

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

rui74 Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Sim pode ser sintoma de maf nos gasolina são diferente dos diesel os sintomas, mas também pode ter o tubo que vem do filtro de ar ao colector de admissão rachado e a meter ar a mais, mas me principio é maf, mas o mecânico ligou à maquina ou foi a "olho". Cumps.
ele diz que meteu a maquina
não faz mal andar com a maf desligada ou sera que faz?
é que eu encomendei uma em espanha e ja estou a espera a 1 mes e aínda para mais temos o encontro nacional :lovebmw :fixe
Boas a MAF não deve andar desligada pois ela é que envia os valores para a centralina gerir os parâmetros da injecção.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Pois com a MAF desligada ai sim vais ter consumos alterados e o carro todo "marado".
Imagem

rui74
Membro Juvenil

Mensagem por rui74 »

boas pessoal será que a massa de ar a gasolina é preciso programar?

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

rui74 Escreveu:boas pessoal será que a massa de ar a gasolina é preciso programar?
Nos gasofas não é preciso emparelhar a MAF com a centralina.

rui74
Membro Juvenil

Mensagem por rui74 »

gracias Jofimo :fixe
já dá gaz :lovebmw

Fred_E30
Membro Iniciado
Registado: 15 nov 2010, 23:05
O meu Carro:: BMW 320i E30 - 1983/05

Mensagem por Fred_E30 »

JPimpao01 Escreveu:Caudalimetro é em espanhol!
Boas
Caudalímetro (Air flow meter) e MAF Sensor (Mass air flow sensor) são duas coisas diferentes e têm formas de funcionamento diferentes, apesar de a finalidade ser a mesma, enviar informação para a centralina sobre a forma de variações de tensão eléctrica para que seja injectada uma quantidade de combustivel correcta.

Caudalimetro

Imagem

Ao que é conhecido por caudalimetro trabalha de forma mecânica através de movimentação de um género de uma borboleta e a sua regulação é feita por intermédio de força de uma mola como se fosse um relógio mecânico. A agulha, como se vê na imagem, está em contacto com uma banda que ao ser percorrida pela agulha tem diferentes valores de resistência eléctrica, são estes valores de resistência que criam diferentes valores de tensão que seguem até à centralina.

MAF Sensor

Imagem

Ao que é conhecido por MAF, imagem acima como exemplo, o elemento de sensor, quando a ignição é ligada, atinge uma determinada temperatura. Com a passagem de ar essa temperatura baixa alterando o valor de resistência eléctrica que é enviado para a centralina. Quando desligamos a ignição este sensor automaticamente eleva a sua temperatura com a finalidade de queimar alguns resíduos que possam ter ficado acoplados ao mesmo, por este motivo quando desligamos a ignição não a devemos ligar de seguida pois paramos este ciclo de "limpeza", devemos aguardar uns minutos.

Esta é uma explicação muito sucinta apenas para dar uma ideia de como funciona.

PS-Nos caudalimetros, apesar de não deverem ser mexidos, é possível alterar a quantidade de combustível com a alteração da posição da agulha de leitura, NÃO RECOMENDADO, e ainda no regulador de CO.

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Então fui induzido em erro pelos espanhois:

http://www.bmwfaq.com/f16/sobre-caudali ... 39-457680/

Obrigado pela cultura ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Fred_E30
Membro Iniciado
Registado: 15 nov 2010, 23:05
O meu Carro:: BMW 320i E30 - 1983/05

Mensagem por Fred_E30 »

JPimpao01 Escreveu:Então fui induzido em erro pelos espanhois:

http://www.bmwfaq.com/f16/sobre-caudali ... 39-457680/

Obrigado pela cultura ;)

Só transmiti aquilo que me ensinaram e após alguma pesquisa técnica.
De facto ambos têm a mesma função, enviar informação para a centralina com valores em tensão para que esta possa gerir a quantidade combustível necessária ao motor naquele instante. Mas funcionam de maneiras distintas.

Cumpz

rui74
Membro Juvenil

Mensagem por rui74 »

tamos sempre a aprender :fixe

Responder

Voltar para “Electronica”