E46 - problema com instalação de Xenon aftermarket

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

Band3ras
Membro Gold
Registado: 02 mai 2009, 18:33
O meu Carro:: E60 525i M-Sport

E46 - problema com instalação de Xenon aftermarket

Mensagem por Band3ras »

Decidi abrir um novo topico dado que o topico que escolhi anteriormente não estava directamente relacionado com o meu problema.
comprei recentemente umas opticas DEPO e um kit xenon CANBUS H7 35w 4300k, vindo da Alemanha. custou-me cerca de 75€ ja com portes, creio que o preço anda dentro da media.(Não é a primeira vez que monto Xenon).

Problema:
-com o motor desligado, rodo a chave até a primeira posição antes de ligar o motor, ligo os medios, tudo OK, o Xenon liga sem problemas (deixei mesmo ligado durante 2 minutos e não se desligou)
-com o motor ligado, ligo os médios, tanto a lampada esquerda como a direita ligam, no entanto passados uns 10 segundos a lampada direita (pendura) desliga-se e o computador de bordo liga a luz avisadora (vermelha) como que um medio se tivesse fundido..

testes (ligando as luzes sempre depois de ligar o motor):
-tirei a lâmpada que funcionava bem para o lado do pendura e também fazia a mesma coisa, desligava-se ao fim de 10 segundos
-tirei a lâmpada do lado do pendura, liguei no lado do condutor, tudo ok
-tirei o balastro do condutor, experimentei na optica/lâmpada do pendura, tudo ok
-tirei o balastro do pendura, experimentei no lado do condutor, com qualquer uma das lâmpadas, desliga-se ao fim de 10 segundos

teste ainda mais simples (ligando as luzes sempre depois de ligar o motor):
-so com 1 balastro ligado, experimentei qualquer uma das lampadas e funcionaram na perfeição
-so com o 'dito' balastro ligado, experimentei qualquer uma das lampadas e ambas desligam-se ao fim de 5 a 10 segundos.

A primeira conclusão que poderia tirar é que 1 dos balastros não está bom. Errado.
Ontem pedi a um amigo que me deixasse experimentar o kit xenon no carro dele (Opel Corsa), e ambos os balastros/lampadas funcionaram com o carro ligado/desligado, sem problemas!

Voltei a tentar na minha carrinha e o problema continua: uma lampada (especificamente 1 dos balastros) desliga-se apenas quando o motor está ligado. quando o motor está desligado, a lampada não se desliga. o que poderá estar a fazer a diferença?
Já pensei no fusivel das luzes dos médios, se estará relacionado com os Volts / Ampers.
Quando abri a caixa dos fusiveis, apesar daquilo estar em alemão lá consegui encontrar na net um mapa dos fusiveis em português e depois de pesquisar bastante na internet chego à conclusão que os E46 não têem fusiveis dos médios / máximos, mas sim de todos os outros (marcha-atrás, farios de nevoeiro, piscas, habitáculo, mala, etc).
Têem apenas os fusiveis do Modulo de Control de Luzes, que indica serem os fusiveis 9 e 32, cada um de 5A cada.
Aqui fica o mapa dos fusiveis em Português:
Imagem
Olhando para os balastros, estes indicam que os A variam entre 3A e 8.5A MAX.
Será que tenho que trocar um dos fusiveis (quer o 9 ou o 32) para 10A ?

Estará sequer relacionado com isto??

:ajuda :ajuda :ajuda

rodrigues81
Membro Gold
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46

Re: E46 - problema com instalação de Xenon aftermarket

Mensagem por rodrigues81 »

Experimenta tirar o fusivel 32 se não tou em erro, e o terceiro a contar da direita na fila de cima.

Esse problema deve ser a situação do check de luzes, se tirares este fusivel o modulo deixa de fazer o check de luzes de 5 em 5 ou de 10 em 10 segundos, apenas faz o check basico.
Que e o suficiente.

Experimenta depois diz qualquer coisa.

:fixe
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

pistoleiro
Membro Junior
Registado: 27 abr 2009, 22:37
O meu Carro:: 320d Touring //M 4/2003

Mensagem por pistoleiro »

Hum, julgo que se fizeres isso estas a arriscar queimar algo...
Penso que deverias ligar o carro ao pc para ver se ha algum erro relacionado visto isso nao ser normal.
Fuziveis, como so faz num dos lados julgo que é de descartar...
Tenta ver as ligaçoes...
A minha Maquina :) viewtopic.php?f=1&t=49054
A Pensar No Futuro...
Imagem

rodrigues81
Membro Gold

No meu tive de tirar esse fusivel, e ficou 5*****
O melhor site de pneus!
Experimentem!

Band3ras
Membro Gold

Mensagem por Band3ras »

rodrigues81 Escreveu:No meu tive de tirar esse fusivel, e ficou 5*****
mas tu tiveste o mesmo problema que eu? senão, qual foi exactamente o problema no teu para teres que tirar o fusivel n.32?

-- Quarta Abr 07, 2010 12:31 pm --
pistoleiro Escreveu:Hum, julgo que se fizeres isso estas a arriscar queimar algo...
Penso que deverias ligar o carro ao pc para ver se ha algum erro relacionado visto isso nao ser normal.
Fuziveis, como so faz num dos lados julgo que é de descartar...
Tenta ver as ligaçoes...
também não concordo com a malta que tira fusiveis para resolver um problema. a meu ver não está a resolver um problema, estão apenas a mandar areia para debaixo do tapete. se um dia tiverem um pico de corrente depois queimam tudo(caro) menos o fusivel(barato, baratinho).

Eu já revi as ligações, umas 5 vezes!
Não tenho nenhum cabo nem programa para ligar ao portátil. Teria que ir à BMW e aí eles vão me fazer :naonao quando virem que é um kit aftermarket... Ainda posso tentar ir a uma oficina "multi-marcas", mas não é o melhor...

:humm

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Ao tirar um fusível não se queima nada, visto que é um circuito que está a ser aberto. Não existem picos de corrente num circuito que não esteja ligado, como é óbvio.

Atenção que é tirar o fusível e deixar o circuito aberto, não é colocar um shunt (ligação directa) no lugar do fusível.

Se o tal check a cada 10s faz falta ou não, é outro assunto. 8)
Imagem

Band3ras
Membro Gold

Mensagem por Band3ras »

cap, Obrigado pela elucidação, foi muito util, mas não para o meu problema.

Continuo a afirmar que tirar o fusivel não é a solução para o problema. Se o fusivel lá está, para alguma coisa serve (para proteger o Modulo de Luzes). Custa-me a acreditar que o modulo de luzes apenas faz o check de luzes a cada 5 ou 10 seg, mas ok.

Vou experimentar desligar o fusivel apenas para ver se faz algum efeito / resolve o meu problema.

Obrigado.

rodrigues81
Membro Gold

Tens bom remedio!
Ou metes como estava ou então metes o sistema de xenon de origem!
O melhor site de pneus!
Experimentem!

Band3ras
Membro Gold

Mensagem por Band3ras »

rodrigues81 Escreveu:Tens bom remedio!
obrigado pela dica :fixe

mas ainda não respondeste ao que perguntei no post anterior:
tiveste o mesmo problema que eu?
senão, qual foi exactamente o problema no teu para teres que tirar o fusivel n.32?

-- Quarta Abr 07, 2010 7:21 pm --

Ja experimentei desligar o fusível 32. Não resultou. Desliguei também o nr.9, também não resultou. Estou sem ideias!
:humm

rodrigues81
Membro Gold

Fica :fixe :fixe :fixe
O melhor site de pneus!
Experimentem!

Band3ras
Membro Gold

Mensagem por Band3ras »

rodrigues81 Escreveu:

Fica :fixe :fixe :fixe
fica? fica o quê?

Vais responder à minha pergunta ou vais continuar a não fazer sentido algum? ou nem vais responder a nada e escreves outra vez "Fica" ?

elucida-me lá, que agora ainda fiquei mais baralhado..
agradeço desde já a tua resposta (mesmo que não faça sentido absolutamente nenhum), Obrigado!

e.. "fica" ! :fixe :lol1

NASABOY
Membro Juvenil
Registado: 12 fev 2009, 00:34
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 10/01
Contacto:

Mensagem por NASABOY »

Ora viva caro colega!

Escrevo aqui neste tópico em vez de responder a tua PM para que caso mais alguém passe pela mesma situação saiba como a resolver. A electrónica do teu carro esta a detectar consumo a menos ou a mais e desliga a alimentação do médio. A solução efectiva e absoluta para este problema (inclui a situação dos E90 também) passa por uma instalação de xénon em paralelo a alimentação dos médios de origem.
Ora bem existe cablagem a venda já para isto não é necessário estarem a inventar nada. Tenho-a disponível no meu site na secção de acessórios de Xénon como "Cablagem Relay+Resistência", que funciona resumidamente da seguinte maneira: Ligado a alimentação de origem dos médios tanto do lado esquerdo como direito fica uma resistência de 55W que simula a tradicional lâmpada incandescente. Depois ligado directo a bateria encontra-se o relay que vai alimentar os dois balastros de xénon e que recebe o comando vindo de um dos lados esquerdo ou direito e como é só sinal de comando para abrir ou fechar o circuito não conta para nada e não interfere na electrónica.

Atenção que nunca tive que instalar nada disto nos E46 apenas nos E90. Nos E46 sempre resolvi a situação com um condensador electrolítico em paralelo a alimentação de origem dos médios que continua a servir para alimentar os balastros.

rodrigues81
Membro Gold

"Fica" bom se meteres de origem!

Mas parece que ja apareceu alguem mais entendido que nos e tem a cura p tua doença. :lol1 :lol1
O melhor site de pneus!
Experimentem!

Band3ras
Membro Gold

Mensagem por Band3ras »

NASABOY Escreveu:Ora viva caro colega!

Escrevo aqui neste tópico em vez de responder a tua PM para que caso mais alguém passe pela mesma situação saiba como a resolver. A electrónica do teu carro esta a detectar consumo a menos ou a mais e desliga a alimentação do médio. A solução efectiva e absoluta para este problema (inclui a situação dos E90 também) passa por uma instalação de xénon em paralelo a alimentação dos médios de origem.
Ora bem existe cablagem a venda já para isto não é necessário estarem a inventar nada. Tenho-a disponível no meu site na secção de acessórios de Xénon como "Cablagem Relay+Resistência", que funciona resumidamente da seguinte maneira: Ligado a alimentação de origem dos médios tanto do lado esquerdo como direito fica uma resistência de 55W que simula a tradicional lâmpada incandescente. Depois ligado directo a bateria encontra-se o relay que vai alimentar os dois balastros de xénon e que recebe o comando vindo de um dos lados esquerdo ou direito e como é só sinal de comando para abrir ou fechar o circuito não conta para nada e não interfere na electrónica.

Atenção que nunca tive que instalar nada disto nos E46 apenas nos E90. Nos E46 sempre resolvi a situação com um condensador electrolítico em paralelo a alimentação de origem dos médios que continua a servir para alimentar os balastros.
Viva Rodrigo!
Antes de mais quero agradecer pela tua resposta, Obrigado!!!

Restam-me apenas 2 questões:
-porque razão o carro desliga a alimentação de 1 médio só com 1 dos balastros e com o outro fica sempre ok (mesmo só quando 1 balastro se encontra ligado)?
-as resistencias que falas são normalmente usadas para anular os erros indicados pelo computador de bordo. para esse efeito comprei um kit CANBUS, que normalmente já inlclui esse cabos com as resistencias incorporados em cada balastro. o facto de eu ter um kit CANBUS não será a mesma coisa que tu estás a falar(Cablagem Relay+Resistência ou até mesmo condensador electrolítico em paralelo) ?

Obrigado!!!!

NASABOY
Membro Juvenil
Registado: 12 fev 2009, 00:34
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 10/01
Contacto:

Mensagem por NASABOY »

Restam-me apenas 2 questões:
-porque razão o carro desliga a alimentação de 1 médio só com 1 dos balastros e com o outro fica sempre ok (mesmo só quando 1 balastro se encontra ligado)?
-as resistencias que falas são normalmente usadas para anular os erros indicados pelo computador de bordo. para esse efeito comprei um kit CANBUS, que normalmente já inlclui esse cabos com as resistencias incorporados em cada balastro. o facto de eu ter um kit CANBUS não será a mesma coisa que tu estás a falar(Cablagem Relay+Resistência ou até mesmo condensador electrolítico em paralelo) ?

Obrigado!!!!
Ora viva amigo!

Esses cabos que eu falo são um sistema de anulação de erro completamente diferente é mesmo o ultimo recurso quando a electrónica dos carros nos da problemas. O kit de xénon que tu compraste chamam-lhe can bus porque era suposto não te dar erro simplesmente ao ligar nos tradicionais fios que alimenta os médios. Estes balastros diferem dos outros porque incorporado no balastro encontra-se um condensador logo a entrada dos 12V, que substitui o tradicional cabo de erro que consiste basicamente num condensador em paralelo. O que é facto é que ao fazer estes kits não podem roubar muito espaço dentro do balastro para ele não ficar muito maior que o habitual, então o condensador não tem muita capacidade. Experimenta colocar um cabo de erro do lado do condutor onde estas a ter o problema, assim vais colocar dois condensadores em paralelo o que vem no cabo e o que está já dentro do balastro pode ser que te resolva o problema. Se mesmo assim teimar em ir a baixo resta-te a solução da cablagem Relay+Resistência.

Responder

Voltar para “Electronica”