Pedro///Menezes Escreveu:Por falar em 530d, andam a ficar mal vistos... Ainda há 2 semanas apanhei um com o 320is (que ainda está "adormecido") e sinceramente pensava que dava mais luta

Ainda tem mais 26cv, mais 1000cc e Turbo que eu!
Numa via-rápida de 2 faixas, sem trânsito, ia atrás dele quando começo a ver fumo de ele começar a puxar, e nisto em poucos metros lá vou eu

Se ambos os carros estiverem stock e em bom estado de funcionamento, não é normal que isso aconteça, a não ser que o condutor do 530D seja "nabo" ou não queira acelerar.
Segundo os dados da marca, o 530D bate por uma margem bastante confortavel o teu 320iS, tanto em velocidade como em aceleração.
Por outro lado os 530D são na sua maioria conduzidos por uma faixa etária, que por desconhecimento ou feitio, utilizam mal a caixa de velocidades.
Não esquecer tambem que o teu 320iS tem uma optima relação peso/potência, apesar do CX ( coeficiente aerodinâmico ) ser pior que o do 530D. Sendo o teu carro bastante leve para os dias de hoje, qualquer pequeno incremento de potencia tem um maior resultado visivel. Se o anterior dono lhe deu um "cheirinho" de mais potencia poderá ser o suficiente.
Por ultimo nao sei que gasolina metes no carro e em 87 quando o modelo saiu e foram divulgadas as performances, não havia aditivos no combustivel como hoje há.
Outro dia ouvi umas barbaridades sobre este modelo, que a serem verdade, são no minimo caricatas. Como é sabido o motor 3.0 consome muito mais que o 2.0 a diesel. No caso do novo motor parece que o consumo é mesmo grande, se o pé for pesado.
Não é que há proprietários destes modelos que devido ao consumo elevado, mandaram atrasar o disparo do turbo? Outros alem disto reduziram ainda a sua pressão...